Os saberes desenvolvidos nas práticas em um hackerspace de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Burtet, Cecilia Gerhardt
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/109016
Resumo: Na tentativa de compreender como os saberes são desenvolvidos nas práticas de um grupo em um hackerspace, este estudo parte da perspectiva da aprendizagem baseada em práticas pelo viés da abordagem teórico-metodológica da teoria atorrede para acompanhar a realização das atividades cotidianas de um coletivo em um hackerspace. Sem definições prévias estabelecidas acerca do conceito de hackerspace, o estudo tem como objetivo compreender como os saberes são desenvolvidos nas práticas de um grupo, em um hackerspace, e como são enactados pelas relações entre os diversos elementos heterogêneos da rede. Para isso, foi necessário, além da análise das práticas predominantes no cotidiano do coletivo, identificar e descrever – considerando humanos e não humanos de forma simétrica – como os processos de aprendizagem são engendrados nessas práticas, passando a constituir saberes. A fim de viabilizar a pesquisa, desenvolveu-se um estudo, orientado pela teoria ator-rede como método e lente de análise, entre os meses de dezembro de 2013 e setembro de 2014, em um hackerspace localizado em Porto Alegre, RS. Com o propósito de alcançar os objetivos formulados nesse trabalho, são descritas e analisadas as principais práticas predominantes na organização pesquisada e seus processos de aprendizagem, revelando que práticas, saberes e aprendizagem coexistem e se encontram imbricadas no constante organizar do coletivo. A incompletude de ser e as hibridizações enactadas nas práticas são discutidas posteriormente e denotam a agência dos não humanos, oriunda de arranjos momentaneamente estabelecidos entre os actantes da rede. A pesquisa revelou a complexidade dos saberes, que se encontram vinculados a um conjunto de práticas conectadas, uma vez que são constituídos por elas, ao mesmo tempo em que as constituem, sendo engendrados nas relações heterogêneas da rede.
id URGS_d09cad84c7de8c94e325d1021d822174
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109016
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Burtet, Cecilia GerhardtAntonello, Cláudia Simone2015-01-15T02:15:42Z2014http://hdl.handle.net/10183/109016000950101Na tentativa de compreender como os saberes são desenvolvidos nas práticas de um grupo em um hackerspace, este estudo parte da perspectiva da aprendizagem baseada em práticas pelo viés da abordagem teórico-metodológica da teoria atorrede para acompanhar a realização das atividades cotidianas de um coletivo em um hackerspace. Sem definições prévias estabelecidas acerca do conceito de hackerspace, o estudo tem como objetivo compreender como os saberes são desenvolvidos nas práticas de um grupo, em um hackerspace, e como são enactados pelas relações entre os diversos elementos heterogêneos da rede. Para isso, foi necessário, além da análise das práticas predominantes no cotidiano do coletivo, identificar e descrever – considerando humanos e não humanos de forma simétrica – como os processos de aprendizagem são engendrados nessas práticas, passando a constituir saberes. A fim de viabilizar a pesquisa, desenvolveu-se um estudo, orientado pela teoria ator-rede como método e lente de análise, entre os meses de dezembro de 2013 e setembro de 2014, em um hackerspace localizado em Porto Alegre, RS. Com o propósito de alcançar os objetivos formulados nesse trabalho, são descritas e analisadas as principais práticas predominantes na organização pesquisada e seus processos de aprendizagem, revelando que práticas, saberes e aprendizagem coexistem e se encontram imbricadas no constante organizar do coletivo. A incompletude de ser e as hibridizações enactadas nas práticas são discutidas posteriormente e denotam a agência dos não humanos, oriunda de arranjos momentaneamente estabelecidos entre os actantes da rede. A pesquisa revelou a complexidade dos saberes, que se encontram vinculados a um conjunto de práticas conectadas, uma vez que são constituídos por elas, ao mesmo tempo em que as constituem, sendo engendrados nas relações heterogêneas da rede.In order to understand how the knowledge is developed in the practices of a hackerspace group, this research proceeds from the learning perspective of practices based on the theoretical and methodological approach of the actor-network theory bias to monitor daily activities of a collective in a hackerspace. Without previous definition of the concept of hackerspace, this study objective is to comprehend how the knowledge is developed in a group, in a hackerspace, and how it is accomplished by the relationship between the various heterogeneous network elements. For this, it was necessary, in addition to analyze the current practices in the daily life of the group, identify and describe – considering symmetrically humans and nonhumans – how the learning processes are fomented in these practices and built into knowledge. In order to accredit the research, a study was developed, based on the actor-network theory as the method of the analysis, from December 2013 to September 2014, in a hackerspace located in Porto Alegre, RS. With the purpose to achieve the goals of this research, the key practices and learning processes of the studied organization are described and analyzed, revealing that practice, knowledge and learning are intertwined and coexist in