As respostas educativas que os professores do 1.º C.E.B. podem dar no processo ensino/aprendizagem a alunos com deficiência mental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/1203 |
Resumo: | Com este trabalho de investigação pretendemos ter uma perceção mais ampla da realidade educativa, passando pelo entendimento das estratégias e respostas de ensino que os professores podem oferecer aos alunos com deficiência mental. Sendo de extrema importância e da responsabilidade dos professores fazer com que os alunos com deficiência mental recebam uma educação apropriada de acordo com as suas características e necessidades específicas, quisemos conhecer e perceber até que ponto os professores do 1º C.E.B. se sentem preparados para satisfazer de forma positiva as necessidades desses alunos. Para a consecução deste estudo, demos primazia aos objetivos propostos, iniciando com um enquadramento teórico, através de uma revisão bibliográfica e documental, de forma a encontrarmos o apoio necessário para a problemática em questão. Quanto à componente prática, utilizámos como processo de recolha de dados o inquérito por questionário a professores do 1ºC.E.B. num Agrupamento de escolas do concelho de Vila do Conde. Posteriormente, foi feita uma análise e interpretação dos dados obtidos, sintetizados na forma de tabelas e uma breve síntese. A partir da análise dos resultados conseguimos constatar que os professores sentem algumas dificuldades na adequação das aprendizagens a alunos com necessidades educativas especiais, no entanto, procuram aplicar respostas educativas diversificadas no sentido de melhorar o desenvolvimento do ensino das aprendizagens destes alunos. Assim, em forma de conclusão podemos afirmar que a procura por novas respostas educativas é uma realidade no universo dos professores do 1.º C.E.B.. |
id |
RCAP_16827918fb1f5c5cb7d6b5c35490b27d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/1203 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
As respostas educativas que os professores do 1.º C.E.B. podem dar no processo ensino/aprendizagem a alunos com deficiência mental.Deficiência mentalInclusãoNecessidades educativas especiais e respostas/estratégiasMental retardationInclusionSpecial Education Needs and Responses/StrategiesCom este trabalho de investigação pretendemos ter uma perceção mais ampla da realidade educativa, passando pelo entendimento das estratégias e respostas de ensino que os professores podem oferecer aos alunos com deficiência mental. Sendo de extrema importância e da responsabilidade dos professores fazer com que os alunos com deficiência mental recebam uma educação apropriada de acordo com as suas características e necessidades específicas, quisemos conhecer e perceber até que ponto os professores do 1º C.E.B. se sentem preparados para satisfazer de forma positiva as necessidades desses alunos. Para a consecução deste estudo, demos primazia aos objetivos propostos, iniciando com um enquadramento teórico, através de uma revisão bibliográfica e documental, de forma a encontrarmos o apoio necessário para a problemática em questão. Quanto à componente prática, utilizámos como processo de recolha de dados o inquérito por questionário a professores do 1ºC.E.B. num Agrupamento de escolas do concelho de Vila do Conde. Posteriormente, foi feita uma análise e interpretação dos dados obtidos, sintetizados na forma de tabelas e uma breve síntese. A partir da análise dos resultados conseguimos constatar que os professores sentem algumas dificuldades na adequação das aprendizagens a alunos com necessidades educativas especiais, no entanto, procuram aplicar respostas educativas diversificadas no sentido de melhorar o desenvolvimento do ensino das aprendizagens destes alunos. Assim, em forma de conclusão podemos afirmar que a procura por novas respostas educativas é uma realidade no universo dos professores do 1.º C.E.B..The purpose of this study of Investigation is to have a wider perspective of the educational reality, through the understanding of the teaching strategies and responses teachers can offer to students with mental retardation. As it is extremely important and of teachers’ responsibility to make students with Mental Retardation receive a proper education according to their characteristics and specific needs, the goal was to understand how far primary level teachers feel prepared to respond in a positive way to these students’ needs. In order to carry out this study, special attention was given to the proposed objectives, initiating the theoretical research, throughout a bibliographical and documental revision, in order to find the necessary support to the problem in question. As far as the practical component of this study is concerned, the questionnaire was the main process used to collect data and it was applied to primary school teachers in Vila do Conde. At a late stage, all