Uma proposta de integração entre ambientes de aprendizagem através de projetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerqueira, Aline Kátia de Mendonça
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/17805
Resumo: As práticas pedagógicas que decorrem da utilização das Tecnologias Educacionais que fazem parte do contexto escolar ainda são consideradas um problema para a maioria dos professores, que buscam uma nova metodologia para um melhor aproveitamento desses recursos. Assim, esta dissertação aborda uma metodologia que está sendo implantada em uma escola pública municipal de ensino fundamental de Macapá, a partir da visão de um grupo de professores e coordenadores de ambientes. Com esta proposta nasceu a necessidade de se criar um grupo de estudos sobre esta temática. No decorrer das leituras e discussões realizadas, foi possível definir que a metodologia de Projetos seria o potencializador para uma mudança na prática pedagógica dos professores e transformação na concepção pedagógica dos coordenadores de ambientes. Esta metodologia de Projetos já é uma realidade em diversas escolas estaduais de ensino fundamental de Macapá, no entanto, ainda não se tinha um estudo sobre como implantar esta metodologia com a utilização dos ambientes tecnológicos nas escolas. Sendo assim, foi possível aos professores (re)construir uma nova prática pedagógica, através de reflexões individuais e coletivas que possibilitaram uma (re)leitura sobre sua própria ação.
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