A aprendizagem em ciências no ensino básico : uma investigação ampliada proporcionada pelos ambientes diferenciados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Paulo Sérgio
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/211493
Resumo: Esta pesquisa teve por finalidade compreender como professores criam e/ou complementam suas ações pedagógicas no ambiente temático de ensino da disciplina de Ciências, bem como conhecer atividades desenvolvidas neste sentido, visando à construção do conhecimento de forma a contemplar o alcance dos objetivos propostos, a saber: avaliar o potencial formativo na utilização de ambientes diferenciados no Ensino Básico e aprendizagem da disciplina de Ciências. Aplicamos um questionário de maneira qualitativa (com questões abertas e fechadas) com docentes da disciplina de Ciências em ambientes temáticos, esses sujeitos professores titulares da disciplina de ciências em escolas públicas no município de São Leopoldo-RS, o qual, juntamente com a caminhada pedagógica dos sujeitos envolvidos nesses ambientes, foi observado e analisado pelo método da Análise Textual Discursiva (ATD). No uso deste método da ATD, através de Moraes e Galiazzi (2016), observamos as categorias finais que surgiram durante a realização da pesquisa: Os assuntos importantes escolhidos pelos discentes facilitam o aprender sobre Ciências e na solução de seus problemas; De forma gradual, cresce o convívio, o interesse e a aprendizagem no ambiente temático da disciplina de Ciências pelos discentes demonstrados no simples cuidado por esse ambiente; No Ensino de Ciências, deve-se privilegiar o entendimento da vida dos envolvidos nas mediações em sala de aula. Enfim professores de Ciências têm a possibilidade de tornar o ambiente diferenciado de aprendizagem dessa disciplina mais atrativo, incentivador e construtor de saberes científicos para os discentes.
id URGS_d1ce532bb7d2cd255eb43358304817d5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211493
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Batista, Paulo SérgioRobaina, Jose Vicente Lima2020-07-08T03:42:39Z2020http://hdl.handle.net/10183/211493001115831Esta pesquisa teve por finalidade compreender como professores criam e/ou complementam suas ações pedagógicas no ambiente temático de ensino da disciplina de Ciências, bem como conhecer atividades desenvolvidas neste sentido, visando à construção do conhecimento de forma a contemplar o alcance dos objetivos propostos, a saber: avaliar o potencial formativo na utilização de ambientes diferenciados no Ensino Básico e aprendizagem da disciplina de Ciências. Aplicamos um questionário de maneira qualitativa (com questões abertas e fechadas) com docentes da disciplina de Ciências em ambientes temáticos, esses sujeitos professores titulares da disciplina de ciências em escolas públicas no município de São Leopoldo-RS, o qual, juntamente com a caminhada pedagógica dos sujeitos envolvidos nesses ambientes, foi observado e analisado pelo método da Análise Textual Discursiva (ATD). No uso deste método da ATD, através de Moraes e Galiazzi (2016), observamos as categorias finais que surgiram durante a realização da pesquisa: Os assuntos importantes escolhidos pelos discentes facilitam o aprender sobre Ciências e na solução de seus problemas; De forma gradual, cresce o convívio, o interesse e a aprendizagem no ambiente temático da disciplina de Ciências pelos discentes demonstrados no simples cuidado por esse ambiente; No Ensino de Ciências, deve-se privilegiar o entendimento da vida dos envolvidos nas mediações em sala de aula. Enfim professores de Ciências têm a possibilidade de tornar o ambiente diferenciado de aprendizagem dessa disciplina mais atrativo, incentivador e construtor de saberes científicos para os discentes.This research aimed to understand how teachers create and / or complement their pedagogical actions in the thematic teaching environment of the Science discipline, as well as to know the activities developed in this sense, aiming at the construction of knowledge in order to contemplate the achievement of the proposed objectives, namely: to evaluate the training potential in the use of differentiated environments in Basic Education and learning of the Science discipline. We applied a questionnaire in a qualitative way (with open and closed questions) with teachers of the discipline of Sciences in thematic environments, these subjects full professors of science in public schools in the city of São Leopoldo-RS, which, together with the pedagogical walk of the subjects involved in these environments, it was observed and analyzed by the method of Discursive Textual Analysis (ATD). In the use of this ATD method, through Moraes and Galiazzi (2016), we observe the final categories that emerged during the research: The important subjects chosen by the students facilitate learning about Science and in solving their problems; Gradually, coexistence, interest and learning in the thematic environment of the Science discipline grows by the students demonstrated in the simple care for this environment; In Science Education, priority should be given to understanding the lives of those involved