Geoilhas : o ensino de geociências na educação básica articulado com a ilha interdisciplinar de racionalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Werlang, Rafhael Brum
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157135
Resumo: Esta tese tem por escopo discutir o ensino de Geociências na Educação Básica, partindo da análise de um contexto social e escolar a fim de alavancar a construção de um curso de formação continuada de professores, visando, também, a promoção de uma fundamentação metodológica para que os docentes possam desenvolver um processo de ensino-aprendizagem baseado na interdisciplinaridade a partir da pesquisa de problemas bem delimitados. Adota-se um procedimento de pesquisa de estudo de caso e de desenvolvimento, partindo-se da análise de um contexto escolar e da construção, implementação e avaliação de um curso de formação docente denominado GeoIlhas, fundamentado metodologicamente no formato de curso on- line, massivo e aberto (MOOC). Na etapa inicial da pesquisa avaliou-se o desempenho de professores da Educação Básica e de alunos do Ensino Médio do município de Caçapava do Sul, Rio Grande do Sul, em uma avaliação de conhecimentos básicos de geociências e se debateu o cenário das Geociências no Ensino Básico Brasileiro, cujos resultados indicam um baixo desempenho na avaliação, tanto pelos alunos, quanto pelos professores. Na segunda etapa, que se constituiu do planejamento, produção, implementação e avaliação do curso de formação continuada de professores, no formato MOOC, objetivou-se a discussão de conceitos básicos das Geociências, bem como a articulação de uma fundamentação metodológica capaz de promover um processo de ensino-aprendizagem interdisciplinar Entre os principais resultados aponta-se a qualidade pedagógica do curso como fundamental para o bom desempenho dos usuários, através da problematização inicial e da revisão final em cada bloco. Igualmente, indicam algumas características que são importantes para o sucesso de um curso que segue essa estrutura, tal como, a possibilidade de oferecer forte interação entre os mesmos e a comunidade, oferecendo melhores resultados para as videoaulas com curta duração e gravadas em ambientes informais. Na etapa final da investigação fez-se uma discussão teórica sobre as perspectivas pedagógicas para a escola da cultura digital, resultados que se moldaram durante toda a pesquisa de desenvolvimento, apontando indicativos de que a escola perdeu a maioria das suas finalidades, entendendo que haverá muita dificuldade de coexistir com os novos corpos e subjetividades que as habitam. Sugere-se uma mudança na sua concepção metodológica, com a inclusão não somente de aparatos tecnológicos digitais, todavia abrangendo as novas formas de interação.
id URGS_d6d67f84a5dc01cdfe7109b7ee3a78ce
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157135
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Werlang, Rafhael BrumDel Pino, Jose Claudio2017-04-26T02:23:06Z2017http://hdl.handle.net/10183/157135001018733Esta tese tem por escopo discutir o ensino de Geociências na Educação Básica, partindo da análise de um contexto social e escolar a fim de alavancar a construção de um curso de formação continuada de professores, visando, também, a promoção de uma fundamentação metodológica para que os docentes possam desenvolver um processo de ensino-aprendizagem baseado na interdisciplinaridade a partir da pesquisa de problemas bem delimitados. Adota-se um procedimento de pesquisa de estudo de caso e de desenvolvimento, partindo-se da análise de um contexto escolar e da construção, implementação e avaliação de um curso de formação docente denominado GeoIlhas, fundamentado metodologicamente no formato de curso on- line, massivo e aberto (MOOC). Na etapa inicial da pesquisa avaliou-se o desempenho de professores da Educação Básica e de alunos do Ensino Médio do município de Caçapava do Sul, Rio Grande do Sul, em uma avaliação de conhecimentos básicos de geociências e se debateu o cenário das Geociências no Ensino Básico Brasileiro, cujos resultados indicam um baixo desempenho na avaliação, tanto pelos alunos, quanto pelos professores. Na segunda etapa, que se constituiu do planejamento, produção, implementação e avaliação do curso de formação continuada de professores, no formato MOOC, objetivou-se a discussão de conceitos básicos das Geociências, bem como a articulação de uma fundamentação metodológica capaz de promover um processo de ensino-aprendizagem interdisciplinar Entre os principais resultados aponta-se a qualidade pedagógica do curso como fundamental para o bom desempenho dos usuários, através da problematização inicial e da revisão final em cada bloco. Igualmente, indicam algumas características que são importantes para o sucesso de um curso que segue essa estrutura, tal como, a possibilidade de oferecer forte interação entre os mesmos e a comunidade, oferecendo melhores resultados para as videoaulas com curta duração e gravadas em ambientes informais. Na etapa final da investigação fez-se uma discussão