Desenvolvimento profissional do docente do ensino superior em uma rede acadêmica virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siluk, Ana Claudia Pavão
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/12868
Resumo: As mudanças ocorridas na contemporaneidade têm colocado como uma das questões centrais no ensino superior, o desenvolvimento do profissional docente. Os estudos acerca dessa temática apontam novos contextos de formação e prática pedagógica apoiadas por ambientes virtuais de aprendizagem. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo investigar se uma rede acadêmica virtual pode apresentar potencial para o desenvolvimento profissional docente, na visão dos docentes da FSG. Para se atingir os objetivos, realizou-se um estudo de caso, com abordagem predominantemente qualitativa. A pesquisa apresentou-se em nove fases. Na primeira, procurou-se investigar a temática que envolve o problema por meio de pesquisa bibliográfica, obtendo-se, como resultado, uma matriz preliminar das categorias de desenvolvimento profissional. A segunda fase caracterizou-se pela realização do perfil dos docentes e da busca de indicadores para as categorias. Para tal, foi aplicado um questionário, que se constituiu em estudo exploratório e que permitiu, juntamente com a literatura estudada, definir a Matriz Multirreferencial, organizada com base nas três categorias encontradas: 1)autonomia docente, tendo como indicadores, controle das ações da sala de aula, questionamento crítico de aprendizagem e de sociedade, uso do conhecimento, pelo professor e independência intelectual; 2)projeto profissional e os indicadores, motivação, diretividade, compromisso social e institucional, troca de experiência e relações interpessoais e afetividade; e 3)inovação pedagógica e os indicadores reconfiguração dos saberes e relação teoria e prática, e integração das tecnologias na prática pedagógica. Na terceira fase ocorreu a organização da Matriz multirreferencial, definindo os conceitos das categorias e indicadores e os valores quantitativos de cada elemento. Na quarta fase foi desenvolvida a RADEP Virtual, como um ambiente de suporte à aplicação da Matriz multirreferencial. Na quinta fase houve a aplicação da Matriz, por meio do desenvolvimento de um Programa de capacitação docente, apoiado com o uso da RADEP Virtual, a fim de verificar as possíveis contribuições desses elementos no desenvolvimento profissional. Na sexta fase organizou-se os estratos de pesquisa obtidos na fase anterior, categorizandoos e definiu-se as técnicas de amostragem dos estratos. Na sétima fase da pesquisa ocorreu a análise e descrição dos estratos com abordagem qualiquantitativa. A oitava fase apresentou a sistematização da Matriz multirreferencial com conceitos e valores encontrados. E a última fase apresenta a conclusão. Decorrente das análises, a conclusão acerca do problema estudado, permite apresentar a RADEP Virtual como uma ferramenta potencializadora de desenvolvimento profissional docente, a partir das categorias e indicadores elencados e da aplicação do Programa de capacitação docente, de acordo com a opinião dos docentes da FSG.
id URGS_d7b58c848fb9275d2adf3a8b6c246ba9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12868
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Siluk, Ana Claudia PavãoBehar, Patrícia AlejandraFranco, Maria Estela Dal Pai2008-05-10T04:12:46Z2006http://hdl.handle.net/10183/12868000631257As mudanças ocorridas na contemporaneidade têm colocado como uma das questões centrais no ensino superior, o desenvolvimento do profissional docente. Os estudos acerca dessa temática apontam novos contextos de formação e prática pedagógica apoiadas por ambientes virtuais de aprendizagem. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo investigar se uma rede acadêmica virtual pode apresentar potencial para o desenvolvimento profissional docente, na visão dos docentes da FSG. Para se atingir os objetivos, realizou-se um estudo de caso, com abordagem predominantemente qualitativa. A pesquisa apresentou-se em nove fases. Na primeira, procurou-se investigar a temática que envolve o problema por meio de pesquisa bibliográfica, obtendo-se, como resultado, uma matriz preliminar das categorias de desenvolvimento profissional. A segunda fase caracterizou-se pela realização do perfil dos docentes e da busca de indicadores para as categorias. Para tal, foi aplicado um questionário, que se constituiu em estudo exploratório e que permitiu, juntamente com a literatura estudada, definir a Matriz Multirreferencial, organizada com base nas três categorias encontradas: 1)autonomia docente, tendo como indicadores, controle das ações da sala de aula, questionamento crítico de aprendizagem e de sociedade, uso do conhecimento, pelo professor e independência intelectual; 2)projeto profissional e os indicadores, motivação, diretividade, compromisso social e institucional, troca de experiência e relações interpessoais e afetividade; e 3)inovação pedagógica e os indicadores reconfiguração dos saberes e relação teoria e prática, e integração das tecnologias na prática pedagógica. Na terceira fase ocorreu a organização da Matriz multirreferencial, definindo os conceitos das categorias e indicadores e os valores quantitativos de cada elemento. Na quarta fase foi desenvolvida a RADEP Virtual, como um ambiente de suporte à aplicação da Matriz multirreferencial. Na quinta fase houve a aplicação da Matriz, por meio do desenvolvimento de um Programa de capacitação docente, apoiado com o uso da RADEP Virtual, a fim de verificar as possíveis contribuições desses elementos no desenvolvimento profissional. Na sexta fase organizou-se os estratos de pesquisa obtidos na fase anterior, categorizandoos e definiu-se as técnicas de amostragem dos estratos. Na sétima fase da pesquisa ocorreu a análise e descrição dos estratos com abordagem qualiquantitativa. A oitava fase apresentou a sistematização da Matriz multirreferencial com conceitos e valores encontrados. E a última fase apresenta a conclusão. Decorrente das análises, a conclusão acerca do problema estudado, permite apresentar a RADEP Virtual como uma ferramenta potencializadora de desenvolvimento profissional docente, a partir das categorias e indicadores elencados e da aplicação do Programa de capacitação docente, de acordo com a opinião dos docentes da FSG.application/pdfporProfessorAperfeiçoamentoEnsino superiorPrática pedagógicaAprendizagemInformática na educaçãoRede virtualDesenvolvimento profissional do docente do ensino superior em uma rede acadêmica virtualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2006doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000631257.pdf000631257.pdfTexto completoapplication/pdf6800221http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12868/1/000631257.pdff0b955a49ae5b3cdce5cc9a0bdc91824MD51TEXT000631257.pdf.txt000631257.pdf.txtExtracted Texttext/plain451897http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12868/2/000631257.pdf.txt1bab0620392b1380061b92d03fe1dc4dMD52THUMBNAIL000631257.pdf.jpg000631257.