Políticas da inteligência : educação, tempo de aprender e dessegregação da deficiência mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ceccim, Ricardo Burg
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256220
Resumo: A tese partiu da segregação das crianças com deficiência mental em escolas especiais e buscou entender este processo como decorrente de Políticas da Inteligência. Busquei mostrar como o processo de produção da realidade e os componentes de subjetivação tornam a abordagem da inteligência uma questão política e construí diversos conceitos para dar visibilidade, consistência história à dessegregação geral. A noção de Políticas da Inteligência foi formulada para destacar, na segregação da deficiência mental, a divisão dos indivíduos em bobos ou inteligentes e as escolas em especiais ou regulares, encerrando a processualidade da inteligência, da subjetivação e da educação em valores morais. Foram formuladas, então, as noções de escola como tempo de aprender (tempo aos processos de singularizaçao. ao pensar corpóreo e às maneiras de existir fora dos padrões racionais) e como educação nômade (ressingularização contínua da escola e seu engajamento com a produção da realidade e com as subjetivações). O método de pesquisa foi o cartográfico: constituição de uma configuração às paisagens moventes e intensivas da educação, onde as práticas acontecem e os componentes virtuais pedem atualidade. Para escapar da reificação da inteligência era necessário afirmar a vida em toda a sua potência de invenção, inclusive de si mesma, e, assim, surgiram as noções de razão heterogenética (razão polifônica), de corpo à diferença, de microética e de cronogênese educacional. A conclusão da tese pretendeu um convite à alteridade e à afetividade para produzir centelhas de diferenciação no leitor implicado com as áreas da saúde, educação e psicanálise.
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spelling Ceccim, Ricardo BurgNaffah Neto, Alfredo2023-03-22T03:25:18Z1998http://hdl.handle.net/10183/256220000199326A tese partiu da segregação das crianças com deficiência mental em escolas especiais e buscou entender este processo como decorrente de Políticas da Inteligência. Busquei mostrar como o processo de produção da realidade e os componentes de subjetivação tornam a abordagem da inteligência uma questão política e construí diversos conceitos para dar visibilidade, consistência história à dessegregação geral. A noção de Políticas da Inteligência foi formulada para destacar, na segregação da deficiência mental, a divisão dos indivíduos em bobos ou inteligentes e as escolas em especiais ou regulares, encerrando a processualidade da inteligência, da subjetivação e da educação em valores morais. Foram formuladas, então, as noções de escola como tempo de aprender (tempo aos processos de singularizaçao. ao pensar corpóreo e às maneiras de existir fora dos padrões racionais) e como educação nômade (ressingularização contínua da escola e seu engajamento com a produção da realidade e com as subjetivações). O método de pesquisa foi o cartográfico: constituição de uma configuração às paisagens moventes e intensivas da educação, onde as práticas acontecem e os componentes virtuais pedem atualidade. Para escapar da reificação da inteligência era necessário afirmar a vida em toda a sua potência de invenção, inclusive de si mesma, e, assim, surgiram as noções de razão heterogenética (razão polifônica), de corpo à diferença, de microética e de cronogênese educacional. A conclusão da tese pretendeu um convite à alteridade e à afetividade para produzir centelhas de diferenciação no leitor implicado com as áreas da saúde, educação e psicanálise.The present thesis originated from the fact that mentally retarded children are segregated in special schools. and the author has attempted an understanding of this process as an outcome of our Policies on Intelligence. l have tried to show how the reality producing process and the components of subjectivization turn the approach to intelligence into a political issue. Moreover, l have constructed several concepts in order to give visibility, consistency, and history to general desegregation. The notion of Policies on Intelligence was formulated to emphasize, in the segregation of mental retardation, the classification of individuals in two categorias: the fools and the intelligent, and the classification of schools in two categories as well; special and regular, thus confining to moral values the processuality of intelligence. subjectivization. and education. Therefore, the following notions of school were formulated: school as time to learn (time for the processes of singularization, for corporeal thinking, and for ways of existing not in conformity with the rational standards); and school as nomadic education (the school's continuous resingularization and its engagement both in the production of reality and in the subjectivizations). The research method was cartographic: a configuration was made up of the intensive and moving landscapes of educatlon, where all practices occur and virtual componente need actualization. In order to avoid the reification of intelligence it was necessary to assert life in all its power of inventiveness, including the power of inventing itself. 'Uus the notions emerged of heterogenetic reason (polyphonic reason), body form to the difference, microethics, and educational chronogenesis. This thesis concludes with an invitation to alterity as well as to affectivity so that sparkles of differentiation may be lit in those readers involved in the areas of health, education and psychoanalysis.application/pdfporDificuldades de aprendizagemInclusão escolarDeficiência mentalPolicies on InteligenceLearning and Mental RetardationPsychoanalysis and EducationEducation and HealthGeneral DesegregationSpecial EducationPolíticas da inteligência : educação, tempo de aprender e dessegregação da deficiência mentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica. Núcleo de Estudos e Pesquisas da SubjetividadeSão Paulo, BR-SP1998doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000199326.pdf.txt000199326.pdf.txtExtracted Texttext/plain495473http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256220/2/000199326.pdf.txtef2cbb8a3c83323b6553bfc26eacd485MD52ORIGINAL000199326.pdfTexto completoapplication/pdf19247302http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256220/1/000199326.pdfdf8f079ded9b659451fdd77019764c49MD5110183/2562202023-03-23 03:25:09.373616oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256220Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-23T06:25:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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