Processos cognitivos na diferenciação e aplicabilidade dos conceitos de equação e função na físico-química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Andre Luis Andrejew
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/19031
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar a compreensão dos conceitos de equação e função que serão aplicados na disciplina de Física-Química I do Curso de Química da UFPel. Para isso foram usados como fundamentação teórica o conceito de aprendizagem significativa de Ausubel, Mapas Conceituais e a Epistemologia do “Vê” de Gowin. Também foram utilizados os conceitos matemáticos de equação e função aplicados à Química, assim como a análise e o levantamento de ferramentas computacionais disponíveis na internet e as suas características em termos de aplicabilidade na área do ensino. Para a realização dessa pesquisa se fez uso de pré-testes com os alunos, visando identificar a existência dos subsunçores, assim como, a elaboração de mapas conceituais sobre os conhecimentos matemáticos exigidos na disciplina, particularmente, na Equação dos Gases Ideais. Os resultados foram analisados e permitiram o desenvolvimento de um objeto virtual de aprendizagem que privilegia o uso de equação e função matemática na Química. O objeto virtual de aprendizagem possibilita ao aluno o processo de interação, buscando desenvolver a sua aprendizagem, assim como elementos que promovam a interdisciplinaridade entre a Matemática e a Química. A interdisciplinaridade privilegiará a aplicabilidade de conceitos matemáticos na Equação dos Gases Ideais, especificamente na disciplina de Físico-Química I.
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