Um olhar sobre as gestualidades em IN/Compatível? e Tempostepegoquedelícia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Luciano Correa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/170493
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo identificar as singularidades do gesto de três obras coreográficas da Eduardo Severino Cia. de Dança, das quais participo: IN/Compatível? (2005), IN/Compatível (2016) e Tempostepegoquedelícia (2012). Esse estudo busca tornar visíveis os processos de criação e recriação desses espetáculos, bem como analisar suas diferenças poéticas/gestuais. Para tanto, faço uso dos estudos de Jorge Dubatti (2008) e de algumas perspectivas conceituais a respeito da poética e do gesto, tais como: Langer (1980), Dantas (1999), Louppe (2012), Passeron (1997), Dubatti (2016), Valery (2011), Godard ([2003]), Roquet (2013) e Nóbrega (2013). As micropoéticas e as macropoéticas presentes no trabalho de Dubatti apresentam os acontecimentos cênicos a cena a partir desses tópicos e conduzem as descrições dos espetáculos referidos cada espetáculo sob a ótica do humor com Alderti (1999) e Sampaio (2006). A inspiração metodológica mobiliza algumas noções vindas da etnografia em que observo, descrevo e reflito sobre essas criações no campo de criação. No que tange à análise comparativa dos registros audiovisuais, essa pesquisa tratou dos gestos ligados às práticas corporais, às relações e aos contextos sociais, dos inúmeros fatos que influenciam e nutrem nossos comportamentos corporais e coletivos. Em que as criações analisadas através do humor, ironia, crítica e sensualidade conseguem arejar, propor, fortalecer outras alternativas frente a normatividade do corpo, valendo-se de autoras que tratam de questões de gênero e sexualidade como Butler (2003), Preciado (2002, 2008), Bento (2003).
id URGS_d5579b72dc0379ed7d56abb74a3e5652
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170493
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Tavares, Luciano CorreaSilva, Suzane Weber da2017-11-21T02:26:28Z2017http://hdl.handle.net/10183/170493001053256O presente trabalho tem por objetivo identificar as singularidades do gesto de três obras coreográficas da Eduardo Severino Cia. de Dança, das quais participo: IN/Compatível? (2005), IN/Compatível (2016) e Tempostepegoquedelícia (2012). Esse estudo busca tornar visíveis os processos de criação e recriação desses espetáculos, bem como analisar suas diferenças poéticas/gestuais. Para tanto, faço uso dos estudos de Jorge Dubatti (2008) e de algumas perspectivas conceituais a respeito da poética e do gesto, tais como: Langer (1980), Dantas (1999), Louppe (2012), Passeron (1997), Dubatti (2016), Valery (2011), Godard ([2003]), Roquet (2013) e Nóbrega (2013). As micropoéticas e as macropoéticas presentes no trabalho de Dubatti apresentam os acontecimentos cênicos a cena a partir desses tópicos e conduzem as descrições dos espetáculos referidos cada espetáculo sob a ótica do humor com Alderti (1999) e Sampaio (2006). A inspiração metodológica mobiliza algumas noções vindas da etnografia em que observo, descrevo e reflito sobre essas criações no campo de criação. No que tange à análise comparativa dos registros audiovisuais, essa pesquisa tratou dos gestos ligados às práticas corporais, às relações e aos contextos sociais, dos inúmeros fatos que influenciam e nutrem nossos comportamentos corporais e coletivos. Em que as criações analisadas através do humor, ironia, crítica e sensualidade conseguem arejar, propor, fortalecer outras alternativas frente a normatividade do corpo, valendo-se de autoras que tratam de questões de gênero e sexualidade como Butler (2003), Preciado (2002, 2008), Bento (2003).El presente trabajo tiene el objetivo identificar las singularidades del gesto de tres creaciones coreográficas de la Eduardo Severino Cia. de Dança, de las cuales el participo: IN/compatível? (2005), IN/Compatível (2016) y Tempostepegoquedelícia (2012). Ese estudio busca tornar visible los procesos de creación y recreación de eses espectáculos, así como analizar sus diferencias poéticas/gestuales. Para lo tanto, hago el uso de los estudios de Jorge Dubatti (2008) y de algunas perspectivas conceptuales al respeto de la poética y el gesto tales como: Langer (1980), Dantas (1999), Louppe (2012), Passeron (1997), Dubatti (2016), Valery (2011), Godard ([2003]), Roquet (2013) y Nóbrega (2013). Las micropoéticas y las macropoéticas presentes en la obra de Dubatti presentan los acontecimientos escénicos a partir de eses temas y conducen las descripciones de cada espectáculo sobre el punto de vista del humor con Alderti (1999), Sampaio (2006). La inspiración metodológica moviliza algunas nociones de la etnografía en que observo, reflejo y describo sobre esas creaciones en el campo de creación. En lo que toca al análisis comparativo de los registros audiovisuales, esa investigación ha tratado de los gestos ligados a las