A retomada de relações entre grandezas no Ensino Médio e sua tradução para a linguagem de funções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schroer, Rodrigo Ernesto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/96902
Resumo: Esta dissertação apresenta os resultados da aplicação de uma Sequência Didática que tratou da retomada do estudo de relacionamento entre grandezas no Ensino Médio e a tradução de alguns destes relacionamentos para a linguagem de funções. O estudo foi desenvolvido em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio Integrado do Curso de Fabricação Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, no Campus Caxias do Sul, RS. O trabalho inclui uma revisão teórica em relação ao tema nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, a análise crítica de dois livros didáticos recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2012 e uma Sequência Didática que envolve: uma revisão de alguns tipos de relacionamento entre grandezas (que variam com mesmo sentido, que variam com sentidos inversos, diretamente proporcionais e inversamente proporcionais), uma introdução ao estudo das funções, a definição de função que adotamos, as funções Linear, do tipo Linear, Afim, do tipo Afim, Homográfica da forma k/x (k constante não nula) e do tipo Homográfica, função inversa e finaliza com uma avaliação da implementação e dos resultados obtidos.
id URGS_d179c31d2ea276fd1631ec9095b5e9d2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96902
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Schroer, Rodrigo ErnestoRipoll, Cydara Cavedon2014-06-27T02:05:17Z2013http://hdl.handle.net/10183/96902000917125Esta dissertação apresenta os resultados da aplicação de uma Sequência Didática que tratou da retomada do estudo de relacionamento entre grandezas no Ensino Médio e a tradução de alguns destes relacionamentos para a linguagem de funções. O estudo foi desenvolvido em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio Integrado do Curso de Fabricação Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, no Campus Caxias do Sul, RS. O trabalho inclui uma revisão teórica em relação ao tema nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, a análise crítica de dois livros didáticos recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2012 e uma Sequência Didática que envolve: uma revisão de alguns tipos de relacionamento entre grandezas (que variam com mesmo sentido, que variam com sentidos inversos, diretamente proporcionais e inversamente proporcionais), uma introdução ao estudo das funções, a definição de função que adotamos, as funções Linear, do tipo Linear, Afim, do tipo Afim, Homográfica da forma k/x (k constante não nula) e do tipo Homográfica, função inversa e finaliza com uma avaliação da implementação e dos resultados obtidos.This dissertation presents the results of applying a Didactic Sequence which dealt with the resumption of the study of relationships between quantities in high school and the translation of some of these relationships to language functions. The study was conducted in a first year high school class, in the mechanical fabrication course, at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul, campus Caxias do Sul. The work was modeled on the didactic engineering for design, implementation and validation of the instructional sequence and includes a literature review on the topic proposed in the National Curriculum Guidelines for high school, a critical analysis of two textbooks recommended by the National Te xtbook Program of 2012 and a instructional sequence that involves a review of some types of relations between quantities (direct, inverse, direct proportionality, inverse proportionality), an introduction to the study of functions, the function definition we adopt, linear functions, linear type functions, affine functions, affine type functions, homographic functions in the form k / x and homographic type functions, inverse function and concludes with an evaluation of the implementation and results.application/pdfporEnsino-aprendizagemFuncao inversaEnsino de matemáticaEnsino médioFunções linearesFunctionLinear functionAffine functionHomographic functionQuantitiesDirectly proportional quantitiesInversely proportional quantitiesInverse functionA retomada de relações entre grandezas no Ensino Médio e sua tradução para a linguagem de funçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2013mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000917125.pdf.txt000917125.pdf.txtExtracted Texttext/plain430361http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96902/2/000917125.pdf.txt870ae2241f8dc7b8a4104d7ce715beb7MD52ORIGINAL000917125.pdfTexto completoapplication/pdf21798284http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96902/1/000917125.pdf0487db1f613e2608e4691789072a8af7MD5110183/969022022-02-22 05:16:21.859165oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96902Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T08:16:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A retomada de relações entre grandezas no Ensino Médio e sua tradução para a linguagem de funções
title A retomada de relações entre grandezas no Ensino Médio e sua tradução para a linguagem de funções
spellingShingle A retomada de relações entre grandezas no Ensino Médio e sua tradução para a linguagem de funções
Schroer, Rodrigo Ernesto
Ensino-aprendizagem
Funcao inversa
Ensino de matemática
Ensino médio
Funções lineares
Function
Linear function
Affine function
Homographic function
Quantities
Directly proportional quantities
Inversely proportional quantities
Inverse function
title_short A retomada de relações entre grandezas no Ensino Médio e sua tradução para a linguagem de funções
title_full A retomada de relações entre grandezas no Ensino Médio e sua tradução para a linguagem de funções
title_fullStr A retomada de relações entre grandezas no Ensino Médio e sua tradução para a linguagem de funções
title_full_unstemmed A retomada de relações entre grandezas no Ensino Médio e sua tradução para a linguagem de funções
title_sort A retomada de relações entre grandezas no Ensino Médio e sua tradução para a linguagem de funções
author Schroer, Rodrigo Ernesto
author_facet Schroer, Rodrigo Ernesto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schroer, Rodrigo Ernesto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ripoll, Cydara Cavedon
contributor_str_mv Ripoll, Cydara Cavedon
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Funcao inversa
Ensino de matemática
Ensino médio
Funções lineares
topic Ensino-aprendizagem
Funcao inversa
Ensino de matemática
Ensino médio
Funções lineares
Function
Linear function
Affine function
Homographic function
Quantities
Directly proportional quantities
Inversely proportional quantities
Inverse function
dc.subject.eng.fl_str_mv Function
Linear function
Affine function
Homographic function
Quantities
Directly proportional quantities
Inversely proportional quantities
Inverse function
description Esta dissertação apresenta os resultados da aplicação de uma Sequência Didática que tratou da retomada do estudo de relacionamento entre grandezas no Ensino Médio e a tradução de alguns destes relacionamentos para a linguagem de funções. O estudo foi desenvolvido em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio Integrado do Curso de Fabricação Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, no Campus Caxias do Sul, RS. O trabalho inclui uma revisão teórica em relação ao tema nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, a análise crítica de dois livros didáticos recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2012 e uma Sequência Didática que envolve: uma revisão de alguns tipos de relacionamento entre grandezas (que variam com mesmo sentido, que variam com sentidos inversos, diretamente proporcionais e inversamente proporcionais), uma introdução ao estudo das funções, a definição de função que adotamos, as funções Linear, do tipo Linear, Afim, do tipo Afim, Homográfica da forma k/x (k constante não nula) e do tipo Homográfica, função inversa e finaliza com uma avaliação da implementação e dos resultados obtidos.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-27T02:05:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/96902
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000917125
url http://hdl.handle.net/10183/96902
identifier_str_mv 000917125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96902/2/000917125.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96902/1/000917125.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 870ae2241f8dc7b8a4104d7ce715beb7
0487db1f613e2608e4691789072a8af7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085289577676800