Apropriação tecnológica e ensino : as tecnologias de informação e comunicação e o ensino de física para pessoas com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Luciano Gonsalves
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/13754
Resumo: O Ensino de Física para Pessoas com Deficiência Visual (DVs) é investigado. Um panorama da realidade escolar dos DVs é esboçado, particularmente do Ensino de Física e das Tecnologias de Computação (TICs) no contexto educacional dos DVs. São empregados recursos da pesquisa qualitativa tanto na tomada como na análise dos dados: entrevista gravada, redução fenomenológica, e outros. Professores de DVs e estudantes DVs são entrevistados sobre questões inerentes ao estar ensinando ou ao estar aprendendo ciências. A aprendizagem conceitual da fenomenologia física dos DVs e a experimentação no ensino de física para DVs também são analisadas. Finalmente, os resultados alcançados nas diferentes etapas da pesquisa revelam elementos para a articulação de um ensino de física mais adequado às necessidades específicas dos DVs.
id URGS_d705e93e2db912c4dfb708ebba229fde
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13754
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Costa, Luciano GonsalvesBarone, Dante Augusto CoutoNeves, Marcos Cesar Danhoni2008-08-27T04:13:13Z2004http://hdl.handle.net/10183/13754000649609O Ensino de Física para Pessoas com Deficiência Visual (DVs) é investigado. Um panorama da realidade escolar dos DVs é esboçado, particularmente do Ensino de Física e das Tecnologias de Computação (TICs) no contexto educacional dos DVs. São empregados recursos da pesquisa qualitativa tanto na tomada como na análise dos dados: entrevista gravada, redução fenomenológica, e outros. Professores de DVs e estudantes DVs são entrevistados sobre questões inerentes ao estar ensinando ou ao estar aprendendo ciências. A aprendizagem conceitual da fenomenologia física dos DVs e a experimentação no ensino de física para DVs também são analisadas. Finalmente, os resultados alcançados nas diferentes etapas da pesquisa revelam elementos para a articulação de um ensino de física mais adequado às necessidades específicas dos DVs.The Physics Education for visual impairment people (DVs) is investigated. A picture of the DVs school reality is sketched, particularly of the physics education and the computation technologies (TICs) in this context. Resources of the qualitative research are aplied in the taking and analysis of data: interviews, phenomenological reduction, and others. Teachers of DVs and DVs students are interviewed about questions of the being teaching or learning sciences. The conceptual learning of the physical phenomenology in DVs and the experimentation in physics education for DVs also are analyzed. Finally, the results reached in the different stages of the research revels elements for the adjustement of the teaching to the DVs specific necessities.application/pdfporFísicaEnsinoInformática na educaçãoDeficiência visualTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Physics educationEducational technologiesVisual impairmentApropriação tecnológica e ensino : as tecnologias de informação e comunicação e o ensino de física para pessoas com deficiência visualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2004doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000649609.pdf000649609.pdfTexto completoapplication/pdf1236248http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13754/1/000649609.pdf3206f661c522266ff6610bfc43cc227eMD51TEXT000649609.pdf.txt000649609.pdf.txtExtracted Texttext/plain316995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13754/2/000649609.pdf.txt28061b72f6cfc6c8baa18cef70cf432fMD52THUMBNAIL000649609.pdf.jpg000649609.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1311http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13754/3/000649609.pdf.jpg684f99fa610735e73caf94fb2917682eMD5310183/137542018-10-08 09:08:36.746oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13754Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T12:08:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Apropriação tecnológica e ensino : as tecnologias de informação e comunicação e o ensino de física para pessoas com deficiência visual
title Apropriação tecnológica e ensino : as tecnologias de informação e comunicação e o ensino de física para pessoas com deficiência visual
spellingShingle Apropriação tecnológica e ensino : as tecnologias de informação e comunicação e o ensino de física para pessoas com deficiência visual
Costa, Luciano Gonsalves
Física
Ensino
Informática na educação
Deficiência visual
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Physics education
Educational technologies
Visual impairment
title_short Apropriação tecnológica e ensino : as tecnologias de informação e comunicação e o ensino de física para pessoas com deficiência visual
title_full Apropriação tecnológica e ensino : as tecnologias de informação e comunicação e o ensino de física para pessoas com deficiência visual
title_fullStr Apropriação tecnológica e ensino : as tecnologias de informação e comunicação e o ensino de física para pessoas com deficiência visual
title_full_unstemmed Apropriação tecnológica e ensino : as tecnologias de informação e comunicação e o ensino de física para pessoas com deficiência visual
title_sort Apropriação tecnológica e ensino : as tecnologias de informação e comunicação e o ensino de física para pessoas com deficiência visual
author Costa, Luciano Gonsalves
author_facet Costa, Luciano Gonsalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Luciano Gonsalves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barone, Dante Augusto Couto
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Neves, Marcos Cesar Danhoni
contributor_str_mv Barone, Dante Augusto Couto
Neves, Marcos Cesar Danhoni
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Ensino
Informática na educação
Deficiência visual
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
topic Física
Ensino
Informática na educação
Deficiência visual
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Physics education
Educational technologies
Visual impairment
dc.subject.eng.fl_str_mv Physics education
Educational technologies
Visual impairment
description O Ensino de Física para Pessoas com Deficiência Visual (DVs) é investigado. Um panorama da realidade escolar dos DVs é esboçado, particularmente do Ensino de Física e das Tecnologias de Computação (TICs) no contexto educacional dos DVs. São empregados recursos da pesquisa qualitativa tanto na tomada como na análise dos dados: entrevista gravada, redução fenomenológica, e outros. Professores de DVs e estudantes DVs são entrevistados sobre questões inerentes ao estar ensinando ou ao estar aprendendo ciências. A aprendizagem conceitual da fenomenologia física dos DVs e a experimentação no ensino de física para DVs também são analisadas. Finalmente, os resultados alcançados nas diferentes etapas da pesquisa revelam elementos para a articulação de um ensino de física mais adequado às necessidades específicas dos DVs.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-08-27T04:13:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/13754
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000649609
url http://hdl.handle.net/10183/13754
identifier_str_mv 000649609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13754/1/000649609.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13754/2/000649609.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13754/3/000649609.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3206f661c522266ff6610bfc43cc227e
28061b72f6cfc6c8baa18cef70cf432f
684f99fa610735e73caf94fb2917682e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085128426225664