teórica sobre as perspectivas pedagógicas para a escola da cultura digital, resultados que se moldaram durante toda a pesquisa de desenvolvimento, apontando indicativos de que a escola perdeu a maioria das suas finalidades, entendendo que haverá muita dificuldade de coexistir com os novos corpos e subjetividades que as habitam. Sugere-se uma mudança na sua concepção metodológica, com a inclusão não somente de aparatos tecnológicos digitais, todavia abrangendo as novas formas de interação.This thesis aims to discuss the teaching of Geosciences in Elementary Education, starting from a social and school context in order to leverage the construction of a course of continuous training of teachers, intending also to promote a methodological ground for the teachers develop a process of teaching-learning based on interdisciplinarity from a research of well delimited problems. To this work is adopted a case study and development procedure of research, starting from the analysis of a school context and the construction, implementation and evaluation of a teacher training course called GeoIlhas (Geo-Islands), methodologically based on the Massive Open Online Course (MOOC). In the initial stage of the research, it had verified that the performance of teachers of elementary education and high school students in the city of Caçapava do Sul, Rio Grande do Sul, in an assessment of basic knowledge of geosciences, whose results indicate a low performance in the evaluation, both by students and by teachers. In the second stage of the research that consisted about the planning, production, implementation and evaluation of the training teacher course, in MOOC format, it had the aim to discuss the basic concepts of geoscience, and the articulation of methodological grounds able to promote an interdisciplinary teaching-learning process Among the main results, it has pointed out the pedagogical quality of the course as fundamental for the good performance of the users, through an initial problematization and a final revision in each block. It is also indicated some characteristics that are important to the success of a course that follows this structure, such as the possibility of offering strong interaction between them and the community, offering better results for the video-classes with short duration and recorded in informal environments. In the final stage of the research, it has been made a theoretical discussion about the pedagogical perspectives for the school on digital culture, results that were shaped during the whole development research, pointing indications that the school had lost most of its purposes, understanding that there will be a lot of difficulty of coexisting with the new bodies and subjectivities that inhabit them. It is suggested a change in its methodological conception, with the inclusion not only of digital technological devices, but also of new forms of interaction.application/zipapplication/pdfporEnsino de geocienciasAprendizagemEducação básicaInterdisciplinaridadeFormação de professoresGeosciencesTeacher trainingInterdisciplinarityMOOCScience teachingCloud educationGeoilhas : o ensino de geociências na educação básica articulado com a ilha interdisciplinar de racionalidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2017doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001018733.pdf001018733.pdfTexto completoapplication/pdf3029496http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157135/1/001018733.pdf4257cc514b31f8caf0a569898092435bMD51001018733.zip001018733.zipVídeoapplication/zip259091282http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157135/2/001018733.zip800129c2a27f8211ae0991f386dffa2eMD52001018733-02.zip001018733-02.zipVídeoapplication/zip285401605http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157135/3/001018733-02.zipee6a98f60d9674c0829b00f306179ee5MD53001018733-03.zip001018733-03.zipVídeoapplication/zip642381561http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157135/4/001018733-03.zip6e16d679753a6f804e648f81f3940a72MD54TEXT001018733.pdf.txt001018733.pdf.txtExtracted Texttext/plain336547http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157135/5/001018733.pdf.txtb2f26b0d774e412c0e169a7e024579edMD55THUMBNAIL001018733.pdf.jpg001018733.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1325http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157135/6/001018733.pdf.jpgbfe3bae978ab7ec8693d47574f6397b9MD5610183/1571352021-05-07 04:53:38.539805oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157135Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:53:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Geoilhas : o ensino de geociências na educação básica articulado com a ilha interdisciplinar de racionalidade
title Geoilhas : o ensino de geociências na educação básica articulado com a ilha interdisciplinar de racionalidade
spellingShingle Geoilhas : o ensino de geociências na educação básica articulado com a ilha interdisciplinar de racionalidade
Werlang, Rafhael Brum
Ensino de geociencias
Aprendizagem
Educação básica
