Deficiência intelectual, educação e as possibilidades do reconhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ullrich, Wladimir Brasil
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237471
Resumo: Esta tese tem como problema central a alteridade na educação especial, motivado por um impasse na experiência formativa na licenciatura em filosofia. Trata-se de um estudo teórico cujo objetivo principal é mostrar algumas possibilidades que uma lógica do reconhecimento de matriz hegeliana pode oferecer à educação especial e à perspectiva inclusiva na educação, contribuindo para enfrentar certos obstáculos e polarizações observados nesse contexto e, principalmente, para trazer ao centro da discussão a pessoa com deficiência intelectual. Partimos da premissa de que deficiência intelectual é um conceito normativo, uma categoria moral que responde a expectativas humanas, sobremaneira assentadas no projeto filosófico iluminista. Desse projeto herdamos certo entendimento da natureza humana e de suas capacidades, bem como uma compreensão que associa juízos de valor moral sobre pessoas, sobre aprendizagem e sobre deficiência. Esse entendimento e essa compreensão contradizem esforços inclusivos, que já sofrem pela nossa submissão à ideologia moderna do individualismo. Como alternativa, pretendemos mostrar como o reconhecimento se opõe a essa ideologia e a certos signos da modernidade, servindo como lente para contextualizar as perspectivas que engendram e circunscrevem a educação de pessoas com deficiência. Por conseguinte, com o objetivo de explorar o conceito do reconhecimento, apresentamos algumas diferentes abordagens dessa ideia e buscamos compreender a aplicabilidade dessas abordagens, bem como a sua significação diante de questões concernentes à educação das pessoas com deficiência intelectual. Sobretudo, defendemos que explorar as possibilidades de uma lógica do reconhecimento — o que parcialmente foi feito nesta tese e que tem reflexos decisivos no contexto educacional — é imprescindível para analisarmos em que base fundamos a nossa ideia sobre o valor moral de uma pessoa e como lidamos com as diferenças humanas.
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Desse projeto herdamos certo entendimento da natureza humana e de suas capacidades, bem como uma compreensão que associa juízos de valor moral sobre pessoas, sobre aprendizagem e sobre deficiência. Esse entendimento e essa compreensão contradizem esforços inclusivos, que já sofrem pela nossa submissão à ideologia moderna do individualismo. Como alternativa, pretendemos mostrar como o reconhecimento se opõe a essa ideologia e a certos signos da modernidade, servindo como lente para contextualizar as perspectivas que engendram e circunscrevem a educação de pessoas com deficiência. Por conseguinte, com o objetivo de explorar o conceito do reconhecimento, apresentamos algumas diferentes abordagens dessa ideia e buscamos compreender a aplicabilidade dessas abordagens, bem como a sua significação diante de questões concernentes à educação das pessoas com deficiência intelectual. Sobretudo, defendemos que explorar as possibilidades de uma lógica do reconhecimento — o que parcialmente foi feito nesta tese e que tem reflexos decisivos no contexto educacional — é imprescindível para analisarmos em que base fundamos a nossa ideia sobre o valor moral de uma pessoa e como lidamos com as diferenças humanas.The main problem discussed in this paper is the alterity in special education. This subject was motivated by an impasse observed in my education experience during Philosophy classes at University. This is a theoretical study whose main objective is to show some possibilities that a logic of recognition of the Hegelian matrix may offer to special education and the inclusive perspective in education, which contributes to face certain obstacles and polarization observed in this context and, mainly, to place people with intellectual disabilities at the center of the discussion. We start from the premise that intellectual disability is a normative concept — a moral category that responds to human expectations, largely based on The Enlightenment philosophical project. From The Enlightenment philosophical project, we inherited a certain understanding of human nature and its capabilities, as well as a comprehension that expresses moral value judgments about people, learning, and disability. This understanding and comprehension contradict inclusive efforts, which are already affected by our submission to the modern ideology of individualism. As an alternative, we intend to show how recognition opposes this ideology and certain signs of modernity, which works as a lens to contextualize the perspectives that engender and circumscribe the education of people with disabilities. Therefore, to explore the concept of recognition, we present some different approaches to this recognition and seek to understand the applicability of these approaches, as well as their significance on issues concerning the education of people with intellectual disabilities. Above all, we argue that exploring the possibilities of a logic of recognition, which was partially done in this thesis and has decisive consequences in the educational context, is essential to analyze the basis of our idea about the moral value of a person and how we deal with human differences.Esta tesis tiene como problema central la alteridad en la educación especial, motivada por un impasse en la experiencia formativa en la licenciatura en filosofía. Se trata de un estudio teórico cuyo principal objetivo es mostrar algunas posibilidades que una lógica de reconocimiento de la matriz hegeliana puede ofrecer a la educación especial y la perspectiva inclusiva en la educación, contribuyendo a enfrentar ciertos obstáculos y polarizaciones observadas en este contexto y, principalmente, a traer a las personas con discapacidad intelectual están en el centro de la discusión. Partimos de la premisa de que la discapacidad intelectual es un concepto normativo, una categoría moral que responde a las expectativas humanas, basada en gran medida en el proyecto filosófico de la Ilustración. De este proyecto heredamos una cierta comprensión de la naturaleza humana y sus capacidades, así como una comprensión que asocia juicios de valor moral sobre las personas, sobre el aprendizaje y sobre la discapacidad. Este entendimiento y esta comprensión contradicen los esfuerzos inclusivos, que ya sufren por nuestra sumisión a la ideología moderna del individualismo. Como alternativa, pretendemos mostrar cómo el reconocimiento se opone a esta ideología y ciertos signos de modernidad, sirviendo como lente para contextualizar las perspectivas que engendran y circunscriben la educación de las personas con discapacidad. Por lo tanto, para explorar el concepto de reconocimiento, presentamos algunos enfoques diferentes a esta idea y buscamos comprender la aplicabilidad de estos enfoques, así como su importancia en relación con los temas relacionados con la educación de las personas con discapacidad intelectual. Sobre todo, sostenemos que explorar las posibilidades de una lógica de reconocimiento, que se hizo parcialmente en esta tesis, es fundamental para analizar las bases sobre las que basamos nuestra idea sobre el valor moral de una persona y cómo afrontamos las diferencias humanas, lo que tiene consecuencias decisivas en el contexto educativo.application/pdfporEducação especialDeficiência intelectualEducação inclusivaSpecial educationIntellectual disabilityRecognitionInclusive educationAlterityEducación especialDiscapacidad intelectualReconocimientoEducación inclusivaAlteridadDeficiência intelectual, educação e as possibilidades do reconhecimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139904.pdf.txt001139904.pdf.txtExtracted Texttext/plain395199http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237471/2/001139904.pdf.txt6f25e875c581a7e0c35d9972ea27867fMD52ORIGINAL001139904.pdfTexto completoapplication/pdf1046614http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237471/1/001139904.pdf72b65d52be3f4d72cf6b8a60d3c0a034MD5110183/2374712022-04-28 04:44:01.235009oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237471Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-04-28T07:44:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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