O outro na educação especial : uma abordagem pela lente do reconhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ullrich, Wladimir Brasil
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/153023
Resumo: O presente estudo parte do impasse em uma experiência formativa no âmbito da licenciatura em filosofia, representado pela questão do outro na educação especial. Para respondê-la, os registros da Modernidade como fato histórico e da Modernidade como experiência subjetiva orientam o argumento. Busca-se, na história das ideias, compreender o surgimento da educação especial a partir da lógica de um mundo partido por uma corrente de dualismos e dicotomias, ocorrendo a principal delas entre o self e o outro. Procura-se refletir sobre como essa problemática se desenvolve no âmbito educacional, intersubjetivo por excelência, mas principalmente naquele nomeado como especial, onde a questão do outro é potencializada. Em resposta ao primado da subjetividade e ao ocultamento do outro estabelecido na Modernidade, é introduzido o tema do reconhecimento. A tese é que o reconhecimento é central nas questões de escolaridade e educação, servindo como lente para contextualizar as perspectivas que engendram e circunscrevem a educação especial – tais como a caritativa, a médica e a político-legal, de viés inclusivo. A pesquisa vincula a questão da alteridade às situações concretas em que ela é vivenciada, com efeitos nos campos da moral, da ética e do agir pedagógico.
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