Educação popular como resistência e emancipação humana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/149271 |
Resumo: | O artigo visa a contribuir com o debate hoje instaurado sobre a concepção de Educação Popular na América Latina. A matriz teórica e analítica é o Materialismo Histórico Dialético e a pesquisa é de cunho bibliográfico e qualitativo. Parte-se da constatação de que essa concepção educativa está em processo de refundamentação. Nessa reflexão, busca-se resgatar suas origens e acumulados; bem como entender a sua atualidade. Conclui-se destacando aspectos teóricos a serem enfrentados e aprofundados e delineando alguns desafios colocados ao campo que a assume, para que possa continuar contribuindo nos processos de resistência visando à emancipação humana. |
id |
UFRGS-2_7982c30e512a09ce1b206470689f52b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149271 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Paludo, Conceição2016-10-27T02:19:44Z20150101-3262http://hdl.handle.net/10183/149271001003795O artigo visa a contribuir com o debate hoje instaurado sobre a concepção de Educação Popular na América Latina. A matriz teórica e analítica é o Materialismo Histórico Dialético e a pesquisa é de cunho bibliográfico e qualitativo. Parte-se da constatação de que essa concepção educativa está em processo de refundamentação. Nessa reflexão, busca-se resgatar suas origens e acumulados; bem como entender a sua atualidade. Conclui-se destacando aspectos teóricos a serem enfrentados e aprofundados e delineando alguns desafios colocados ao campo que a assume, para que possa continuar contribuindo nos processos de resistência visando à emancipação humana.The article aims to contribute to the debate established today on the conception of Popular Education in Latin America. The theoretical and analytical matrix is the Dialectical and Historical Materialism and the research has a bibliographic and qualitative approach. We start from the observation that this education conception is in the process of reformulating its theoretical foundation. In this reflection, we seek to rescue its origins and accumulated history, as well as understand its present time. We conclude by highlighting theoretical aspects to be faced and deepened and by outlining some challenges posed to the field that assumes it, so one can continue contributing to the processes of resistance aiming at human emancipation.application/pdfporCadernos CEDES. Campinas, SP. Vol. 35, n. 96, (maio/ago. 2015), p. 219-23Educação popularPopular educationTheoretical foundation reformulationPresent timeResistanceHuman emancipationEducação popular como resistência e emancipação humanaPopular education as resistance and human emancipation info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001003795.pdf001003795.pdfTexto completoapplication/pdf147810http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149271/1/001003795.pdf580019c2c7dee8e6635c20d48846022dMD51TEXT001003795.pdf.txt001003795.pdf.txtExtracted Texttext/plain43705http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149271/2/001003795.pdf.txt3204604d0e3b16e1d63ca1d1d29b9644MD52THUMBNAIL001003795.pdf.jpg001003795.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1310http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149271/3/001003795.pdf.jpg6f3fbd5a28a4d119c80c733003dc3c0bMD5310183/1492712023-05-20 03:39:02.851189oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149271Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-20T06:39:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação popular como resistência e emancipação humana |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Popular education as resistance and human emancipation |
title |
Educação popular como resistência e emancipação humana |
spellingShingle |
Educação popular como resistência e emancipação humana Paludo, Conceição Educação popular Popular education Theoretical foundation reformulation Present time Resistance Human emancipation |
title_short |
Educação popular como resistência e emancipação humana |
title_full |
Educação popular como resistência e emancipação humana |
title_fullStr |
Educação popular como resistência e emancipação humana |
title_full_unstemmed |
Educação popular como resistência e emancipação humana |
title_sort |
Educação popular como resistência e emancipação humana |
author |
Paludo, Conceição |
author_facet |
Paludo, Conceição |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paludo, Conceição |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação popular |
topic |
Educação popular Popular education Theoretical foundation reformulation Present time Resistance Human emancipation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Popular education Theoretical foundation reformulation Present time Resistance Human emancipation |
description |
O artigo visa a contribuir com o debate hoje instaurado sobre a concepção de Educação Popular na América Latina. A matriz teórica e analítica é o Materialismo Histórico Dialético e a pesquisa é de cunho bibliográfico e qualitativo. Parte-se da constatação de que essa concepção educativa está em processo de refundamentação. Nessa reflexão, busca-se resgatar suas origens e acumulados; bem como entender a sua atualidade. Conclui-se destacando aspectos teóricos a serem enfrentados e aprofundados e delineando alguns desafios colocados ao campo que a assume, para que possa continuar contribuindo nos processos de resistência visando à emancipação humana. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-10-27T02:19:44Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/149271 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0101-3262 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001003795 |
identifier_str_mv |
0101-3262 001003795 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/149271 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Cadernos CEDES. Campinas, SP. Vol. 35, n. 96, (maio/ago. 2015), p. 219-23 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149271/1/001003795.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149271/2/001003795.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149271/3/001003795.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
580019c2c7dee8e6635c20d48846022d 3204604d0e3b16e1d63ca1d1d29b9644 6f3fbd5a28a4d119c80c733003dc3c0b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224909740834816 |