Educação popular : Brasil anos 90 para além do imobilismo e da crítica, a busca de alternativas uma leitura desde o campo democrático popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paludo, Conceição
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200562
Resumo: Situada no contexto atual mundial e brasileiro, esta investigação busca compreender o significado do novo momento histórico para a teoria e prática emancipatórias. Seu objetivo é o de contribuir para a ressignificação do sentido das práticas de educação do popular processadas desde a concepção de Educação Popular. Pretendeu atender ao objetivo proposto respondendo à seguinte questão: Quais são as transformações político/pedagógicas pelas quais vêm passando, a partir dos anos 90 do século XX, a concepção de Educação Popular? Para responder tal questão, foram realizados os seguintes movimentos teóricometodológicos: a) um mergulho na história do Projeto da Modernidade; b) um mergulho na teoria acumulada sobre educação; c) um mergulho no empírico através de observações registradas junto ao Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Rio Grande do Sul (MMTRIRS), ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), ao Movimento Negro Unificado (MNU) e à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da realização de 38 entrevistas semi-estruturadas. Inserida no âmbito das pesquisas qualitativas, no cruzamento destes movimentos, buscou-se responder à questão central da pesquisa, cujos resultados da investigação são apresentados em quatro capítulos. Conclui-se que as transformações e a crise societária mundiais, a mudança na direção do desenvolvimento brasileiro na década de 90 do século XX e a crise daí decorrente, juntamente com a crise dos referenciais emancipatórios, não foram suficientemente fortes para desconstituir o Campo Democrático e Popular e a concepção de Educação Popular, que se consolidaram na década de 70/80. Valendo-se de uma estratégia de disputa de hegemonia, enquanto Campo, os novos movimentos ganham sentido transformador em torno da construção de um projeto de futuro que parece tomar a forma de um novo projeto para o Brasil. Quanto à concepção de Educação, as novas ênfases acompanham o movimento do Campo e indicam que a ressignificação parece dar-se mais na orientação política do que na metodológica e ter um acento maior na formação técnico-política e humana propriamente.
id URGS_db55761617f2cb5e35677f5fb33846b6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200562
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Paludo, ConceiçãoFischer, Nilton Bueno2019-10-12T03:52:43Z2000http://hdl.handle.net/10183/200562000988391Situada no contexto atual mundial e brasileiro, esta investigação busca compreender o significado do novo momento histórico para a teoria e prática emancipatórias. Seu objetivo é o de contribuir para a ressignificação do sentido das práticas de educação do popular processadas desde a concepção de Educação Popular. Pretendeu atender ao objetivo proposto respondendo à seguinte questão: Quais são as transformações político/pedagógicas pelas quais vêm passando, a partir dos anos 90 do século XX, a concepção de Educação Popular? Para responder tal questão, foram realizados os seguintes movimentos teóricometodológicos: a) um mergulho na história do Projeto da Modernidade; b) um mergulho na teoria acumulada sobre educação; c) um mergulho no empírico através de observações registradas junto ao Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Rio Grande do Sul (MMTRIRS), ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), ao Movimento Negro Unificado (MNU) e à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da realização de 38 entrevistas semi-estruturadas. Inserida no âmbito das pesquisas qualitativas, no cruzamento destes movimentos, buscou-se responder à questão central da pesquisa, cujos resultados da investigação são apresentados em quatro capítulos. Conclui-se que as transformações e a crise societária mundiais, a mudança na direção do desenvolvimento brasileiro na década de 90 do século XX e a crise daí decorrente, juntamente com a crise dos referenciais emancipatórios, não foram suficientemente fortes para desconstituir o Campo Democrático e Popular e a concepção de Educação Popular, que se consolidaram na década de 70/80. Valendo-se de uma estratégia de disputa de hegemonia, enquanto Campo, os novos movimentos ganham sentido transformador em torno da construção de um projeto de futuro que parece tomar a forma de um novo projeto para o Brasil. Quanto à concepção de Educação, as novas ênfases acompanham o movimento do Campo e indicam que a ressignificação parece dar-se mais na orientação política do que na metodológica e ter um acento maior na formação técnico-política e humana propriamente.Within the framework of the current world and Brazilian context, this research seeks to comprehend the significance of the new historical moment for the emancipation theory and practice. The main objective is that of contributing to the new significance of the popular education practice, processed from the concept of Popular Education. lt tried to achieve the objective here proposed by answering the following question: What are the political-pedagogical changes that the concept of Popular Education has gone through since the 90's, in the XX century? In order to answer this question, the following theoretical-methodological moves were made: a) Diving into the history of the Modernization Project. b) Diving into the accumulated theory on Education. c) Diving into the empirics through registered observation to the Movement of Rural Working Women in Rio Grande do Sul (MMTR/RS), to the Movement of Landless Workers (MST), to the United Black Movement (MNU) and to the Workers Union (CUT) and also through 38 semistructured interviews. lnserted in the area of qualitative research, coming across with those movements, it was sought to respond to the main question of this research and the results are presented in four chapters. lt was concluded that the world changes and the social crisis, the change in the direction of the Brazilian development