A educação de jovens e adultos por meio de roteiros de aprendizagem no ensino de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Mauro Melo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/170258
Resumo: Esta pesquisa apresenta impressões, reflexões e considerações a respeito de uma experiência vivenciada no Ensino Médio, com estudantes de um Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA, localizado em Manaus/Amazonas, em 2016. Nesta dissertação, buscou-se compreender em que aspectos um processo utilizando roteiros como estratégia de ensino e aprendizagem de química pode contribuir para a sistematização de estudo na Educação de Jovens e Adultos. A dissertação está organizada em quatro artigos que guardam conexões entre si e encontram-se sistematizados de acordo com os momentos vivenciados na pesquisa. A abordagem metodológica utilizada é de caráter qualitativa, utilizando-se como estratégia metodológica a pesquisa-ação centrada na utilização de três instrumentos de coleta de dados: 1) diários de campo como material de revisão, reflexão e reolhar das ações realizadas; 2) roteiros de aprendizagem, tanto como recurso para o processo educacional quanto instrumento avaliativo; e 3) questionários semiabertos, para a caracterização dos participantes e avaliação do processo. Para a interpretação dos dados obtidos, através dos diários e questionários, foi realizada uma análise empírico-interpretativa, procedendo-se ao estudo detalhado dos dados, tais como se mostram em seu conteúdo manifesto, procurando, na diversidade dos dados obtidos, significados a partir da percepção do próprio pesquisador e dos referenciais teóricos da pesquisa. Para a construção/análise dos roteiros utilizou-se como referencial teóricometodológico os fundamentos do Alinhamento Construtivo proposto por John Biggs. Os resultados foram analisados e organizados em três categorias: 1) Diagnóstico; 2) Ações desenvolvidas; e 3) Avaliação do processo. Foram analisados dez diários de campo, dois roteiros de aprendizagem referente ao conteúdo Linguagem Química e dois questionários semiabertos. Os dados da pesquisa evidenciaram que trabalhar com roteiros de aprendizagem possibilita a sistematização de estudo e melhorias no processo educacional no que tange à participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento, além de promover um ambiente facilitador da aprendizagem para a EJA.
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spelling Costa, Mauro MeloDel Pino, Jose Claudio2017-11-14T02:31:48Z2017http://hdl.handle.net/10183/170258001052875Esta pesquisa apresenta impressões, reflexões e considerações a respeito de uma experiência vivenciada no Ensino Médio, com estudantes de um Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA, localizado em Manaus/Amazonas, em 2016. Nesta dissertação, buscou-se compreender em que aspectos um processo utilizando roteiros como estratégia de ensino e aprendizagem de química pode contribuir para a sistematização de estudo na Educação de Jovens e Adultos. A dissertação está organizada em quatro artigos que guardam conexões entre si e encontram-se sistematizados de acordo com os momentos vivenciados na pesquisa. A abordagem metodológica utilizada é de caráter qualitativa, utilizando-se como estratégia metodológica a pesquisa-ação centrada na utilização de três instrumentos de coleta de dados: 1) diários de campo como material de revisão, reflexão e reolhar das ações realizadas; 2) roteiros de aprendizagem, tanto como recurso para o processo educacional quanto instrumento avaliativo; e 3) questionários semiabertos, para a caracterização dos participantes e avaliação do processo. Para a interpretação dos dados obtidos, através dos diários e questionários, foi realizada uma análise empírico-interpretativa, procedendo-se ao estudo detalhado dos dados, tais como se mostram em seu conteúdo manifesto, procurando, na diversidade dos dados obtidos, significados a partir da percepção do próprio pesquisador e dos referenciais teóricos da pesquisa. Para a construção/análise dos roteiros utilizou-se como referencial teóricometodológico os fundamentos do Alinhamento Construtivo proposto por John Biggs. Os resultados foram analisados e organizados em três categorias: 1) Diagnóstico; 2) Ações desenvolvidas; e 3) Avaliação do processo. Foram analisados dez diários de campo, dois roteiros de aprendizagem referente ao conteúdo Linguagem Química e dois questionários semiabertos. Os dados da pesquisa evidenciaram que trabalhar com roteiros de aprendizagem possibilita a sistematização de estudo e melhorias no processo educacional no que tange à participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento, além de promover um ambiente facilitador da aprendizagem para a EJA.This research presents impressions, reflections and considerations about a lived experience in High School, with students of a Youth and Adult Education Center, located in Manaus / Amazonas, in 2016. In this dissertation, we sought to understand in which aspects a process using guides as a teaching and learning strategy of chemistry can contribute to the systematization of study in Young and Adults Education. A dissertation is organized into four articles that keep connections between them and are found in systems according to the moments experienced in the research. The methodological approach used is of a qualitative nature, using as a methodological strategy the action research centered on the use of three data collection instruments: 1) field journals as a material for review, reflection and review of the actions carried out; 2) learning guides, both as a resource for the educational process and as an evaluation tool; And 3) semi-open questionnaires, to characterize the participants and evaluate the process. For the interpretation of the data obtained through the journals and questionnaires, an empirical-interpretative analysis was carried out, with a detailed study of the data, as shown in its manifest content, seeking, in the diversity of the data obtained, meanings from the perception Of the researcher himself and of the theoretical references of the research For the construction / analysis of the guides the basis of the Constructive Alignment proposed by John Biggs was used as theoretical-methodological reference. The results were analyzed and organized into three categories: 1) Diagnosis; 2) Actions developed; and 3) Evaluation of the process. Ten field diaries were analyzed, two learning guides referring to the Chemistry’s Language content and two semi - open questionnaires. The research data showed that working with learning guides allows for the systematization of study and improvements in the educational process regarding the active participation of students in the construction of knowledge, as well as promoting an environment that facilitates learning for students of Young and Adults Education.application/pdfporEnsino de quimicaEducação de jovens e adultosEnsino-aprendizagemAprendizagem significativaLearning guidesSystematization of studyChemistry teachingAdult educationA educação de jovens e adultos por meio de roteiros de aprendizagem no ensino de químicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001052875.pdf001052875.pdfTexto completoapplication/pdf3532528http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170258/1/001052875.pdf83ecc196e59412469083b2a7e1fea698MD51TEXT001052875.pdf.txt001052875.pdf.txtExtracted Texttext/plain263483http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170258/2/001052875.pdf.txt6bc018e9cd95a50a3aaf00fcdca83670MD5210183/1702582017-11-15 02:31:11.158513oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170258Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532017-11-15T04:31:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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