A permanência em um curso de pedagogia a distância : um estudo piagetiano sobre o interesse das alunas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Tais
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/178779
Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo principal de analisar como os interesses das alunas-professoras se relacionam com a permanência no curso de Pedagogia a distância da UFRGS. Aborda a afetividade numa perspectiva Piagetiana, como energética que mobiliza as ações. Discute sobre os conceitos de interesse e sobre o processo de tomada de consciência, partindo da hipótese de que é necessário um processo de tomada consciência dos interesses-meios para que as alunas-professoras consigam alcançar seus interesses-fins. Trata-se de uma pesquisa exploratória, que utilizou o Estudo de Caso e o Método Clínico Piagetiano como estratégias de investigação. Os procedimentos de produção de dados foram: questionário aplicado com 97 alunas, entrevistas semiestruturadas, inspiradas no Método Clínico, realizadas com 8 alunas e 5 professores (as) do curso. Baseadas na teoria de Piaget, as categorias de análise construídas foram (1) necessidades; (2) vontade; (3) valor atribuído ao curso e (4) valor atribuído às trocas sociais. A partir da análise das evidências, os resultados apontaram uma predominância de interesses (motivos intrínsecos) que mobilizam e motivam as alunas a permanecerem no curso. Verificou-se que o principal interesse (motivação) das alunas em fazer o curso está relacionado à qualificação acadêmica e profissional. Os principais interesses que contribuem para a permanência das alunas-professoras, apontados pelas alunas e pelos professores, estão ligados à proposta do curso, como: a constante relação entre teoria e prática, a atenção e o acolhimento dos professores, a flexibilidade nas atividades propostas e as trocas de experiências. Assim, constata-se que o interesse nas dimensões vontade, necessidade e valor mobiliza as alunas a permanecerem no curso. As necessidades mostraram-se como motivadoras para a permanência das alunas na medida em que mobilizam as alunas a dispender de esforços para concluir o curso. A regulação, pela vontade das alunas, ocorre na medida em que a formação é sentida como uma obrigação a ser cumprida que se impõe sobre as circunstâncias, orientando as escolha das alunas dentre as variadas possibilidades. O valor atribuído à formação e o interesse em concluir o curso parecem sustentar a vontade de enfrentar os obstáculos e permanecer no mesmo. Enfim, foram encontrados diferentes níveis de tomada de consciência evidenciando que as alunas estão em patamares diferentes de adaptação ao curso. Finalmente, as evidências apontam que o interesse (motivação intrínseca) das alunas é um fator fundamental para a permanência no curso. Contudo, o estudo mostrou que tanto os fatores externos quanto os fatores internos interferem no interesse das alunas em permanecer no curso.
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Baseadas na teoria de Piaget, as categorias de análise construídas foram (1) necessidades; (2) vontade; (3) valor atribuído ao curso e (4) valor atribuído às trocas sociais. A partir da análise das evidências, os resultados apontaram uma predominância de interesses (motivos intrínsecos) que mobilizam e motivam as alunas a permanecerem no curso. Verificou-se que o principal interesse (motivação) das alunas em fazer o curso está relacionado à qualificação acadêmica e profissional. Os principais interesses que contribuem para a permanência das alunas-professoras, apontados pelas alunas e pelos professores, estão ligados à proposta do curso, como: a constante relação entre teoria e prática, a atenção e o acolhimento dos professores, a flexibilidade nas atividades propostas e as trocas de experiências. Assim, constata-se que o interesse nas dimensões vontade, necessidade e valor mobiliza as alunas a permanecerem no curso. As necessidades mostraram-se como motivadoras para a permanência das alunas na medida em que mobilizam as alunas a dispender de esforços para concluir o curso. A regulação, pela vontade das alunas, ocorre na medida em que a formação é sentida como uma obrigação a ser cumprida que se impõe sobre as circunstâncias, orientando as escolha das alunas dentre as variadas possibilidades. O valor atribuído à formação e o interesse em concluir o curso parecem sustentar a vontade de enfrentar os obstáculos e permanecer no mesmo. Enfim, foram encontrados diferentes níveis de tomada de consciência evidenciando que as alunas estão em patamares diferentes de adaptação ao curso. Finalmente, as evidências apontam que o interesse (motivação intrínseca) das alunas é um fator fundamental para a permanência no curso. Contudo, o estudo mostrou que tanto os fatores externos quanto os fatores internos interferem no interesse das alunas em permanecer no curso.This research’s main objective was to analyze how the students-teachers interest is related to their permanence in the UFRGS Distance Pedagogy course. It addresses affectivity, from a Piagetian perspective, as an energy that mobilizes actions. This research discussed the concepts of interest and the process of awareness, starting from the hypothesis that the students-teachers' process of awareness of interests-means is necessary for them to reach their interests-goals. This is an exploratory research, which used the Case Study and the Piagetian Clinical Method as research strategies. The procedures of data production were a questionnaire answered by 190 students and semi-structured interviews inspired by the Clinical Method carried out with 8 students and 5 professors of the course. Based on Piaget's theory, the categories of analysis were (1) necessity; (2) will; (3) value attributed to the course and (4) value attributed to social exchanges. From the analysis of the evidence, the results pointed out a predominance of interests (intrinsic motives) that mobilize and motivate the students to remain in the course. It was verified that the students' main interest (motivation) in taking the course is related to academic and professional qualification. The main interests that contribute to student-teachers' permanence, as pointed out by the students themselves and by the professors, are linked to the course’s proposal, such as the constant relationship between theory and practice, the professors’ attention and reception, flexibility in the proposed activities and the possibility of exchanging experiences. Thus, it was verified that interest (in its aspects will, necessity and value) mobilizes the students to remain in the course. This suggested the following relationships, established in this research: The necessities were shown as motivating for the permanence of the students to the extent that they mobilize the students to expend efforts to complete the course. The regulation of the students' energy occurs to the extent that the graduation is felt as an obligation to be fulfilled and imposes itself on their circumstances, guiding the students' choice among the varied possibilities. The value attributed to the graduation and the interest in completing the course seems to support the will to face the obstacles and remain in it. Then, different levels of awareness were found evidencing that the students are at different levels of adaptation to the course. Finally, the evidence indicated that the students' interest (intrinsic motivation) is a fundamental factor for their permanence in the course. However, the research found that both external and internal factors interfere in the interest of the students in staying in the course.application/pdfporCurso de PedagogiaEnsino a distânciaPermanência na escolaEvasão escolarPiaget, Jean, 1896-1980ConstrutivismoPedagogyDistance educationConstructivismInterestAffectivityPermanenceA permanência em um curso de pedagogia a distância : um estudo piagetiano sobre o interesse das alunasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001068292.pdf001068292.pdfTexto completoapplication/pdf2439459http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178779/1/001068292.pdf05eee3234b0a014092a316493fe4b7e2MD51TEXT001068292.pdf.txt001068292.pdf.txtExtracted Texttext/plain563549http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178779/2/001068292.pdf.txt8801ace71ee3e940ce2bd824a9c47920MD5210183/1787792021-12-06 05:40:37.889215oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178779Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:40:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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