Processos de construção e desenvolvimento de currículos para surdos com deficiência em uma escola bilíngue para surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marins, Cássia Lobato
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115955
Resumo: A dissertação a seguir acontece no âmbito de uma escola bilíngue para surdos e parte da seguinte pergunta de pesquisa: Como vem acontecendo os processos de construção e desenvolvimento de currículos para surdos com deficiência em uma escola de surdos? O objetivo geral foi acompanhar os processos de construção e desenvolvimento de currículos para surdos com deficiência em uma escola de surdos. Situo a pesquisa no campo dos Estudos Culturais e dos Estudos Surdos, com os autores: Carlos Skliar (2005) e as discussões feitas por ele sobre uma pedagogia da diferença para surdos pensada a partir da língua de sinais, da cultura e identidades surdas; Tomaz Tadeu da Silva (2005) e seus estudos sobre as teorias do currículo, para compreender como ocorrem as configurações de currículo e as relações de saberpoder que estão presentes nelas; Marisa Vorraber Costa (2001) e suas problematizações sobre a política cultural do currículo; Mônica Zavacki de Morais e Márcia Lise Lunardi-Lazzarin (2009) com discussões sobre os discursos curriculares da educação de surdos; Daniele de Paula Formozo (2009) trazendo as reflexões dos discursos curriculares da educação de surdos e Adriana da Silva Thoma (2012) discutindo a diferença e a cultura surda no cenário da educação inclusiva como desafios para o currículo. Como metodologia, fiz observações e registros em diário de campo de encontros de formação de professores, reuniões pedagógicas e em salas de aulas com alunos surdos com deficiência nos Ciclos de Formação. A partir da análise dos dados, construí três unidades: 1) O dia-a-dia na sala de aula inclusiva na escola bilíngue: novas experiências de currículos: nessa unidade, apresento falas e registros das observações sobre o trabalho na sala de aula com alunos surdos com deficiência e pude perceber a necessidade de formação para os professores bilíngues sobre as diferentes áreas de deficiências, onde possam discutir situações com as quais eles convivem e criar estratégias para que as singularidades sejam respeitadas; 2) Currículos para as singularidades: o desenvolvimento da linguagem visual para os surdos com deficiência: os professores bilíngues buscam experimentar e aprender com o desafio de planejar e desenvolver aulas diferenciadas para cada um dos alunos surdos com deficiência, através de planos individualizados. 3) Encontros dos professores: desafiando-se ao novo: o olhar dos professores para os alunos surdos com deficiência precisa ser um novo olhar, pois trabalhar com esses alunos é um desafio para eles. Assim, os professores estão construindo e experimentando propostas curriculares em sala de aula, errando, acertando e buscando a formação continuada para diminuir suas inquietações.
