Compreensões sobre práticas pedagógicas apoiadas pelas tecnologias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Millan, Gerson Luiz
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142025
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal a análise das práticas orientadas pelo curso em sala de aula e das práticas reconstruídas pelas alunas-professoras com a mediação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para acompanhar o processo de como ocorreu a tomada de consciência das alunas-professoras de um curso de Pedagogia-Licenciatura na modalidade a distância da PEAD/UFRGS. O estudo foi desenvolvido a partir do constructo piagetiano da tomada de consciência considerando-se duas categorias (i) compreensão conceitual do uso das tecnologias nas práticas orientadas e reconstruídas durante o curso (PRO); (ii) compreensão conceitual do uso das tecnologias nas práticas reconstruídas pelas alunas-professoras após a conclusão do curso (PRE). A coleta de dados foi realizada a partir dos registros das alunas-professoras nos ambientes do curso e de entrevistas. Os dados coletados foram analisados conforme os níveis de Tomada de Consciência definidos. Concluímos que as alunas-professoras estão utilizando as Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação para as suas práticas educativas, construírem novos conhecimentos, oportunizarem descobertas de novas práticas e melhorarem as suas ações.
id URGS_d79e9cf33fbb874bdcd002fbf21c5285
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142025
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Millan, Gerson LuizAragón, Rosane2016-05-26T02:08:54Z2016http://hdl.handle.net/10183/142025000992768Esta pesquisa tem como objetivo principal a análise das práticas orientadas pelo curso em sala de aula e das práticas reconstruídas pelas alunas-professoras com a mediação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para acompanhar o processo de como ocorreu a tomada de consciência das alunas-professoras de um curso de Pedagogia-Licenciatura na modalidade a distância da PEAD/UFRGS. O estudo foi desenvolvido a partir do constructo piagetiano da tomada de consciência considerando-se duas categorias (i) compreensão conceitual do uso das tecnologias nas práticas orientadas e reconstruídas durante o curso (PRO); (ii) compreensão conceitual do uso das tecnologias nas práticas reconstruídas pelas alunas-professoras após a conclusão do curso (PRE). A coleta de dados foi realizada a partir dos registros das alunas-professoras nos ambientes do curso e de entrevistas. Os dados coletados foram analisados conforme os níveis de Tomada de Consciência definidos. Concluímos que as alunas-professoras estão utilizando as Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação para as suas práticas educativas, construírem novos conhecimentos, oportunizarem descobertas de novas práticas e melhorarem as suas ações.This research aims to analyze the practices targeted by the course in the classroom and practice rebuilt by the students-teachers with the mediation of Digital Technologies of Information and Communication to accompany the process as was the awareness of the students-teachers a Faculty of Education Degree-in distance of PEAD/UFRGS. The study was developed from Piaget's construct of awareness considering two categories (i) conceptual understanding of the use of technology in oriented practices and rebuilt during the course (PRO); (ii) conceptual understanding of the use of technology in practical rebuilt by the students-teachers after completing the course (PRE). Data collection was carried out from the records of the students-teachers in the course of interviews and environments. The collected data were analyzed according to the defined Consciousness-making levels. We conclude that the students-teachers are using the Digital Technologies of Information and Communication for their educational practices, build new knowledge, discoveries should create new practices and enhance their actions.application/pdfporTomada de consciênciaCurso de PedagogiaEnsino superiorFormação de professoresPrática pedagógicaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Consciousness-makingTechnologiesOriented practicesPedagogy courseCompreensões sobre práticas pedagógicas apoiadas pelas tecnologias digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000992768.pdf000992768.pdfTexto completoapplication/pdf1704467http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142025/1/000992768.pdfed068e37a906cf300519899860d4c6acMD51TEXT000992768.pdf.txt000992768.pdf.txtExtracted Texttext/plain304111http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142025/2/000992768.pdf.txta1d485f5d0bbdc98c5acb8262130063eMD52THUMBNAIL000992768.pdf.jpg000992768.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1078http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142025/3/000992768.pdf.jpg8184574b2e555ebc49ce100159d8363fMD5310183/1420252018-10-25 10:19:33.188oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142025Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T13:19:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Compreensões sobre práticas pedagógicas apoiadas pelas tecnologias digitais
title Compreensões sobre práticas pedagógicas apoiadas pelas tecnologias digitais
spellingShingle Compreensões sobre práticas pedagógicas apoiadas pelas tecnologias digitais
Millan, Gerson Luiz
Tomada de consciência
Curso de Pedagogia
Ensino superior
Formação de professores
Prática pedagógica
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Consciousness-making
Technologies
Oriented practices
Pedagogy course
title_short Compreensões sobre práticas pedagógicas apoiadas pelas tecnologias digitais
title_full Compreensões sobre práticas pedagógicas apoiadas pelas tecnologias digitais
title_fullStr Compreensões sobre práticas pedagógicas apoiadas pelas tecnologias digitais
title_full_unstemmed Compreensões sobre práticas pedagógicas apoiadas pelas tecnologias digitais
title_sort Compreensões sobre práticas pedagógicas apoiadas pelas tecnologias digitais
author Millan, Gerson Luiz
author_facet Millan, Gerson Luiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Millan, Gerson Luiz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aragón, Rosane
contributor_str_mv Aragón, Rosane
dc.subject.por.fl_str_mv Tomada de consciência
Curso de Pedagogia
Ensino superior
Formação de professores
Prática pedagógica
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
topic Tomada de consciência
Curso de Pedagogia
Ensino superior
Formação de professores
Prática pedagógica
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Consciousness-making
Technologies
Oriented practices
Pedagogy course
dc.subject.eng.fl_str_mv Consciousness-making
Technologies
Oriented practices
Pedagogy course
description Esta pesquisa tem como objetivo principal a análise das práticas orientadas pelo curso em sala de aula e das práticas reconstruídas pelas alunas-professoras com a mediação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para acompanhar o processo de como ocorreu a tomada de consciência das alunas-professoras de um curso de Pedagogia-Licenciatura na modalidade a distância da PEAD/UFRGS. O estudo foi desenvolvido a partir do constructo piagetiano da tomada de consciência considerando-se duas categorias (i) compreensão conceitual do uso das tecnologias nas práticas orientadas e reconstruídas durante o curso (PRO); (ii) compreensão conceitual do uso das tecnologias nas práticas reconstruídas pelas alunas-professoras após a conclusão do curso (PRE). A coleta de dados foi realizada a partir dos registros das alunas-professoras nos ambientes do curso e de entrevistas. Os dados coletados foram analisados conforme os níveis de Tomada de Consciência definidos. Concluímos que as alunas-professoras estão utilizando as Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação para as suas práticas educativas, construírem novos conhecimentos, oportunizarem descobertas de novas práticas e melhorarem as suas ações.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-26T02:08:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/142025
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000992768
url http://hdl.handle.net/10183/142025
identifier_str_mv 000992768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142025/1/000992768.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142025/2/000992768.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142025/3/000992768.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ed068e37a906cf300519899860d4c6ac
a1d485f5d0bbdc98c5acb8262130063e
8184574b2e555ebc49ce100159d8363f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816736933394513920