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1125http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12868/3/000631257.pdf.jpg8f417c8de8e5c94ea2f9ffe7a7a50b15MD5310183/128682018-10-08 08:05:18.815oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12868Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:05:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento profissional do docente do ensino superior em uma rede acadêmica virtual
title Desenvolvimento profissional do docente do ensino superior em uma rede acadêmica virtual
spellingShingle Desenvolvimento profissional do docente do ensino superior em uma rede acadêmica virtual
Siluk, Ana Claudia Pavão
Professor
Aperfeiçoamento
Ensino superior
Prática pedagógica
Aprendizagem
Informática na educação
Rede virtual
title_short Desenvolvimento profissional do docente do ensino superior em uma rede acadêmica virtual
title_full Desenvolvimento profissional do docente do ensino superior em uma rede acadêmica virtual
title_fullStr Desenvolvimento profissional do docente do ensino superior em uma rede acadêmica virtual
title_full_unstemmed Desenvolvimento profissional do docente do ensino superior em uma rede acadêmica virtual
title_sort Desenvolvimento profissional do docente do ensino superior em uma rede acadêmica virtual
author Siluk, Ana Claudia Pavão
author_facet Siluk, Ana Claudia Pavão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siluk, Ana Claudia Pavão
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Franco, Maria Estela Dal Pai
contributor_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
Franco, Maria Estela Dal Pai
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Aperfeiçoamento
Ensino superior
Prática pedagógica
Aprendizagem
Informática na educação
Rede virtual
topic Professor
Aperfeiçoamento
Ensino superior
Prática pedagógica
Aprendizagem
Informática na educação
Rede virtual
description As mudanças ocorridas na contemporaneidade têm colocado como uma das questões centrais no ensino superior, o desenvolvimento do profissional docente. Os estudos acerca dessa temática apontam novos contextos de formação e prática pedagógica apoiadas por ambientes virtuais de aprendizagem. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo investigar se uma rede acadêmica virtual pode apresentar potencial para o desenvolvimento profissional docente, na visão dos docentes da FSG. Para se atingir os objetivos, realizou-se um estudo de caso, com abordagem predominantemente qualitativa. A pesquisa apresentou-se em nove fases. Na primeira, procurou-se investigar a temática que envolve o problema por meio de pesquisa bibliográfica, obtendo-se, como resultado, uma matriz preliminar das categorias de desenvolvimento profissional. A segunda fase caracterizou-se pela realização do perfil dos docentes e da busca de indicadores para as categorias. Para tal, foi aplicado um questionário, que se constituiu em estudo exploratório e que permitiu, juntamente com a literatura estudada, definir a Matriz Multirreferencial, organizada com base nas três categorias encontradas: 1)autonomia docente, tendo como indicadores, controle das ações da sala de aula, questionamento crítico de aprendizagem e de sociedade, uso do conhecimento, pelo professor e independência intelectual; 2)projeto profissional e os indicadores, motivação, diretividade, compromisso social e institucional, troca de experiência e relações interpessoais e afetividade; e 3)inovação pedagógica e os indicadores reconfiguração dos saberes e relação teoria e prática, e integração das tecnologias na prática pedagógica. Na terceira fase ocorreu a organização da Matriz multirreferencial, definindo os conceitos das categorias e indicadores e os valores quantitativos de cada elemento. Na quarta fase foi desenvolvida a RADEP Virtual, como um ambiente de suporte à aplicação da Matriz multirreferencial. Na quinta fase houve a aplicação da Matriz, por meio do desenvolvimento de um Programa de capacitação docente, apoiado com o uso da RADEP Virtual, a fim de verificar as possíveis contribuições desses elementos no desenvolvimento profissional. Na sexta fase organizou-se os estratos de pesquisa obtidos na fase anterior, categorizandoos e definiu-se as técnicas de amostragem dos estratos. Na sétima fase da pesquisa ocorreu a análise e descrição dos estratos com abordagem qualiquantitativa. A oitava fase apresentou a sistematização da Matriz multirreferencial com conceitos e valores encontrados. E a última fase apresenta a conclusão. Decorrente das análises, a conclusão acerca do problema estudado, permite apresentar a RADEP Virtual como uma ferramenta potencializadora de desenvolvimento profissional docente, a partir das categorias e indicadores elencados e da aplicação do Programa de capacitação docente, de acordo com a opinião dos docentes da FSG.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-05-10T04:12:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/12868
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000631257
url http://hdl.handle.net/10183/12868
identifier_str_mv 000631257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12868/1/000631257.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12868/2/000631257.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12868/3/000631257.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f0b955a49ae5b3cdce5cc9a0bdc91824
1bab0620392b1380061b92d03fe1dc4d
8f417c8de8e5c94ea2f9ffe7a7a50b15
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085118762549248