Concepções de alunos e alunas de escolas públicas sobre o sujeito professor/a : falas e cenas da convivência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/7434 |
Resumo: | A presente dissertação aborda as concepções sobre o sujeito professor/a evidenciadas nas falas dos sujeitos da pesquisa, alunos e alunas que freqüentam a 6ª série do ensino fundamental em escolas públicas municipais e estaduais de Porto Alegre. Através da constituição de um grupo de conversação, metodologia de pesquisa qualitativa, oito participantes puderam interagir em encontros presenciais, mediados por dinâmicas que provocaram-nos a falar e expressar suas concepções e vivências sobre professores/as, interagindo entre si, confrontando argumentos e posições. Optou-se pela metodologia do grupo de conversação, atendendo às intenções da pesquisa, no sentido de possibilitar a escuta e registro das falas dos próprios alunos e alunas. O termo concepção é entendido como o conjunto de conhecimentos, explicações e idéias dos/as alunos relativos à experiência de vida, adquiridos na escola e em outros meios sociais, sendo expressos aqui através de suas falas sobre o sujeito professor/a. Autores como Miguel Arroyo, Gimeno Sacristán, Philippe Perrenoud, António Nóvoa e Paulo Freire constituíram o repertório de questões que problematizaram as falas e possibilitaram descrevê-las e analisá-las. Os integrantes do grupo de conversação expressaram suas concepções, desde o lugar ocupado por eles/as como alunos e alunas, e das experiências vivenciadas, expressando, ainda, diferentes discursos que circulam fora da escola sobre professores/as. Suas falas se referiram às vivências escolares e ao convívio com professores/as que têm ou tiveram, do sujeito professor concreto e de suas ações. Estabeleceram relações entre estes sujeitos reais com os possíveis, aquilo que gostariam de encontrar nas relações com seus professores/as, usando a imaginação e expressando seus desejos. Demonstraram a necessidade e a importância da relação positiva com o adulto de referência, através da amizade e atenção que esperam também dos professores/as. Apontaram o desejo de mais momentos de proximidade com o professor/a, através do diálogo e indicaram rejeitar não a figura que impõe limites, mas a autoridade que vem revestida de intransigência, falta de diálogo, completamente alheia ou distante de seus interesses. |
id |
URGS_d70b2f7d43bcf16ab411b4c776386392 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/7434 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Gomes, Simone GonzalezStephanou, Maria2007-06-06T19:06:22Z2005http://hdl.handle.net/10183/7434000544477A presente dissertação aborda as concepções sobre o sujeito professor/a evidenciadas nas falas dos sujeitos da pesquisa, alunos e alunas que freqüentam a 6ª série do ensino fundamental em escolas públicas municipais e estaduais de Porto Alegre. Através da constituição de um grupo de conversação, metodologia de pesquisa qualitativa, oito participantes puderam interagir em encontros presenciais, mediados por dinâmicas que provocaram-nos a falar e expressar suas concepções e vivências sobre professores/as, interagindo entre si, confrontando argumentos e posições. Optou-se pela metodologia do grupo de conversação, atendendo às intenções da pesquisa, no sentido de possibilitar a escuta e registro das falas dos próprios alunos e alunas. O termo concepção é entendido como o conjunto de conhecimentos, explicações e idéias dos/as alunos relativos à experiência de vida, adquiridos na escola e em outros meios sociais, sendo expressos aqui através de suas falas sobre o sujeito professor/a. Autores como Miguel Arroyo, Gimeno Sacristán, Philippe Perrenoud, António Nóvoa e Paulo Freire constituíram o repertório de questões que problematizaram as falas e possibilitaram descrevê-las e analisá-las. Os integrantes do grupo de conversação expressaram suas concepções, desde o lugar ocupado por eles/as como alunos e alunas, e das experiências vivenciadas, expressando, ainda, diferentes discursos que circulam fora da escola sobre professores/as. Suas falas se referiram às vivências escolares e ao convívio com professores/as que têm ou tiveram, do sujeito professor concreto e de suas ações. Estabeleceram relações entre estes sujeitos reais com os possíveis, aquilo que gostariam de encontrar nas relações com seus professores/as, usando a imaginação e expressando seus desejos. Demonstraram a necessidade e a importância da relação positiva com o adulto de referência, através da amizade e atenção que esperam também dos professores/as. Apontaram o desejo de mais momentos de proximidade com o professor/a, através do diálogo e indicaram rejeitar não a figura que impõe limites, mas a autoridade que vem revestida de intransigência, falta de diálogo, completamente alheia ou distante de seus interesses.application/pdfporRelação professor-alunoCotidiano escolarEnsino fundamentalEnsino públicoEscolaCulturaConvivênciaSala de aulaPorto Alegre (RS)Concepções de alunos e alunas de escolas públicas sobre o sujeito professor/a : falas e cenas da convivênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2005mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000544477.pdf000544477.pdfTexto completoapplication/pdf1367126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7434/1/000544477.pdfef368b96e00c95f080282f689a29bf7cMD51TEXT000544477.pdf.txt000544477.pdf.txtExtracted Texttext/plain305520http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7434/2/000544477.pdf.txtbe4e0113561715f3784b5c1ff17c29e0MD52THUMBNAIL000544477.pdf.jpg000544477.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg928http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7434/3/000544477.pdf.jpg1523a8f4dc22c004e06f9d94d9341b20MD5310183/74342018-10-05 08:43:50.143oai:www.lume.ufrgs.br:10183/7434Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:43:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Concepções de alunos e alunas de escolas públicas sobre o sujeito professor/a : falas e cenas da convivência |
