O discurso pedagógico da modernidade entre a metafísica e a crítica da razão : a formação para a virtude e liberdade reconstruída pela teoria da ação comunicativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/257728 |
Resumo: | "O discurso pedagógico da modernidade entre a metafisica e a crítica da razão: a formação para a virtude e liberdade reconstruída pela Teoria da Ação Comunicativa" é uma pesquisa teórica, dentro da filosofia da educação, que trata do discurso pedagógico moderno, sua crise e sua reconstrução. O discurso pedagógico moderno é formado por três temas básicos que dão sentido à educação, os dois primeiros de inspiração grega - o tema da formação ou cultura, o da virtude e o da autonomia do sujeito. Este discurso entra em crise por dois motivos. Primeiramente, por estar vinculado a uma forma metafísica de pensar que é superada após Hegel. Em segundo lugar, porque a própria Modernidade (cultural) entra em crise com as críticas radicais à razão. Diante disto, procura-se uma alternativa que impeça pura e simplesmente o abandono de um discurso que tem dado sentido à prática pedagógica ainda hoje. A Teoria da Ação Comunicativa de Habermas, com sua noção de razão comunicativa e sua avaliação da Modernidade, servem de arcabouço para uma reconstrução do discurso pedagógico moderno, porque se alia a um pensamento pós-metafísico sem renunciar à Modernidade e à razão. Nesta reconstrução, os três temas daquele discurso são reformulados sem serem descaracterizados, mostrando que não eram irremediavelmente dependentes da Metafísica. Com isto, este trabalho pretende estar contribuindo para uma elucidação dos objetivos maiores da prática pedagógica. |
id |
URGS_da96374a4b68a3411cb2b15abf19f7bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257728 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Oliveira, Rogel Esteves deVeit, Laetus Mário2023-05-04T04:06:43Z2002http://hdl.handle.net/10183/257728000341373"O discurso pedagógico da modernidade entre a metafisica e a crítica da razão: a formação para a virtude e liberdade reconstruída pela Teoria da Ação Comunicativa" é uma pesquisa teórica, dentro da filosofia da educação, que trata do discurso pedagógico moderno, sua crise e sua reconstrução. O discurso pedagógico moderno é formado por três temas básicos que dão sentido à educação, os dois primeiros de inspiração grega - o tema da formação ou cultura, o da virtude e o da autonomia do sujeito. Este discurso entra em crise por dois motivos. Primeiramente, por estar vinculado a uma forma metafísica de pensar que é superada após Hegel. Em segundo lugar, porque a própria Modernidade (cultural) entra em crise com as críticas radicais à razão. Diante disto, procura-se uma alternativa que impeça pura e simplesmente o abandono de um discurso que tem dado sentido à prática pedagógica ainda hoje. A Teoria da Ação Comunicativa de Habermas, com sua noção de razão comunicativa e sua avaliação da Modernidade, servem de arcabouço para uma reconstrução do discurso pedagógico moderno, porque se alia a um pensamento pós-metafísico sem renunciar à Modernidade e à razão. Nesta reconstrução, os três temas daquele discurso são reformulados sem serem descaracterizados, mostrando que não eram irremediavelmente dependentes da Metafísica. Com isto, este trabalho pretende estar contribuindo para uma elucidação dos objetivos maiores da prática pedagógica.application/pdfporDiscurso pedagógicoPrática pedagógicaLiberdadeFormaçãoTeoria da ação comunicativaMetafísicaRacionalidadeRazão comunicativaHabermas, Jürgen, 1929-O discurso pedagógico da modernidade entre a metafísica e a crítica da razão : a formação para a virtude e liberdade reconstruída pela teoria da ação comunicativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2002mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000341373.pdf.txt000341373.pdf.txtExtracted Texttext/plain286950http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257728/2/000341373.pdf.txt565cfca83b4f7aaf29db5c341b5f17d7MD52ORIGINAL000341373.pdfTexto completoapplication/pdf10835321http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257728/1/000341373.pdf0335a9f99a7db1dc9480cf5087abd3bbMD5110183/2577282023-05-10 03:28:01.860603oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257728Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-05-10T06:28:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O discurso pedagógico da modernidade entre a metafísica e a crítica da razão : a formação para a virtude e liberdade reconstruída pela teoria da ação comunicativa |