in mediation in the classroom. Finally, science teachers have the possibility of making the differentiated learning environment of this discipline more attractive, encouraging and constructing scientific knowledge for students.application/pdfporEnsino de ciênciasAmbiente de aprendizagemMétodos de ensinoDidáticaLearningDiscursive textual analysisDifferentiated environmentsScience educationA aprendizagem em ciências no ensino básico : uma investigação ampliada proporcionada pelos ambientes diferenciadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115831.pdf.txt001115831.pdf.txtExtracted Texttext/plain290154http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211493/2/001115831.pdf.txt51f48e70149ee2ac4cf692282aae149aMD52ORIGINAL001115831.pdfTexto completoapplication/pdf2525783http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211493/1/001115831.pdfeda7d0bb0c04b7ef14f9b129566376a8MD5110183/2114932021-05-07 04:53:42.861194oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211493Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:53:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A aprendizagem em ciências no ensino básico : uma investigação ampliada proporcionada pelos ambientes diferenciados
title A aprendizagem em ciências no ensino básico : uma investigação ampliada proporcionada pelos ambientes diferenciados
spellingShingle A aprendizagem em ciências no ensino básico : uma investigação ampliada proporcionada pelos ambientes diferenciados
Batista, Paulo Sérgio
Ensino de ciências
Ambiente de aprendizagem
Métodos de ensino
Didática
Learning
Discursive textual analysis
Differentiated environments
Science education
title_short A aprendizagem em ciências no ensino básico : uma investigação ampliada proporcionada pelos ambientes diferenciados
title_full A aprendizagem em ciências no ensino básico : uma investigação ampliada proporcionada pelos ambientes diferenciados
title_fullStr A aprendizagem em ciências no ensino básico : uma investigação ampliada proporcionada pelos ambientes diferenciados
title_full_unstemmed A aprendizagem em ciências no ensino básico : uma investigação ampliada proporcionada pelos ambientes diferenciados
title_sort A aprendizagem em ciências no ensino básico : uma investigação ampliada proporcionada pelos ambientes diferenciados
author Batista, Paulo Sérgio
author_facet Batista, Paulo Sérgio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Paulo Sérgio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Robaina, Jose Vicente Lima
contributor_str_mv Robaina, Jose Vicente Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Ambiente de aprendizagem
Métodos de ensino
Didática
topic Ensino de ciências
Ambiente de aprendizagem
Métodos de ensino
Didática
Learning
Discursive textual analysis
Differentiated environments
Science education
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning
Discursive textual analysis
Differentiated environments
Science education
description Esta pesquisa teve por finalidade compreender como professores criam e/ou complementam suas ações pedagógicas no ambiente temático de ensino da disciplina de Ciências, bem como conhecer atividades desenvolvidas neste sentido, visando à construção do conhecimento de forma a contemplar o alcance dos objetivos propostos, a saber: avaliar o potencial formativo na utilização de ambientes diferenciados no Ensino Básico e aprendizagem da disciplina de Ciências. Aplicamos um questionário de maneira qualitativa (com questões abertas e fechadas) com docentes da disciplina de Ciências em ambientes temáticos, esses sujeitos professores titulares da disciplina de ciências em escolas públicas no município de São Leopoldo-RS, o qual, juntamente com a caminhada pedagógica dos sujeitos envolvidos nesses ambientes, foi observado e analisado pelo método da Análise Textual Discursiva (ATD). No uso deste método da ATD, através de Moraes e Galiazzi (2016), observamos as categorias finais que surgiram durante a realização da pesquisa: Os assuntos importantes escolhidos pelos discentes facilitam o aprender sobre Ciências e na solução de seus problemas; De forma gradual, cresce o convívio, o interesse e a aprendizagem no ambiente temático da disciplina de Ciências pelos discentes demonstrados no simples cuidado por esse ambiente; No Ensino de Ciências, deve-se privilegiar o entendimento da vida dos envolvidos nas mediações em sala de aula. Enfim professores de Ciências têm a possibilidade de tornar o ambiente diferenciado de aprendizagem dessa disciplina mais atrativo, incentivador e construtor de saberes científicos para os discentes.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-08T03:42:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/211493
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001115831
url http://hdl.handle.net/10183/211493
identifier_str_mv 001115831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211493/2/001115831.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211493/1/001115831.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 51f48e70149ee2ac4cf692282aae149a
eda7d0bb0c04b7ef14f9b129566376a8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085526035759104