title |
Concepções de alunos e alunas de escolas públicas sobre o sujeito professor/a : falas e cenas da convivência |
spellingShingle |
Concepções de alunos e alunas de escolas públicas sobre o sujeito professor/a : falas e cenas da convivência Gomes, Simone Gonzalez Relação professor-aluno Cotidiano escolar Ensino fundamental Ensino público Escola Cultura Convivência Sala de aula Porto Alegre (RS) |
title_short |
Concepções de alunos e alunas de escolas públicas sobre o sujeito professor/a : falas e cenas da convivência |
title_full |
Concepções de alunos e alunas de escolas públicas sobre o sujeito professor/a : falas e cenas da convivência |
title_fullStr |
Concepções de alunos e alunas de escolas públicas sobre o sujeito professor/a : falas e cenas da convivência |
title_full_unstemmed |
Concepções de alunos e alunas de escolas públicas sobre o sujeito professor/a : falas e cenas da convivência |
title_sort |
Concepções de alunos e alunas de escolas públicas sobre o sujeito professor/a : falas e cenas da convivência |
author |
Gomes, Simone Gonzalez |
author_facet |
Gomes, Simone Gonzalez |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Simone Gonzalez |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Stephanou, Maria |
contributor_str_mv |
Stephanou, Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação professor-aluno Cotidiano escolar Ensino fundamental Ensino público Escola Cultura Convivência Sala de aula Porto Alegre (RS) |
topic |
Relação professor-aluno Cotidiano escolar Ensino fundamental Ensino público Escola Cultura Convivência Sala de aula Porto Alegre (RS) |
description |
A presente dissertação aborda as concepções sobre o sujeito professor/a evidenciadas nas falas dos sujeitos da pesquisa, alunos e alunas que freqüentam a 6ª série do ensino fundamental em escolas públicas municipais e estaduais de Porto Alegre. Através da constituição de um grupo de conversação, metodologia de pesquisa qualitativa, oito participantes puderam interagir em encontros presenciais, mediados por dinâmicas que provocaram-nos a falar e expressar suas concepções e vivências sobre professores/as, interagindo entre si, confrontando argumentos e posições. Optou-se pela metodologia do grupo de conversação, atendendo às intenções da pesquisa, no sentido de possibilitar a escuta e registro das falas dos próprios alunos e alunas. O termo concepção é entendido como o conjunto de conhecimentos, explicações e idéias dos/as alunos relativos à experiência de vida, adquiridos na escola e em outros meios sociais, sendo expressos aqui através de suas falas sobre o sujeito professor/a. Autores como Miguel Arroyo, Gimeno Sacristán, Philippe Perrenoud, António Nóvoa e Paulo Freire constituíram o repertório de questões que problematizaram as falas e possibilitaram descrevê-las e analisá-las. Os integrantes do grupo de conversação expressaram suas concepções, desde o lugar ocupado por eles/as como alunos e alunas, e das experiências vivenciadas, expressando, ainda, diferentes discursos que circulam fora da escola sobre professores/as. Suas falas se referiram às vivências escolares e ao convívio com professores/as que têm ou tiveram, do sujeito professor concreto e de suas ações. Estabeleceram relações entre estes sujeitos reais com os possíveis, aquilo que gostariam de encontrar nas relações com seus professores/as, usando a imaginação e expressando seus desejos. Demonstraram a necessidade e a importância da relação positiva com o adulto de referência, através da amizade e atenção que esperam também dos professores/as. Apontaram o desejo de mais momentos de proximidade com o professor/a, através do diálogo e indicaram rejeitar não a figura que impõe limites, mas a autoridade que vem revestida de intransigência, falta de diálogo, completamente alheia ou distante de seus interesses. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T19:06:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/7434 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000544477 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/7434 |
identifier_str_mv |
000544477 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7434/1/000544477.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7434/2/000544477.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7434/3/000544477.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ef368b96e00c95f080282f689a29bf7c be4e0113561715f3784b5c1ff17c29e0 1523a8f4dc22c004e06f9d94d9341b20 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085076840480768 |