Framework para usabilidade no desenvolvimento de comunicação em interfaces virtuais baseado em arquitetura da informação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/249420 |
Resumo: | A presente pesquisa objetivou a proposição de um framework de projeto que fosse capaz de fundamentar abordagens voltadas à organização e exposição do conteúdo comunicacional em interfaces virtuais considerando técnicas e ferramentas provenientes das áreas da Arquitetura da Informação, UX Writing, Microtexto e Microlearning. Essas técnicas foram aplicadas em um artefato a fim de auxiliar o projetista tanto no mapeamento de requisitos, quanto na estruturação e aplicação do conteúdo de acordo com o fluxo de acesso à informação e leitura em diferentes dispositivos informacionais (mobile , desktop , conversacionais), evoluindo para o desenvolvimento do projeto prático considerando entregáveis e validações posteriores o que trouxe possibilidades de melhorias do desenvolvimento da comunicação tanto em interfaces já existentes, quanto no desenvolvimento de abordagens para o fluxo informacional relacionado a novas interfaces. Para que este objetivo fosse alcançado, a investigação estabeleceu o cenário relacionado à sobrecarga cognitiva do usuário pelo acesso à informação em diferentes ambientes, bem como investigou os impactos relacionados às limitações e possibilidades, mapeando os elementos da interface que pudessem ser manipulados por parte do projetista de interface. Com base na pesquisa teórica de melhores práticas, foi compilada uma lista de requisitos que foi aplicada como base para o desenvolvimento das heurísticas, relacionado a formatação e adaptação de conteúdos, considerando contextos multiplataforma ( desktop x mobile , interfaces conversacionais, chatbots ). Finalmente foi aplicada a etapa de análise do artefato através de uma nova etapa de comparação com a base teórica proveniente da área de conhecimento investigada. A pesquisa finaliza relatando os ganhos alcançados através da versão final, bem como as lacunas preenchidas e quais poderão ser os desdobramentos, considerando propostas para futuros estudos. |
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Demarchi, Gustavo ScusselSilva, Tania Luisa Koltermann da2022-09-28T04:40:59Z2022http://hdl.handle.net/10183/249420001150646A presente pesquisa objetivou a proposição de um framework de projeto que fosse capaz de fundamentar abordagens voltadas à organização e exposição do conteúdo comunicacional em interfaces virtuais considerando técnicas e ferramentas provenientes das áreas da Arquitetura da Informação, UX Writing, Microtexto e Microlearning. Essas técnicas foram aplicadas em um artefato a fim de auxiliar o projetista tanto no mapeamento de requisitos, quanto na estruturação e aplicação do conteúdo de acordo com o fluxo de acesso à informação e leitura em diferentes dispositivos informacionais (mobile , desktop , conversacionais), evoluindo para o desenvolvimento do projeto prático considerando entregáveis e validações posteriores o que trouxe possibilidades de melhorias do desenvolvimento da comunicação tanto em interfaces já existentes, quanto no desenvolvimento de abordagens para o fluxo informacional relacionado a novas interfaces. Para que este objetivo fosse alcançado, a investigação estabeleceu o cenário relacionado à sobrecarga cognitiva do usuário pelo acesso à informação em diferentes ambientes, bem como investigou os impactos relacionados às limitações e possibilidades, mapeando os elementos da interface que pudessem ser manipulados por parte do projetista de interface. Com base na pesquisa teórica de melhores práticas, foi compilada uma lista de requisitos que foi aplicada como base para o desenvolvimento das heurísticas, relacionado a formatação e adaptação de conteúdos, considerando contextos multiplataforma ( desktop x mobile , interfaces conversacionais, chatbots ). Finalmente foi aplicada a etapa de análise do artefato através de uma nova etapa de comparação com a base teórica proveniente da área de conhecimento investigada. A pesquisa finaliza relatando os ganhos alcançados através da versão final, bem como as lacunas preenchidas e quais poderão ser os desdobramentos, considerando propostas para futuros estudos.The present research aimed to propose a project framework that would be able to support approaches aimed at organizing and exposing communication content in virtual interfaces considering techniques and tools from the areas of Information Architecture, UX Writing, Microtext and Microlearning. These techniques were applied in an artifact in order to help the designer in both mapping requirements and in structuring and applying the content according to the flow of access to information and reading in different informational devices (mobile, desktop, conversational), evolving for the development of the practical project considering deliverables and subsequent validations, which brought possibilities for improvements in the development of communication both in existing interfaces, and in the development of approaches to the information flow related to new interfaces. In order to achieve this objective, the investigation established the scenario related to the user's cognitive overload due to access to information in different environments, as well as investigated the impacts related to limitations and possibilities, mapping the interface elements that could be manipulated by the designer. interface. Based on the theoretical research of best practices, a list of requirements was compiled that was applied as a basis for the development of heuristics, related to formatting and adaptation of content, considering multiplatform contexts (desktop x mobile, conversational interfaces, chatbots). Finally, the artifact analysis stage was applied through a new stage of comparison with the theoretical basis from the area of knowledge researched. The research ends reporting the gains achieved, as well as the gaps that could be accomplished and what could be the consequences, considering proposals for further studies.application/pdfporDesign de interaçãoDesign de experiênciaInformation architectureInterface designInteraction designUser experienceFramework para usabilidade no desenvolvimento de comunicação em interfaces virtuais baseado em arquitetura da informaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001150646.pdf.txt001150646.pdf.txtExtracted Texttext/plain394539http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249420/2/001150646.pdf.txt633f3cc8b14cfee3c904bc3fac5b9392MD52ORIGINAL001150646.pdfTexto completoapplication/pdf51138002http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249420/1/001150646.pdf7a2a17599f1d08e54aabd60a0ecb5527MD5110183/2494202022-09-29 04:46:42.811961oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249420Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-09-29T07:46:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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