the group. The incompleteness of being and the hybridizations accomplished in the practices are discussed posteriorly and denote the agency of nonhumans, emerged from momentaneous arrangements established among the actants of the network. The study reveals the complexity of knowledge, which is linked to a group of practices, as it is constituted by them and in the same time it constitutes them, being engendered in the heterogeneous relations of the network.application/pdfporAprendizado baseado na experiênciaHackersSaber-FazerPractices based learning perspectiveActor-network theoryHackerspaceOs saberes desenvolvidos nas práticas em um hackerspace de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000950101.pdf000950101.pdfTexto completoapplication/pdf19739726http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109016/1/000950101.pdf8da9d8c0746b7111451a4fecaeb3ee5bMD51TEXT000950101.pdf.txt000950101.pdf.txtExtracted Texttext/plain518546http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109016/2/000950101.pdf.txt710dc3768fe2b596f8dcab165c61e0a2MD52THUMBNAIL000950101.pdf.jpg000950101.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1080http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109016/3/000950101.pdf.jpg4c5401efa226835d7fcc121a4fe5e578MD5310183/1090162018-10-23 08:38:48.1oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109016Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-23T11:38:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os saberes desenvolvidos nas práticas em um hackerspace de Porto Alegre
title Os saberes desenvolvidos nas práticas em um hackerspace de Porto Alegre
spellingShingle Os saberes desenvolvidos nas práticas em um hackerspace de Porto Alegre
Burtet, Cecilia Gerhardt
Aprendizado baseado na experiência
Hackers
Saber-Fazer
Practices based learning perspective
Actor-network theory
Hackerspace
title_short Os saberes desenvolvidos nas práticas em um hackerspace de Porto Alegre
title_full Os saberes desenvolvidos nas práticas em um hackerspace de Porto Alegre
title_fullStr Os saberes desenvolvidos nas práticas em um hackerspace de Porto Alegre
title_full_unstemmed Os saberes desenvolvidos nas práticas em um hackerspace de Porto Alegre
title_sort Os saberes desenvolvidos nas práticas em um hackerspace de Porto Alegre
author Burtet, Cecilia Gerhardt
author_facet Burtet, Cecilia Gerhardt
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Burtet, Cecilia Gerhardt
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antonello, Cláudia Simone
contributor_str_mv Antonello, Cláudia Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizado baseado na experiência
Hackers
Saber-Fazer
topic Aprendizado baseado na experiência
Hackers
Saber-Fazer
Practices based learning perspective
Actor-network theory
Hackerspace
dc.subject.eng.fl_str_mv Practices based learning perspective
Actor-network theory
Hackerspace
description Na tentativa de compreender como os saberes são desenvolvidos nas práticas de um grupo em um hackerspace, este estudo parte da perspectiva da aprendizagem baseada em práticas pelo viés da abordagem teórico-metodológica da teoria atorrede para acompanhar a realização das atividades cotidianas de um coletivo em um hackerspace. Sem definições prévias estabelecidas acerca do conceito de hackerspace, o estudo tem como objetivo compreender como os saberes são desenvolvidos nas práticas de um grupo, em um hackerspace, e como são enactados pelas relações entre os diversos elementos heterogêneos da rede. Para isso, foi necessário, além da análise das práticas predominantes no cotidiano do coletivo, identificar e descrever – considerando humanos e não humanos de forma simétrica – como os processos de aprendizagem são engendrados nessas práticas, passando a constituir saberes. A fim de viabilizar a pesquisa, desenvolveu-se um estudo, orientado pela teoria ator-rede como método e lente de análise, entre os meses de dezembro de 2013 e setembro de 2014, em um hackerspace localizado em Porto Alegre, RS. Com o propósito de alcançar os objetivos formulados nesse trabalho, são descritas e analisadas as principais práticas predominantes na organização pesquisada e seus processos de aprendizagem, revelando que práticas, saberes e aprendizagem coexistem e se encontram imbricadas no constante organizar do coletivo. A incompletude de ser e as hibridizações enactadas nas práticas são discutidas posteriormente e denotam a agência dos não humanos, oriunda de arranjos momentaneamente estabelecidos entre os actantes da rede. A pesquisa revelou a complexidade dos saberes, que se encontram vinculados a um conjunto de práticas conectadas, uma vez que são constituídos por elas, ao mesmo tempo em que as constituem, sendo engendrados nas relações heterogêneas da rede.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-01-15T02:15:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/109016
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000950101
url http://hdl.handle.net/10183/109016
identifier_str_mv 000950101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109016/1/000950101.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109016/2/000950101.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109016/3/000950101.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8da9d8c0746b7111451a4fecaeb3ee5b
710dc3768fe2b596f8dcab165c61e0a2
4c5401efa226835d7fcc121a4fe5e578
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085309215408128