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Situo a pesquisa no campo dos Estudos Culturais e dos Estudos Surdos, com os autores: Carlos Skliar (2005) e as discussões feitas por ele sobre uma pedagogia da diferença para surdos pensada a partir da língua de sinais, da cultura e identidades surdas; Tomaz Tadeu da Silva (2005) e seus estudos sobre as teorias do currículo, para compreender como ocorrem as configurações de currículo e as relações de saberpoder que estão presentes nelas; Marisa Vorraber Costa (2001) e suas problematizações sobre a política cultural do currículo; Mônica Zavacki de Morais e Márcia Lise Lunardi-Lazzarin (2009) com discussões sobre os discursos curriculares da educação de surdos; Daniele de Paula Formozo (2009) trazendo as reflexões dos discursos curriculares da educação de surdos e Adriana da Silva Thoma (2012) discutindo a diferença e a cultura surda no cenário da educação inclusiva como desafios para o currículo. Como metodologia, fiz observações e registros em diário de campo de encontros de formação de professores, reuniões pedagógicas e em salas de aulas com alunos surdos com deficiência nos Ciclos de Formação. A partir da análise dos dados, construí três unidades: 1) O dia-a-dia na sala de aula inclusiva na escola bilíngue: novas experiências de currículos: nessa unidade, apresento falas e registros das observações sobre o trabalho na sala de aula com alunos surdos com deficiência e pude perceber a necessidade de formação para os professores bilíngues sobre as diferentes áreas de deficiências, onde possam discutir situações com as quais eles convivem e criar estratégias para que as singularidades sejam respeitadas; 2) Currículos para as singularidades: o desenvolvimento da linguagem visual para os surdos com deficiência: os professores bilíngues buscam experimentar e aprender com o desafio de planejar e desenvolver aulas diferenciadas para cada um dos alunos surdos com deficiência, através de planos individualizados. 3) Encontros dos professores: desafiando-se ao novo: o olhar dos professores para os alunos surdos com deficiência precisa ser um novo olhar, pois trabalhar com esses alunos é um desafio para eles. Assim, os professores estão construindo e experimentando propostas curriculares em sala de aula, errando, acertando e buscando a formação continuada para diminuir suas inquietações.The following dissertation happens within a bilingual school for the deaf and part of the following research question: How have the processes of construction and development of resumés for the deaf with disabilities been happening in a school for the deaf? The overall goal was to follow the processes of construction and development of resumés for the deaf with disabilities in a school for the deaf. I situate the research in the field of Cultural Studies and Deaf Studies, with the authors: Carlos Skliar (2005) and the discussions made by him on a difference of pedagogy for the deaf thought from the sign language, deaf culture and identities; Tomaz Tadeu da Silva (2005) and his studies of the curriculum theories to understand how curriculum settings occur and relations of power-knowledge that are present in them; Marisa Vorraber Costa (2001) and her problematizations on cultural policy of the curriculum; Monica Zavacki de Morais and Marcia Lise Lunardi-Lazzarini (2009) with discussions about curriculum discourses of deaf education; Daniele de Paula Formozo (2009) bringing the reflections of curriculum discourses of deaf education and Adriana da Silva Thoma (2012) discussing the difference and the deaf culture in the setting of inclusive education as challenges to the curriculum. As a methodology, I made observations and records in field diary of teacher training meetings, educational meetings and classrooms with deaf students with disabilities in training cycles. From the data analysis, I built three units: 1) The day-to-day in an inclusive classroom in a bilingual school: new experiences of resumes: this unit, I present speeches and records of observations on the work in the classroom with deaf students with disabilities and I could see the need for training for bilingual teachers about the different areas of deficiencies, where they can discuss situations with which they live and develop strategies so the singularities can be respected; 2) Resumes for singularities: the development of visual language for deaf people with disabilities: the bilingual teachers seek to experience and learn from the challenge to plan and develop differentiated lessons for each of deaf students with disabilities through individual plans. 3) meetings of teachers: challenging to the new: the teachers' perspective on deaf students with disabilities needs to be a new look, because working with these students is a challenge for them. So teachers are building and experimenting curricular proposals in the classroom, by getting it wrong, getting it right and seeking continuing education to decrease their concerns.application/pdfporEducação bilíngueSurdosDeficienteCurrículoCurriculumDeaf with disabilitiesBilingual schoolInclusionProcessos de construção e desenvolvimento de currículos para surdos com deficiência em uma escola bilíngue para surdosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000964911.pdf000964911.pdfTexto completoapplication/pdf880690http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115955/1/000964911.pdfc977f7b1926bf9027aee63a4d5c1b45aMD51TEXT000964911.pdf.txt000964911.pdf.txtExtracted Texttext/plain215764http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115955/2/000964911.pdf.txtbb5bb6cdb3b438c4199ce1e89c3d63c5MD52THUMBNAIL000964911.pdf.jpg000964911.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1181http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115955/3/000964911.pdf.jpgf0494553957918159117538c6b0013f8MD5310183/1159552018-10-22 07:45:30.368oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115955Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T10:45:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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