Método de avaliação das condições de fluidez do tráfego para provisão de informações através de painéis de mensagem variável
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/56597 |
Resumo: | Este trabalho propõe um método para avaliação das condições de fluidez do tráfego em vias arteriais da cidade de Porto Alegre sob a ótica de seus usuários, de modo a subsidiar a apresentação destas informações através dos painéis de mensagem variável (PMV). Para atingir o objetivo proposto, foram levantados: (i) estado-da-arte e da prática sobre a utilização de PMV; (ii) características das vias arteriais da cidade; (iii) imagens de vídeo e dados de tráfego destas vias; (iv) a percepção dos usuários sobre a fluidez do tráfego. O levantamento do estado-da-arte e da prática permitiu conhecer quais as características das mensagens, sejam elas do padrão construtivo ou do conteúdo, podem influenciar no comportamento do usuário. O estudo do sistema viário permitiu a escolha de vias de grande importância para a mobilidade da população para a aplicação do estudo. Os dados de tráfego e as imagens de vídeo destas vias foram utilizados na elaboração de cenários que buscaram representar situações de tráfego encontradas nos grandes centros urbanos. Os cenários foram avaliados por usuários das vias em questão. A partir dos resultados da pesquisa qualitativa, foram realizadas modelagens e obtidas equações que relacionam a percepção de fluidez do tráfego por parte dos usuários com a velocidade média do trecho. Os resultados indicaram que: (i) a velocidade média tem grande influência sobre a percepção de fluidez por parte dos motoristas; (ii) a avaliação sobre a fluidez do tráfego piora significativamente com a redução da velocidade média; (iii) os modelos para vias em estudo tem comportamentos semelhantes. Além disso, este trabalho propõe uma escala de qualificação da fluidez do tráfego levando em consideração a percepção dos usuários, utilizando a velocidade média com indicador de desempenho. |
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Benetti, Larissa SantosCybis, Helena Beatriz Bettella2012-10-18T01:38:04Z2012http://hdl.handle.net/10183/56597000859749Este trabalho propõe um método para avaliação das condições de fluidez do tráfego em vias arteriais da cidade de Porto Alegre sob a ótica de seus usuários, de modo a subsidiar a apresentação destas informações através dos painéis de mensagem variável (PMV). Para atingir o objetivo proposto, foram levantados: (i) estado-da-arte e da prática sobre a utilização de PMV; (ii) características das vias arteriais da cidade; (iii) imagens de vídeo e dados de tráfego destas vias; (iv) a percepção dos usuários sobre a fluidez do tráfego. O levantamento do estado-da-arte e da prática permitiu conhecer quais as características das mensagens, sejam elas do padrão construtivo ou do conteúdo, podem influenciar no comportamento do usuário. O estudo do sistema viário permitiu a escolha de vias de grande importância para a mobilidade da população para a aplicação do estudo. Os dados de tráfego e as imagens de vídeo destas vias foram utilizados na elaboração de cenários que buscaram representar situações de tráfego encontradas nos grandes centros urbanos. Os cenários foram avaliados por usuários das vias em questão. A partir dos resultados da pesquisa qualitativa, foram realizadas modelagens e obtidas equações que relacionam a percepção de fluidez do tráfego por parte dos usuários com a velocidade média do trecho. Os resultados indicaram que: (i) a velocidade média tem grande influência sobre a percepção de fluidez por parte dos motoristas; (ii) a avaliação sobre a fluidez do tráfego piora significativamente com a redução da velocidade média; (iii) os modelos para vias em estudo tem comportamentos semelhantes. Além disso, este trabalho propõe uma escala de qualificação da fluidez do tráfego levando em consideração a percepção dos usuários, utilizando a velocidade média com indicador de desempenho.This paper proposes a method for analyzing the conditions of traffic flow on arterial roads of the Porto Alegre city from the perspective of its users in order to submit this information by variable message signs (VMS). To reach that goal has been raised: (i) state of the art and practice on the use of VMS; (ii) characteristics of the arterial roads of the city; (iii) video images and data traffic from these roads; ( iv) the perception of users about the traffic flow. The lifting of the state of the art and practice which helped identify the characteristics of messages, whether constructive or the standard of content, can influence the behavior of the user. The study of the road system allowed the choice of channels of great importance to the mobility of the population to implement the study. Traffic data and video images of these routes were used in the preparation of scenarios that sought to represent traffic situations found in large urban centers. The scenarios were evaluated by users of the roads in question. From the results of qualitative research, modeling was performed and obtained equations that relate the perception of traffic flow for users with average speed of the stretch. The results indicated that: (i) the average speed has great influence on the perception of fluidity by the drivers, (ii) the assessment of traffic flow worsened significantly with the reduction of average speed, (iii) models for railway under study have similar behaviors. In addition, this paper proposes scales qualification of traffic flow from the perspective of users, using the average speed with performance indicator.application/pdfporTráfego urbano : Porto Alegre (RS)Percepção do usuárioSistema de informaçãoTraffic flowUsers perceptionUrban arterial roadsVariable message signs (VMS)Método de avaliação das condições de fluidez do tráfego para provisão de informações através de painéis de mensagem variávelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2012mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000859749.pdf000859749.pdfTexto completoapplication/pdf734043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56597/1/000859749.pdfa86377094462cfa8a9d1f222984e8206MD51TEXT000859749.pdf.txt000859749.pdf.txtExtracted Texttext/plain148257http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56597/2/000859749.pdf.txte727207bb232bae58af38d7d64f4f5f3MD52THUMBNAIL000859749.pdf.jpg000859749.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1187http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56597/3/000859749.pdf.jpg43d6005fe76d6138a0f58264133ea5b5MD5310183/565972018-10-09 08:30:34.404oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56597Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T11:30:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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