Os parâmetros curriculares nacionais na produção da diferença racial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anselmo, Eliane Regina Martins
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/3651
Resumo: O texto propõe uma análise sobre o modo como é descrita a temática racial nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), bem como examinar como esses discursos subjetivam professores e alunos. Para esta análise, vou me deter nos PCNs de 1ª a 4ª série, enquanto documentos norteadores da educação nacional. A escolha das temáticas e a forma como estas são abordadas no documento constituem um campo fértil de produção e disseminação de conceitos. Problematizo como a questão racial é constituída no e pelo discurso dos PCNs, assim como os efeitos que esse discurso produz, entre os quais a sustentação do "mito da democracia racial". Detenho-me no exame dos volumes da Introdução, da Apresentação dos Temas Transversais e Ética, das áreas de História e Geografia e dos Temas Transversais de Pluralidade Cultural e Orientação Sexual. Uso alguns conceitos-chave do arsenal foucaultiano, os quais me possibilitam um pensar diferente a analítica da questão racial.
id URGS_cf990286c9edbdfa71159ccda1577e14
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3651
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Anselmo, Eliane Regina MartinsMarzola, Norma Regina2007-06-06T17:29:47Z2003http://hdl.handle.net/10183/3651000390938O texto propõe uma análise sobre o modo como é descrita a temática racial nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), bem como examinar como esses discursos subjetivam professores e alunos. Para esta análise, vou me deter nos PCNs de 1ª a 4ª série, enquanto documentos norteadores da educação nacional. A escolha das temáticas e a forma como estas são abordadas no documento constituem um campo fértil de produção e disseminação de conceitos. Problematizo como a questão racial é constituída no e pelo discurso dos PCNs, assim como os efeitos que esse discurso produz, entre os quais a sustentação do "mito da democracia racial". Detenho-me no exame dos volumes da Introdução, da Apresentação dos Temas Transversais e Ética, das áreas de História e Geografia e dos Temas Transversais de Pluralidade Cultural e Orientação Sexual. Uso alguns conceitos-chave do arsenal foucaultiano, os quais me possibilitam um pensar diferente a analítica da questão racial.application/pdfporParâmetros curriculares nacionaisEnsino fundamentalAnálise do discursoDesigualdade racialPoderSubjetividadeOs parâmetros curriculares nacionais na produção da diferença racialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2003mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000390938.pdf000390938.pdfTexto completoapplication/pdf604201http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3651/1/000390938.pdf6e876fcbc5befebd816908c18f5ded56MD51TEXT000390938.pdf.txt000390938.pdf.txtExtracted Texttext/plain202775http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3651/2/000390938.pdf.txt46730999fb4ad6b3e97f1d7865ed7047MD52THUMBNAIL000390938.pdf.jpg000390938.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1097http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3651/3/000390938.pdf.jpg3149184456d8744baa5900fe8b8a6939MD5310183/36512018-10-16 08:05:20.192oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3651Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:05:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os parâmetros curriculares nacionais na produção da diferença racial
title Os parâmetros curriculares nacionais na produção da diferença racial
spellingShingle Os parâmetros curriculares nacionais na produção da diferença racial
Anselmo, Eliane Regina Martins
Parâmetros curriculares nacionais
Ensino fundamental
Análise do discurso
Desigualdade racial
Poder
Subjetividade
title_short Os parâmetros curriculares nacionais na produção da diferença racial
title_full Os parâmetros curriculares nacionais na produção da diferença racial
title_fullStr Os parâmetros curriculares nacionais na produção da diferença racial
title_full_unstemmed Os parâmetros curriculares nacionais na produção da diferença racial
title_sort Os parâmetros curriculares nacionais na produção da diferença racial
author Anselmo, Eliane Regina Martins
author_facet Anselmo, Eliane Regina Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anselmo, Eliane Regina Martins
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marzola, Norma Regina
contributor_str_mv Marzola, Norma Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Parâmetros curriculares nacionais
Ensino fundamental
Análise do discurso
Desigualdade racial
Poder
Subjetividade
topic Parâmetros curriculares nacionais
Ensino fundamental
Análise do discurso
Desigualdade racial
Poder
Subjetividade
description O texto propõe uma análise sobre o modo como é descrita a temática racial nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), bem como examinar como esses discursos subjetivam professores e alunos. Para esta análise, vou me deter nos PCNs de 1ª a 4ª série, enquanto documentos norteadores da educação nacional. A escolha das temáticas e a forma como estas são abordadas no documento constituem um campo fértil de produção e disseminação de conceitos. Problematizo como a questão racial é constituída no e pelo discurso dos PCNs, assim como os efeitos que esse discurso produz, entre os quais a sustentação do "mito da democracia racial". Detenho-me no exame dos volumes da Introdução, da Apresentação dos Temas Transversais e Ética, das áreas de História e Geografia e dos Temas Transversais de Pluralidade Cultural e Orientação Sexual. Uso alguns conceitos-chave do arsenal foucaultiano, os quais me possibilitam um pensar diferente a analítica da questão racial.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:29:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/3651
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000390938
url http://hdl.handle.net/10183/3651
identifier_str_mv 000390938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3651/1/000390938.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3651/2/000390938.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3651/3/000390938.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6e876fcbc5befebd816908c18f5ded56
46730999fb4ad6b3e97f1d7865ed7047
3149184456d8744baa5900fe8b8a6939
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085031910047744