As respostas educativas que os professores do 1.º C.E.B. podem dar no processo ensino/aprendizagem a alunos com deficiência mental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Eunice Mariana de Sousa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1203
Resumo: Com este trabalho de investigação pretendemos ter uma perceção mais ampla da realidade educativa, passando pelo entendimento das estratégias e respostas de ensino que os professores podem oferecer aos alunos com deficiência mental. Sendo de extrema importância e da responsabilidade dos professores fazer com que os alunos com deficiência mental recebam uma educação apropriada de acordo com as suas características e necessidades específicas, quisemos conhecer e perceber até que ponto os professores do 1º C.E.B. se sentem preparados para satisfazer de forma positiva as necessidades desses alunos. Para a consecução deste estudo, demos primazia aos objetivos propostos, iniciando com um enquadramento teórico, através de uma revisão bibliográfica e documental, de forma a encontrarmos o apoio necessário para a problemática em questão. Quanto à componente prática, utilizámos como processo de recolha de dados o inquérito por questionário a professores do 1ºC.E.B. num Agrupamento de escolas do concelho de Vila do Conde. Posteriormente, foi feita uma análise e interpretação dos dados obtidos, sintetizados na forma de tabelas e uma breve síntese. A partir da análise dos resultados conseguimos constatar que os professores sentem algumas dificuldades na adequação das aprendizagens a alunos com necessidades educativas especiais, no entanto, procuram aplicar respostas educativas diversificadas no sentido de melhorar o desenvolvimento do ensino das aprendizagens destes alunos. Assim, em forma de conclusão podemos afirmar que a procura por novas respostas educativas é uma realidade no universo dos professores do 1.º C.E.B..
id RCAP_16827918fb1f5c5cb7d6b5c35490b27d
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/1203
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling As respostas educativas que os professores do 1.º C.E.B. podem dar no processo ensino/aprendizagem a alunos com deficiência mental.Deficiência mentalInclusãoNecessidades educativas especiais e respostas/estratégiasMental retardationInclusionSpecial Education Needs and Responses/StrategiesCom este trabalho de investigação pretendemos ter uma perceção mais ampla da realidade educativa, passando pelo entendimento das estratégias e respostas de ensino que os professores podem oferecer aos alunos com deficiência mental. Sendo de extrema importância e da responsabilidade dos professores fazer com que os alunos com deficiência mental recebam uma educação apropriada de acordo com as suas características e necessidades específicas, quisemos conhecer e perceber até que ponto os professores do 1º C.E.B. se sentem preparados para satisfazer de forma positiva as necessidades desses alunos. Para a consecução deste estudo, demos primazia aos objetivos propostos, iniciando com um enquadramento teórico, através de uma revisão bibliográfica e documental, de forma a encontrarmos o apoio necessário para a problemática em questão. Quanto à componente prática, utilizámos como processo de recolha de dados o inquérito por questionário a professores do 1ºC.E.B. num Agrupamento de escolas do concelho de Vila do Conde. Posteriormente, foi feita uma análise e interpretação dos dados obtidos, sintetizados na forma de tabelas e uma breve síntese. A partir da análise dos resultados conseguimos constatar que os professores sentem algumas dificuldades na adequação das aprendizagens a alunos com necessidades educativas especiais, no entanto, procuram aplicar respostas educativas diversificadas no sentido de melhorar o desenvolvimento do ensino das aprendizagens destes alunos. Assim, em forma de conclusão podemos afirmar que a procura por novas respostas educativas é uma realidade no universo dos professores do 1.º C.E.B..The purpose of this study of Investigation is to have a wider perspective of the educational reality, through the understanding of the teaching strategies and responses teachers can offer to students with mental retardation. As it is extremely important and of teachers’ responsibility to make students with Mental Retardation receive a proper education according to their characteristics and specific needs, the goal was to understand how far primary level teachers feel prepared to respond in a positive way to these students’ needs. In order to carry out this study, special attention was given to the proposed objectives, initiating the theoretical research, throughout a bibliographical and documental revision, in order to find the necessary support to the problem in question. As far as the practical component of this study is concerned, the questionnaire was the main process used to collect data and it was applied to primary school teachers in Vila do Conde. At a late stage, all the obtained data was analyzed and interpreted, being synthesised in table and brief summary. After analysing the obtained results, it was possible to conclude that teachers feel some difficulties in teaching adequately these students with special needs, however, they try to apply different educational responses in a way to improve these students´ teaching development. This way, to conclude, it´s possible to affirm that the search for new educational responses is a reality in the primary teacher´s universe.Universidade Portucalense2015-05-07T14:10:29Z2014-07-01T00:00:00Z2014-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/1203TID:201169231porCota: TME 537 ex.3Leal, Eunice Mariana de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:09:26ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv As respostas educativas que os professores do 1.º C.E.B. podem dar no processo ensino/aprendizagem a alunos com deficiência mental.
