Apropriação tecnológica e ensino : as tecnologias de informação e comunicação e o ensino de física para pessoas com deficiência visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/13754 |
Resumo: | O Ensino de Física para Pessoas com Deficiência Visual (DVs) é investigado. Um panorama da realidade escolar dos DVs é esboçado, particularmente do Ensino de Física e das Tecnologias de Computação (TICs) no contexto educacional dos DVs. São empregados recursos da pesquisa qualitativa tanto na tomada como na análise dos dados: entrevista gravada, redução fenomenológica, e outros. Professores de DVs e estudantes DVs são entrevistados sobre questões inerentes ao estar ensinando ou ao estar aprendendo ciências. A aprendizagem conceitual da fenomenologia física dos DVs e a experimentação no ensino de física para DVs também são analisadas. Finalmente, os resultados alcançados nas diferentes etapas da pesquisa revelam elementos para a articulação de um ensino de física mais adequado às necessidades específicas dos DVs. |
id |
URGS_d705e93e2db912c4dfb708ebba229fde |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13754 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Costa, Luciano GonsalvesBarone, Dante Augusto CoutoNeves, Marcos Cesar Danhoni2008-08-27T04:13:13Z2004http://hdl.handle.net/10183/13754000649609O Ensino de Física para Pessoas com Deficiência Visual (DVs) é investigado. Um panorama da realidade escolar dos DVs é esboçado, particularmente do Ensino de Física e das Tecnologias de Computação (TICs) no contexto educacional dos DVs. São empregados recursos da pesquisa qualitativa tanto na tomada como na análise dos dados: entrevista gravada, redução fenomenológica, e outros. Professores de DVs e estudantes DVs são entrevistados sobre questões inerentes ao estar ensinando ou ao estar aprendendo ciências. A aprendizagem conceitual da fenomenologia física dos DVs e a experimentação no ensino de física para DVs também são analisadas. Finalmente, os resultados alcançados nas diferentes etapas da pesquisa revelam elementos para a articulação de um ensino de física mais adequado às necessidades específicas dos DVs.The Physics Education for visual impairment people (DVs) is investigated. A picture of the DVs school reality is sketched, particularly of the physics education and the computation technologies (TICs) in this context. Resources of the qualitative research are aplied in the taking and analysis of data: interviews, phenomenological reduction, and others. Teachers of DVs and DVs students are interviewed about questions of the being teaching or learning sciences. The conceptual learning of the physical phenomenology in DVs and the experimentation in physics education for DVs also are analyzed. Finally, the results reached in the different stages of the research revels elements for the adjustement of the teaching to the DVs specific necessities.application/pdfporFísicaEnsinoInformática na educaçãoDeficiência visualTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Physics educationEducational technologiesVisual impairmentApropriação tecnológica e ensino : as tecnologias de informação e comunicação e o ensino de física para pessoas com deficiência visualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2004doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000649609.pdf000649609.pdfTexto completoapplication/pdf1236248http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13754/1/000649609.pdf3206f661c522266ff6610bfc43cc227eMD51TEXT000649609.pdf.txt000649609.pdf.txtExtracted Texttext/plain316995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13754/2/000649609.pdf.txt28061b72f6cfc6c8baa18cef70cf432fMD52THUMBNAIL000649609.pdf.jpg000649609.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1311http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13754/3/000649609.pdf.jpg684f99fa610735e73caf94fb2917682eMD5310183/137542018-10-08 09:08:36.746oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13754Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T12:08:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Apropriação tecnológica e ensino : as tecnologias de informação e comunicação e o ensino de física para pessoas com deficiência visual |
title |
Apropriação tecnológica e ensino : as tecnologias de informação e comunicação e o ensino de física para pessoas com deficiência visual |
spellingShingle |
Apropriação tecnológica e ensino : as tecnologias de informação e comunicação e o ensino de física para pessoas com deficiência visual Costa, Luciano Gonsalves Física Ensino Informática na educação Deficiência visual Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Physics education Educational technologies Visual impairment |
title_short |
Apropriação tecnológica e ensino : as tecnologias de informação e comunicação e o ensino de física para pessoas com deficiência visual |
title_full |
Apropriação tecnológica e ensino : as tecnologias de informação e comunicação e o ensino de física para pessoas com deficiência visual |
title_fullStr |
Apropriação tecnológica e ensino : as tecnologias de informação e comunicação e o ensino de física para pessoas com deficiência visual |
title_full_unstemmed |
Apropriação tecnológica e ensino : as tecnologias de informação e comunicação e o ensino de física para pessoas com deficiência visual |
title_sort |
Apropriação tecnológica e ensino : as tecnologias de informação e comunicação e o ensino de física para pessoas com deficiência visual |
author |
Costa, Luciano Gonsalves |
author_facet |
Costa, Luciano Gonsalves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Luciano Gonsalves |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barone, Dante Augusto Couto |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Neves, Marcos Cesar Danhoni |
contributor_str_mv |
Barone, Dante Augusto Couto Neves, Marcos Cesar Danhoni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física Ensino Informática na educação Deficiência visual Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
topic |
Física Ensino Informática na educação Deficiência visual Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Physics education Educational technologies Visual impairment |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Physics education Educational technologies Visual impairment |
description |
O Ensino de Física para Pessoas com Deficiência Visual (DVs) é investigado. Um panorama da realidade escolar dos DVs é esboçado, particularmente do Ensino de Física e das Tecnologias de Computação (TICs) no contexto educacional dos DVs. São empregados recursos da pesquisa qualitativa tanto na tomada como na análise dos dados: entrevista gravada, redução fenomenológica, e outros. Professores de DVs e estudantes DVs são entrevistados sobre questões inerentes ao estar ensinando ou ao estar aprendendo ciências. A aprendizagem conceitual da fenomenologia física dos DVs e a experimentação no ensino de física para DVs também são analisadas. Finalmente, os resultados alcançados nas diferentes etapas da pesquisa revelam elementos para a articulação de um ensino de física mais adequado às necessidades específicas dos DVs. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2008-08-27T04:13:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/13754 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000649609 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/13754 |
identifier_str_mv |
000649609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13754/1/000649609.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13754/2/000649609.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13754/3/000649609.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3206f661c522266ff6610bfc43cc227e 28061b72f6cfc6c8baa18cef70cf432f 684f99fa610735e73caf94fb2917682e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085128426225664 |