title |
O discurso pedagógico da modernidade entre a metafísica e a crítica da razão : a formação para a virtude e liberdade reconstruída pela teoria da ação comunicativa |
spellingShingle |
O discurso pedagógico da modernidade entre a metafísica e a crítica da razão : a formação para a virtude e liberdade reconstruída pela teoria da ação comunicativa Oliveira, Rogel Esteves de Discurso pedagógico Prática pedagógica Liberdade Formação Teoria da ação comunicativa Metafísica Racionalidade Razão comunicativa Habermas, Jürgen, 1929- |
title_short |
O discurso pedagógico da modernidade entre a metafísica e a crítica da razão : a formação para a virtude e liberdade reconstruída pela teoria da ação comunicativa |
title_full |
O discurso pedagógico da modernidade entre a metafísica e a crítica da razão : a formação para a virtude e liberdade reconstruída pela teoria da ação comunicativa |
title_fullStr |
O discurso pedagógico da modernidade entre a metafísica e a crítica da razão : a formação para a virtude e liberdade reconstruída pela teoria da ação comunicativa |
title_full_unstemmed |
O discurso pedagógico da modernidade entre a metafísica e a crítica da razão : a formação para a virtude e liberdade reconstruída pela teoria da ação comunicativa |
title_sort |
O discurso pedagógico da modernidade entre a metafísica e a crítica da razão : a formação para a virtude e liberdade reconstruída pela teoria da ação comunicativa |
author |
Oliveira, Rogel Esteves de |
author_facet |
Oliveira, Rogel Esteves de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Rogel Esteves de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Veit, Laetus Mário |
contributor_str_mv |
Veit, Laetus Mário |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discurso pedagógico Prática pedagógica Liberdade Formação Teoria da ação comunicativa Metafísica Racionalidade Razão comunicativa Habermas, Jürgen, 1929- |
topic |
Discurso pedagógico Prática pedagógica Liberdade Formação Teoria da ação comunicativa Metafísica Racionalidade Razão comunicativa Habermas, Jürgen, 1929- |
description |
"O discurso pedagógico da modernidade entre a metafisica e a crítica da razão: a formação para a virtude e liberdade reconstruída pela Teoria da Ação Comunicativa" é uma pesquisa teórica, dentro da filosofia da educação, que trata do discurso pedagógico moderno, sua crise e sua reconstrução. O discurso pedagógico moderno é formado por três temas básicos que dão sentido à educação, os dois primeiros de inspiração grega - o tema da formação ou cultura, o da virtude e o da autonomia do sujeito. Este discurso entra em crise por dois motivos. Primeiramente, por estar vinculado a uma forma metafísica de pensar que é superada após Hegel. Em segundo lugar, porque a própria Modernidade (cultural) entra em crise com as críticas radicais à razão. Diante disto, procura-se uma alternativa que impeça pura e simplesmente o abandono de um discurso que tem dado sentido à prática pedagógica ainda hoje. A Teoria da Ação Comunicativa de Habermas, com sua noção de razão comunicativa e sua avaliação da Modernidade, servem de arcabouço para uma reconstrução do discurso pedagógico moderno, porque se alia a um pensamento pós-metafísico sem renunciar à Modernidade e à razão. Nesta reconstrução, os três temas daquele discurso são reformulados sem serem descaracterizados, mostrando que não eram irremediavelmente dependentes da Metafísica. Com isto, este trabalho pretende estar contribuindo para uma elucidação dos objetivos maiores da prática pedagógica. |
publishDate |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-04T04:06:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/257728 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000341373 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/257728 |
identifier_str_mv |
000341373 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257728/2/000341373.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257728/1/000341373.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
565cfca83b4f7aaf29db5c341b5f17d7 0335a9f99a7db1dc9480cf5087abd3bb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085616655794176 |