Framework para incorporação de experiêcias dos consumidores na gestão do design em empresas desenvolvedoras de produtos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abicht, Alexandre de Melo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200872
Resumo: Este trabalho propõe o framework para incorporação de experiências dos consumidores na gestão do design em empresas desenvolvedoras de produtos. Para o desenvolvimento da fundamentação teórica, foi abordado o design estratégico, gestão do design, marketing e design orientado para a experiência, experiência dos consumidores, design emocional, inovação e a cocriação de valor e o codesign. Os procedimentos metodológicos foram divididos em quatro fases, sendo as três primeiras: exploratória, de natureza qualitativa, realizando-se entrevistas em profundidade em quatro empresas desenvolvedoras de produtos; descritiva quantitativa, através de uma survey aplicada em 155 empresas; descritiva de natureza qualitativa, utilizada para desenvolver o framework proposto pelo estudo com especialistas na área. A quarta etapa foi uma pesquisa conclusiva, descritiva de natureza qualitativa, que avaliou o framework desenvolvido através de um painel de especialistas da área. No relatório da tese, apresenta-se a análise e discussão dos resultados das três etapas iniciais propostas pelo estudo e, na sequência, descrevese as considerações finais, apresentando a contribuição da incorporação de experiências na gestão do design, de forma a gerar vantagem competitiva às empresas, com a inserção dos consumidores junto ao Processo de Desenvolvimento de Produtos – PDP. Por fim, são dispostas as referências utilizadas no desenvolvimento da referida tese.
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