title As respostas educativas que os professores do 1.º C.E.B. podem dar no processo ensino/aprendizagem a alunos com deficiência mental.
spellingShingle As respostas educativas que os professores do 1.º C.E.B. podem dar no processo ensino/aprendizagem a alunos com deficiência mental.
Leal, Eunice Mariana de Sousa
Deficiência mental
Inclusão
Necessidades educativas especiais e respostas/estratégias
Mental retardation
Inclusion
Special Education Needs and Responses/Strategies
title_short As respostas educativas que os professores do 1.º C.E.B. podem dar no processo ensino/aprendizagem a alunos com deficiência mental.
title_full As respostas educativas que os professores do 1.º C.E.B. podem dar no processo ensino/aprendizagem a alunos com deficiência mental.
title_fullStr As respostas educativas que os professores do 1.º C.E.B. podem dar no processo ensino/aprendizagem a alunos com deficiência mental.
title_full_unstemmed As respostas educativas que os professores do 1.º C.E.B. podem dar no processo ensino/aprendizagem a alunos com deficiência mental.
title_sort As respostas educativas que os professores do 1.º C.E.B. podem dar no processo ensino/aprendizagem a alunos com deficiência mental.
author Leal, Eunice Mariana de Sousa
author_facet Leal, Eunice Mariana de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Eunice Mariana de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência mental
Inclusão
Necessidades educativas especiais e respostas/estratégias
Mental retardation
Inclusion
Special Education Needs and Responses/Strategies
topic Deficiência mental
Inclusão
Necessidades educativas especiais e respostas/estratégias
Mental retardation
Inclusion
Special Education Needs and Responses/Strategies
description Com este trabalho de investigação pretendemos ter uma perceção mais ampla da realidade educativa, passando pelo entendimento das estratégias e respostas de ensino que os professores podem oferecer aos alunos com deficiência mental. Sendo de extrema importância e da responsabilidade dos professores fazer com que os alunos com deficiência mental recebam uma educação apropriada de acordo com as suas características e necessidades específicas, quisemos conhecer e perceber até que ponto os professores do 1º C.E.B. se sentem preparados para satisfazer de forma positiva as necessidades desses alunos. Para a consecução deste estudo, demos primazia aos objetivos propostos, iniciando com um enquadramento teórico, através de uma revisão bibliográfica e documental, de forma a encontrarmos o apoio necessário para a problemática em questão. Quanto à componente prática, utilizámos como processo de recolha de dados o inquérito por questionário a professores do 1ºC.E.B. num Agrupamento de escolas do concelho de Vila do Conde. Posteriormente, foi feita uma análise e interpretação dos dados obtidos, sintetizados na forma de tabelas e uma breve síntese. A partir da análise dos resultados conseguimos constatar que os professores sentem algumas dificuldades na adequação das aprendizagens a alunos com necessidades educativas especiais, no entanto, procuram aplicar respostas educativas diversificadas no sentido de melhorar o desenvolvimento do ensino das aprendizagens destes alunos. Assim, em forma de conclusão podemos afirmar que a procura por novas respostas educativas é uma realidade no universo dos professores do 1.º C.E.B..
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-01T00:00:00Z
2014-07
2015-05-07T14:10:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/1203
TID:201169231
url http://hdl.handle.net/11328/1203
identifier_str_mv TID:201169231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TME 537 ex.3
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302548858798080