in the 90's, in the XX century and the resulting crisis, ali along with the crisis of the emancipation references, were not strong enough to discontinue either the Popular-Democratic Area or the concept of Popular Education, which were consolidated in the 70's and 80's. Using the strategy of the hegemony dispute, as to this area, the new movements are changing the way in which the future project is being built up and it seems to be turning into a new project for Brazil. Regarding the concept of education, new emphases come along with the movement in this area and they indicate that a new significance seems to be more politically than methodologically oriented. lt also seems to be more emphatic on the human, technical-political formation itself.application/pdfporPolítica educacionalEducação popularProfessorEducação popular : Brasil anos 90 para além do imobilismo e da crítica, a busca de alternativas uma leitura desde o campo democrático popularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoCurso de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2000doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000988391.pdf.txt000988391.pdf.txtExtracted Texttext/plain747202http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200562/2/000988391.pdf.txtdae57d83232c25850c4be84d570e3600MD52ORIGINAL000988391.pdfTexto completoapplication/pdf13381132http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200562/1/000988391.pdf1508442fc8189b70e76964b3ab5ca4dbMD5110183/2005622023-05-20 03:34:45.817894oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200562Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-05-20T06:34:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação popular : Brasil anos 90 para além do imobilismo e da crítica, a busca de alternativas uma leitura desde o campo democrático popular
title Educação popular : Brasil anos 90 para além do imobilismo e da crítica, a busca de alternativas uma leitura desde o campo democrático popular
spellingShingle Educação popular : Brasil anos 90 para além do imobilismo e da crítica, a busca de alternativas uma leitura desde o campo democrático popular
Paludo, Conceição
Política educacional
Educação popular
Professor
title_short Educação popular : Brasil anos 90 para além do imobilismo e da crítica, a busca de alternativas uma leitura desde o campo democrático popular
title_full Educação popular : Brasil anos 90 para além do imobilismo e da crítica, a busca de alternativas uma leitura desde o campo democrático popular
title_fullStr Educação popular : Brasil anos 90 para além do imobilismo e da crítica, a busca de alternativas uma leitura desde o campo democrático popular
title_full_unstemmed Educação popular : Brasil anos 90 para além do imobilismo e da crítica, a busca de alternativas uma leitura desde o campo democrático popular
title_sort Educação popular : Brasil anos 90 para além do imobilismo e da crítica, a busca de alternativas uma leitura desde o campo democrático popular
author Paludo, Conceição
author_facet Paludo, Conceição
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paludo, Conceição
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fischer, Nilton Bueno
contributor_str_mv Fischer, Nilton Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Política educacional
Educação popular
Professor
topic Política educacional
Educação popular
Professor
description Situada no contexto atual mundial e brasileiro, esta investigação busca compreender o significado do novo momento histórico para a teoria e prática emancipatórias. Seu objetivo é o de contribuir para a ressignificação do sentido das práticas de educação do popular processadas desde a concepção de Educação Popular. Pretendeu atender ao objetivo proposto respondendo à seguinte questão: Quais são as transformações político/pedagógicas pelas quais vêm passando, a partir dos anos 90 do século XX, a concepção de Educação Popular? Para responder tal questão, foram realizados os seguintes movimentos teóricometodológicos: a) um mergulho na história do Projeto da Modernidade; b) um mergulho na teoria acumulada sobre educação; c) um mergulho no empírico através de observações registradas junto ao Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Rio Grande do Sul (MMTRIRS), ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), ao Movimento Negro Unificado (MNU) e à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da realização de 38 entrevistas semi-estruturadas. Inserida no âmbito das pesquisas qualitativas, no cruzamento destes movimentos, buscou-se responder à questão central da pesquisa, cujos resultados da investigação são apresentados em quatro capítulos. Conclui-se que as transformações e a crise societária mundiais, a mudança na direção do desenvolvimento brasileiro na década de 90 do século XX e a crise daí decorrente, juntamente com a crise dos referenciais emancipatórios, não foram suficientemente fortes para desconstituir o Campo Democrático e Popular e a concepção de Educação Popular, que se consolidaram na década de 70/80. Valendo-se de uma estratégia de disputa de hegemonia, enquanto Campo, os novos movimentos ganham sentido transformador em torno da construção de um projeto de futuro que parece tomar a forma de um novo projeto para o Brasil. Quanto à concepção de Educação, as novas ênfases acompanham o movimento do Campo e indicam que a ressignificação parece dar-se mais na orientação política do que na metodológica e ter um acento maior na formação técnico-política e humana propriamente.
publishDate 2000
dc.date.issued.fl_str_mv 2000
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-12T03:52:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/200562
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000988391
url http://hdl.handle.net/10183/200562
identifier_str_mv 000988391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200562/2/000988391.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200562/1/000988391.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dae57d83232c25850c4be84d570e3600
1508442fc8189b70e76964b3ab5ca4db
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309154370289664