the obtained data was analyzed and interpreted, being synthesised in table and brief summary. After analysing the obtained results, it was possible to conclude that teachers feel some difficulties in teaching adequately these students with special needs, however, they try to apply different educational responses in a way to improve these students´ teaching development. This way, to conclude, it´s possible to affirm that the search for new educational responses is a reality in the primary teacher´s universe.Universidade Portucalense2015-05-07T14:10:29Z2014-07-01T00:00:00Z2014-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/1203TID:201169231porCota: TME 537 ex.3Leal, Eunice Mariana de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:09:26ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
As respostas educativas que os professores do 1.º C.E.B. podem dar no processo ensino/aprendizagem a alunos com deficiência mental. |
title |
As respostas educativas que os professores do 1.º C.E.B. podem dar no processo ensino/aprendizagem a alunos com deficiência mental. |
spellingShingle |
As respostas educativas que os professores do 1.º C.E.B. podem dar no processo ensino/aprendizagem a alunos com deficiência mental. Leal, Eunice Mariana de Sousa Deficiência mental Inclusão Necessidades educativas especiais e respostas/estratégias Mental retardation Inclusion Special Education Needs and Responses/Strategies |
title_short |
As respostas educativas que os professores do 1.º C.E.B. podem dar no processo ensino/aprendizagem a alunos com deficiência mental. |
title_full |
As respostas educativas que os professores do 1.º C.E.B. podem dar no processo ensino/aprendizagem a alunos com deficiência mental. |
title_fullStr |
As respostas educativas que os professores do 1.º C.E.B. podem dar no processo ensino/aprendizagem a alunos com deficiência mental. |
title_full_unstemmed |
As respostas educativas que os professores do 1.º C.E.B. podem dar no processo ensino/aprendizagem a alunos com deficiência mental. |
title_sort |
As respostas educativas que os professores do 1.º C.E.B. podem dar no processo ensino/aprendizagem a alunos com deficiência mental. |
author |
Leal, Eunice Mariana de Sousa |
author_facet |
Leal, Eunice Mariana de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal, Eunice Mariana de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiência mental Inclusão Necessidades educativas especiais e respostas/estratégias Mental retardation Inclusion Special Education Needs and Responses/Strategies |
topic |
Deficiência mental Inclusão Necessidades educativas especiais e respostas/estratégias Mental retardation Inclusion Special Education Needs and Responses/Strategies |
description |
Com este trabalho de investigação pretendemos ter uma perceção mais ampla da realidade educativa, passando pelo entendimento das estratégias e respostas de ensino que os professores podem oferecer aos alunos com deficiência mental. Sendo de extrema importância e da responsabilidade dos professores fazer com que os alunos com deficiência mental recebam uma educação apropriada de acordo com as suas características e necessidades específicas, quisemos conhecer e perceber até que ponto os professores do 1º C.E.B. se sentem preparados para satisfazer de forma positiva as necessidades desses alunos. Para a consecução deste estudo, demos primazia aos objetivos propostos, iniciando com um enquadramento teórico, através de uma revisão bibliográfica e documental, de forma a encontrarmos o apoio necessário para a problemática em questão. Quanto à componente prática, utilizámos como processo de recolha de dados o inquérito por questionário a professores do 1ºC.E.B. num Agrupamento de escolas do concelho de Vila do Conde. Posteriormente, foi feita uma análise e interpretação dos dados obtidos, sintetizados na forma de tabelas e uma breve síntese. A partir da análise dos resultados conseguimos constatar que os professores sentem algumas dificuldades na adequação das aprendizagens a alunos com necessidades educativas especiais, no entanto, procuram aplicar respostas educativas diversificadas no sentido de melhorar o desenvolvimento do ensino das aprendizagens destes alunos. Assim, em forma de conclusão podemos afirmar que a procura por novas respostas educativas é uma realidade no universo dos professores do 1.º C.E.B.. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-01T00:00:00Z 2014-07 2015-05-07T14:10:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/1203 TID:201169231 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/1203 |
identifier_str_mv |
TID:201169231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cota: TME 537 ex.3 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Portucalense |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Portucalense |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302548858798080 |