Circo Girassol : o saber circense incorporado e compartilhado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, José Francisco Baroni
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/8587
Resumo: Neste estudo do tipo etnográfico investiguei como se dá o processo de ensinoaprendizagem da arte circense nas oficinas oferecidas pelo Circo Girassol na cidade de Porto Alegre-RS durante os anos de 2004 e 2005, onde participei de reuniões, festas, treinos, ensaios, eventos, aulas, performances, espetáculos, entre outros. Apresento alguns pontos importantes deste trabalho: a minha aproximação afetiva e profissional com o tema de estudo; a possibilidade de refletir sobre as transformações históricas do fenômeno Circo; os caminhos investigativos; o conhecimento do Circo Girassol e suas práticas que, a partir de uma descrição densa, é mostrado no seu processo de construção; o cotidiano dos artistas nas atividades circenses; a dinâmica do grupo; destacando o processo de ensino da arte circense nas oficinas ministradas pelos artistas-professores. Analisei as seguintes categorias que emergiram do campo, a saber: professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem: ‘o que’ e ‘como’ é compartilhado o saber circense; a construção de um movimento corporal virtuoso e performático; treinamento, dor e sacrifício: o silenciamento do lúdico. Pensando o corpo a partir de referenciais culturais e históricos e a educação como um processo dialógico, considero que a prática pedagógica da arte circense no Circo Girassol se aproxima da prática da ginástica tradicional, para isso utiliza-se de alguns aspectos referentes ao treinamento físico; busca a construção de corpo e movimento nos moldes do Circo Contemporâneo, ou seja, uma estética de corpo reto, alinhado, com movimentos ‘limpos’, verticalizados em direção a um modelo padronizado tido como correto. Com uma prática docente de demonstração dos exercícios e o ensino centralizado no professor, inviabiliza uma proposta de educação pelo diálogo, reflexiva e lúdica.
id URGS_df740e41d75231786240a173904c1eba
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8587
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Silveira, José Francisco BaroniGoellner, Silvana Vilodre2007-06-06T19:17:16Z2006http://hdl.handle.net/10183/8587000581790Neste estudo do tipo etnográfico investiguei como se dá o processo de ensinoaprendizagem da arte circense nas oficinas oferecidas pelo Circo Girassol na cidade de Porto Alegre-RS durante os anos de 2004 e 2005, onde participei de reuniões, festas, treinos, ensaios, eventos, aulas, performances, espetáculos, entre outros. Apresento alguns pontos importantes deste trabalho: a minha aproximação afetiva e profissional com o tema de estudo; a possibilidade de refletir sobre as transformações históricas do fenômeno Circo; os caminhos investigativos; o conhecimento do Circo Girassol e suas práticas que, a partir de uma descrição densa, é mostrado no seu processo de construção; o cotidiano dos artistas nas atividades circenses; a dinâmica do grupo; destacando o processo de ensino da arte circense nas oficinas ministradas pelos artistas-professores. Analisei as seguintes categorias que emergiram do campo, a saber: professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem: ‘o que’ e ‘como’ é compartilhado o saber circense; a construção de um movimento corporal virtuoso e performático; treinamento, dor e sacrifício: o silenciamento do lúdico. Pensando o corpo a partir de referenciais culturais e históricos e a educação como um processo dialógico, considero que a prática pedagógica da arte circense no Circo Girassol se aproxima da prática da ginástica tradicional, para isso utiliza-se de alguns aspectos referentes ao treinamento físico; busca a construção de corpo e movimento nos moldes do Circo Contemporâneo, ou seja, uma estética de corpo reto, alinhado, com movimentos ‘limpos’, verticalizados em direção a um modelo padronizado tido como correto. Com uma prática docente de demonstração dos exercícios e o ensino centralizado no professor, inviabiliza uma proposta de educação pelo diálogo, reflexiva e lúdica.In this ethnographic study I investigated the teaching-learning process of the circus art in the workshops offered by the Girassol Circus in the city of Porto Alegre – RS during the years 2004 and 2005, where I participated of the activities like meetings, parties, trainings, rehearsals, events, lessons, performances, shows, among others. I present some aspects that are important in this work: my affective and professional approach with the study subject; the possibility of thinking about the historical changes of the phenomenon Circus; the ways of investigation; the knowledge of the Girassol Circus and its practices which I present in a dense description. I also present the artists daily activities in the circus; the group dynamics, pointing out the teaching process of the circus art in the workshops given by the teachers-artists. In relation to the sharing of knowledge, I analyzed the following categories which emerged from the field: teachers and students in the teaching-learning process as ‘what’ and ‘how’ the circus knowledge is shared; the construction of a virtuous corporal movement; training, pain and sacrifice, the silence of the ludicrous. Thinking the body from cultural and historical aspects and education as a dialogical process, I consider that the