prácticas corporales, a las relaciones y a los contextos sociales, de los innumerables hechos que influencian y nutren nuestros comportamientos corporales y colectivos. Las creaciones analizadas a través del humor, crítica y sensualidad logran airear, proponer, fortalecer otras alternativas frente a la normatividad del cuerpo, valiéndose de autoras que tratan de cuestiones de género y sexualidad como Butler (2003), Preciado (2002, 2008), Bento (2003).application/pdfporEduardo Severino Cia. de DançaDançaCorpoCoreografiaGesto corporalPoética cênicaSexualidadeGestoCuerpoSexualidadGéneroPoéticasUm olhar sobre as gestualidades em IN/Compatível? e Tempostepegoquedelíciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001053256.pdf001053256.pdfTexto completoapplication/pdf12734102http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170493/1/001053256.pdf52ac27a497c4ec5fe9c015e331d9ffa7MD51TEXT001053256.pdf.txt001053256.pdf.txtExtracted Texttext/plain264146http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170493/2/001053256.pdf.txta22fa59ce390264852f318dcd0aaa083MD5210183/1704932017-11-22 02:26:58.579807oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170493Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532017-11-22T04:26:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um olhar sobre as gestualidades em IN/Compatível? e Tempostepegoquedelícia
title Um olhar sobre as gestualidades em IN/Compatível? e Tempostepegoquedelícia
spellingShingle Um olhar sobre as gestualidades em IN/Compatível? e Tempostepegoquedelícia
Tavares, Luciano Correa
Eduardo Severino Cia. de Dança
Dança
Corpo
Coreografia
Gesto corporal
Poética cênica
Sexualidade
Gesto
Cuerpo
Sexualidad
Género
Poéticas
title_short Um olhar sobre as gestualidades em IN/Compatível? e Tempostepegoquedelícia
title_full Um olhar sobre as gestualidades em IN/Compatível? e Tempostepegoquedelícia
title_fullStr Um olhar sobre as gestualidades em IN/Compatível? e Tempostepegoquedelícia
title_full_unstemmed Um olhar sobre as gestualidades em IN/Compatível? e Tempostepegoquedelícia
title_sort Um olhar sobre as gestualidades em IN/Compatível? e Tempostepegoquedelícia
author Tavares, Luciano Correa
author_facet Tavares, Luciano Correa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Luciano Correa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Suzane Weber da
contributor_str_mv Silva, Suzane Weber da
dc.subject.por.fl_str_mv Eduardo Severino Cia. de Dança
Dança
Corpo
Coreografia
Gesto corporal
Poética cênica
Sexualidade
topic Eduardo Severino Cia. de Dança
Dança
Corpo
Coreografia
Gesto corporal
Poética cênica
Sexualidade
Gesto
Cuerpo
Sexualidad
Género
Poéticas
dc.subject.spa.fl_str_mv Gesto
Cuerpo
Sexualidad
Género
Poéticas
description O presente trabalho tem por objetivo identificar as singularidades do gesto de três obras coreográficas da Eduardo Severino Cia. de Dança, das quais participo: IN/Compatível? (2005), IN/Compatível (2016) e Tempostepegoquedelícia (2012). Esse estudo busca tornar visíveis os processos de criação e recriação desses espetáculos, bem como analisar suas diferenças poéticas/gestuais. Para tanto, faço uso dos estudos de Jorge Dubatti (2008) e de algumas perspectivas conceituais a respeito da poética e do gesto, tais como: Langer (1980), Dantas (1999), Louppe (2012), Passeron (1997), Dubatti (2016), Valery (2011), Godard ([2003]), Roquet (2013) e Nóbrega (2013). As micropoéticas e as macropoéticas presentes no trabalho de Dubatti apresentam os acontecimentos cênicos a cena a partir desses tópicos e conduzem as descrições dos espetáculos referidos cada espetáculo sob a ótica do humor com Alderti (1999) e Sampaio (2006). A inspiração metodológica mobiliza algumas noções vindas da etnografia em que observo, descrevo e reflito sobre essas criações no campo de criação. No que tange à análise comparativa dos registros audiovisuais, essa pesquisa tratou dos gestos ligados às práticas corporais, às relações e aos contextos sociais, dos inúmeros fatos que influenciam e nutrem nossos comportamentos corporais e coletivos. Em que as criações analisadas através do humor, ironia, crítica e sensualidade conseguem arejar, propor, fortalecer outras alternativas frente a normatividade do corpo, valendo-se de autoras que tratam de questões de gênero e sexualidade como Butler (2003), Preciado (2002, 2008), Bento (2003).
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-21T02:26:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/170493
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001053256
url http://hdl.handle.net/10183/170493
identifier_str_mv 001053256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170493/1/001053256.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170493/2/001053256.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 52ac27a497c4ec5fe9c015e331d9ffa7
a22fa59ce390264852f318dcd0aaa083
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309116249309184