Interdisciplinaridade
Formação de professores
Geosciences
Teacher training
Interdisciplinarity
MOOC
Science teaching
Cloud education
title_short Geoilhas : o ensino de geociências na educação básica articulado com a ilha interdisciplinar de racionalidade
title_full Geoilhas : o ensino de geociências na educação básica articulado com a ilha interdisciplinar de racionalidade
title_fullStr Geoilhas : o ensino de geociências na educação básica articulado com a ilha interdisciplinar de racionalidade
title_full_unstemmed Geoilhas : o ensino de geociências na educação básica articulado com a ilha interdisciplinar de racionalidade
title_sort Geoilhas : o ensino de geociências na educação básica articulado com a ilha interdisciplinar de racionalidade
author Werlang, Rafhael Brum
author_facet Werlang, Rafhael Brum
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Werlang, Rafhael Brum
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Del Pino, Jose Claudio
contributor_str_mv Del Pino, Jose Claudio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geociencias
Aprendizagem
Educação básica
Interdisciplinaridade
Formação de professores
topic Ensino de geociencias
Aprendizagem
Educação básica
Interdisciplinaridade
Formação de professores
Geosciences
Teacher training
Interdisciplinarity
MOOC
Science teaching
Cloud education
dc.subject.eng.fl_str_mv Geosciences
Teacher training
Interdisciplinarity
MOOC
Science teaching
Cloud education
description Esta tese tem por escopo discutir o ensino de Geociências na Educação Básica, partindo da análise de um contexto social e escolar a fim de alavancar a construção de um curso de formação continuada de professores, visando, também, a promoção de uma fundamentação metodológica para que os docentes possam desenvolver um processo de ensino-aprendizagem baseado na interdisciplinaridade a partir da pesquisa de problemas bem delimitados. Adota-se um procedimento de pesquisa de estudo de caso e de desenvolvimento, partindo-se da análise de um contexto escolar e da construção, implementação e avaliação de um curso de formação docente denominado GeoIlhas, fundamentado metodologicamente no formato de curso on- line, massivo e aberto (MOOC). Na etapa inicial da pesquisa avaliou-se o desempenho de professores da Educação Básica e de alunos do Ensino Médio do município de Caçapava do Sul, Rio Grande do Sul, em uma avaliação de conhecimentos básicos de geociências e se debateu o cenário das Geociências no Ensino Básico Brasileiro, cujos resultados indicam um baixo desempenho na avaliação, tanto pelos alunos, quanto pelos professores. Na segunda etapa, que se constituiu do planejamento, produção, implementação e avaliação do curso de formação continuada de professores, no formato MOOC, objetivou-se a discussão de conceitos básicos das Geociências, bem como a articulação de uma fundamentação metodológica capaz de promover um processo de ensino-aprendizagem interdisciplinar Entre os principais resultados aponta-se a qualidade pedagógica do curso como fundamental para o bom desempenho dos usuários, através da problematização inicial e da revisão final em cada bloco. Igualmente, indicam algumas características que são importantes para o sucesso de um curso que segue essa estrutura, tal como, a possibilidade de oferecer forte interação entre os mesmos e a comunidade, oferecendo melhores resultados para as videoaulas com curta duração e gravadas em ambientes informais. Na etapa final da investigação fez-se uma discussão teórica sobre as perspectivas pedagógicas para a escola da cultura digital, resultados que se moldaram durante toda a pesquisa de desenvolvimento, apontando indicativos de que a escola perdeu a maioria das suas finalidades, entendendo que haverá muita dificuldade de coexistir com os novos corpos e subjetividades que as habitam. Sugere-se uma mudança na sua concepção metodológica, com a inclusão não somente de aparatos tecnológicos digitais, todavia abrangendo as novas formas de interação.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-26T02:23:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157135
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001018733
url http://hdl.handle.net/10183/157135
identifier_str_mv 001018733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/zip
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157135/1/001018733.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157135/2/001018733.zip
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157135/3/001018733-02.zip
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157135/4/001018733-03.zip
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157135/5/001018733.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157135/6/001018733.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4257cc514b31f8caf0a569898092435b
800129c2a27f8211ae0991f386dffa2e
ee6a98f60d9674c0829b00f306179ee5
6e16d679753a6f804e648f81f3940a72
b2f26b0d774e412c0e169a7e024579ed
bfe3bae978ab7ec8693d47574f6397b9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816736951180460032