pedagogical practice of the circus art in the Girassol Circus has a great similarity to the traditional gymnastics practice, as it uses some aspects of physical training; it searches the construction of body and movement having the contemporary circus as a pattern, in other words, as esthetics of straight bodies, aligned with ‘clean’ movements, uprighted towards a standardized correct model. With a teaching practice of demonstrating the exercises and a teaching-centered attitude, it makes impracticable a reflective and ludicrous proposal of education.application/pdfporCircoCorpo humanoCircus artCircusPhysical educationPedagogical actionCorporal exercisesCirco Girassol : o saber circense incorporado e compartilhadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ciência do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2006mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000581790.pdf000581790.pdfTexto completoapplication/pdf6767564http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8587/1/000581790.pdf3b650a16d42ca936e699f5eebfbce68cMD51TEXT000581790.pdf.txt000581790.pdf.txtExtracted Texttext/plain372740http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8587/2/000581790.pdf.txt7bc4ff041731b22f3d7e630153980a01MD52THUMBNAIL000581790.pdf.jpg000581790.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1240http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8587/3/000581790.pdf.jpge5a5747196c728307d77c5df07f2a4ebMD5310183/85872018-10-15 08:23:08.07oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8587Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T11:23:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Circo Girassol : o saber circense incorporado e compartilhado
title Circo Girassol : o saber circense incorporado e compartilhado
spellingShingle Circo Girassol : o saber circense incorporado e compartilhado
Silveira, José Francisco Baroni
Circo
Corpo humano
Circus art
Circus
Physical education
Pedagogical action
Corporal exercises
title_short Circo Girassol : o saber circense incorporado e compartilhado
title_full Circo Girassol : o saber circense incorporado e compartilhado
title_fullStr Circo Girassol : o saber circense incorporado e compartilhado
title_full_unstemmed Circo Girassol : o saber circense incorporado e compartilhado
title_sort Circo Girassol : o saber circense incorporado e compartilhado
author Silveira, José Francisco Baroni
author_facet Silveira, José Francisco Baroni
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, José Francisco Baroni
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Goellner, Silvana Vilodre
contributor_str_mv Goellner, Silvana Vilodre
dc.subject.por.fl_str_mv Circo
Corpo humano
topic Circo
Corpo humano
Circus art
Circus
Physical education
Pedagogical action
Corporal exercises
dc.subject.eng.fl_str_mv Circus art
Circus
Physical education
Pedagogical action
Corporal exercises
description Neste estudo do tipo etnográfico investiguei como se dá o processo de ensinoaprendizagem da arte circense nas oficinas oferecidas pelo Circo Girassol na cidade de Porto Alegre-RS durante os anos de 2004 e 2005, onde participei de reuniões, festas, treinos, ensaios, eventos, aulas, performances, espetáculos, entre outros. Apresento alguns pontos importantes deste trabalho: a minha aproximação afetiva e profissional com o tema de estudo; a possibilidade de refletir sobre as transformações históricas do fenômeno Circo; os caminhos investigativos; o conhecimento do Circo Girassol e suas práticas que, a partir de uma descrição densa, é mostrado no seu processo de construção; o cotidiano dos artistas nas atividades circenses; a dinâmica do grupo; destacando o processo de ensino da arte circense nas oficinas ministradas pelos artistas-professores. Analisei as seguintes categorias que emergiram do campo, a saber: professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem: ‘o que’ e ‘como’ é compartilhado o saber circense; a construção de um movimento corporal virtuoso e performático; treinamento, dor e sacrifício: o silenciamento do lúdico. Pensando o corpo a partir de referenciais culturais e históricos e a educação como um processo dialógico, considero que a prática pedagógica da arte circense no Circo Girassol se aproxima da prática da ginástica tradicional, para isso utiliza-se de alguns aspectos referentes ao treinamento físico; busca a construção de corpo e movimento nos moldes do Circo Contemporâneo, ou seja, uma estética de corpo reto, alinhado, com movimentos ‘limpos’, verticalizados em direção a um modelo padronizado tido como correto. Com uma prática docente de demonstração dos exercícios e o ensino centralizado no professor, inviabiliza uma proposta de educação pelo diálogo, reflexiva e lúdica.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T19:17:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/8587
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000581790
url http://hdl.handle.net/10183/8587
identifier_str_mv 000581790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8587/1/000581790.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8587/2/000581790.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8587/3/000581790.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3b650a16d42ca936e699f5eebfbce68c
7bc4ff041731b22f3d7e630153980a01
e5a5747196c728307d77c5df07f2a4eb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085087678562304