Modelagem do problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens usando rede tempo-espaço : grandes instâncias e frota heterogênea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/96846 |
Resumo: | O problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens (MDVSP, do inglês Multi-Depot Vehicle Scheduling Problem) é um problema clássico de logística e transportes. O MDVSP também é a base para a solução de vários problemas correlatos, tais como o problema de escalonamento de veículos em tempo-real e soluções integradas com o escalonamento de veículos, tais como o escalonamento da tripulação e otimização da tabela de horários. Desta forma, aprimorar a solução deste problema pode ser considerado de grande relevância, a qual permitirá resolver grandes instâncias reais de forma eficiente, bem como permitir a solução de problemas correlatos. O objetivo desta dissertação é verificar a aplicabilidade da utilização da rede tempo-espaço e do método de geração de colunas modificado proposto, para a solução deste problema, e de sua variante com frota heterogênea, considerando grandes instâncias. Diversos testes foram realizados utilizando o gerador de instâncias aleatórias com base na distribuição de demandas proposto. Grandes instâncias, envolvendo milhares de viagens (entre 500-10.000) e dezenas de garagens (4-128) são resolvidas em tempos razoáveis. |
id |
URGS_e1c17cb2ae2aa512da4ee31cff6f49e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96846 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Guedes, Pablo CristiniBorenstein, Denis2014-06-25T02:05:21Z2014http://hdl.handle.net/10183/96846000915445O problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens (MDVSP, do inglês Multi-Depot Vehicle Scheduling Problem) é um problema clássico de logística e transportes. O MDVSP também é a base para a solução de vários problemas correlatos, tais como o problema de escalonamento de veículos em tempo-real e soluções integradas com o escalonamento de veículos, tais como o escalonamento da tripulação e otimização da tabela de horários. Desta forma, aprimorar a solução deste problema pode ser considerado de grande relevância, a qual permitirá resolver grandes instâncias reais de forma eficiente, bem como permitir a solução de problemas correlatos. O objetivo desta dissertação é verificar a aplicabilidade da utilização da rede tempo-espaço e do método de geração de colunas modificado proposto, para a solução deste problema, e de sua variante com frota heterogênea, considerando grandes instâncias. Diversos testes foram realizados utilizando o gerador de instâncias aleatórias com base na distribuição de demandas proposto. Grandes instâncias, envolvendo milhares de viagens (entre 500-10.000) e dezenas de garagens (4-128) são resolvidas em tempos razoáveis.The multiple-depot vehicle-scheduling problem (MDVSP) is a classic logistic and transportation problem. The MDVSP is also a subproblem for solving various related problems, such as the real time vehicle scheduling problem, disruption management; and integrated problems such as the vehicle and crew scheduling problems. Although several mathematical and solution method have been developed in the literature, large instances (involving thousands of trips and several depots) are still difficult to solve in a reasonable time. The objective of this research work is to verify the applicability of the use of the space-time network towards obtaining good solutions for large instances in short time. Time-space network was suggested by Kliewer et al (2006), and it is positioned with respect to two-dimensional axes, one representing time and the other one space or stations. The arcs represent deadheading movements; and waiting periods in the same station. Solution methods for the MDVS combining time space with integer linear programming solvers and column generation were developed. Extensive testing was carried out using random generated instances, based on demands distribution. Large instances, involving thousands of trips (between 1,000-10,000) and dozen (4-64) depots, are solved in reasonable times.application/pdfporEscalonamento de veículosVeículos automotoresGaragensLogísticaTransportesMDVSPTime-space networkColumn generationMDVTSPModelagem do problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens usando rede tempo-espaço : grandes instâncias e frota heterogêneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000915445.pdf000915445.pdfTexto completoapplication/pdf569524http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96846/1/000915445.pdf3c634fac6fe925702220c2e52b2dbdadMD51TEXT000915445.pdf.txt000915445.pdf.txtExtracted Texttext/plain125766http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96846/2/000915445.pdf.txt81a4f7a594bce5a9f1b778cdf6fe0beaMD52THUMBNAIL000915445.pdf.jpg000915445.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg989http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96846/3/000915445.pdf.jpgaf191623298b3629f695e94f7cc060ccMD5310183/968462018-10-18 08:32:55.523oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96846Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T11:32:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelagem do problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens usando rede tempo-espaço : grandes instâncias e frota heterogênea |
title |
Modelagem do problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens usando rede tempo-espaço : grandes instâncias e frota heterogênea |
spellingShingle |
Modelagem do problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens usando rede tempo-espaço : grandes instâncias e frota heterogênea Guedes, Pablo Cristini Escalonamento de veículos Veículos automotores Garagens Logística Transportes MDVSP Time-space network Column generation MDVTSP |
title_short |
Modelagem do problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens usando rede tempo-espaço : grandes instâncias e frota heterogênea |
title_full |
Modelagem do problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens usando rede tempo-espaço : grandes instâncias e frota heterogênea |
title_fullStr |
Modelagem do problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens usando rede tempo-espaço : grandes instâncias e frota heterogênea |
title_full_unstemmed |
Modelagem do problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens usando rede tempo-espaço : grandes instâncias e frota heterogênea |
title_sort |
Modelagem do problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens usando rede tempo-espaço : grandes instâncias e frota heterogênea |
author |
Guedes, Pablo Cristini |
author_facet |
Guedes, Pablo Cristini |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guedes, Pablo Cristini |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Borenstein, Denis |
contributor_str_mv |
Borenstein, Denis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escalonamento de veículos Veículos automotores Garagens Logística Transportes |
topic |
Escalonamento de veículos Veículos automotores Garagens Logística Transportes MDVSP Time-space network Column generation MDVTSP |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
MDVSP Time-space network Column generation MDVTSP |
description |
O problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens (MDVSP, do inglês Multi-Depot Vehicle Scheduling Problem) é um problema clássico de logística e transportes. O MDVSP também é a base para a solução de vários problemas correlatos, tais como o problema de escalonamento de veículos em tempo-real e soluções integradas com o escalonamento de veículos, tais como o escalonamento da tripulação e otimização da tabela de horários. Desta forma, aprimorar a solução deste problema pode ser considerado de grande relevância, a qual permitirá resolver grandes instâncias reais de forma eficiente, bem como permitir a solução de problemas correlatos. O objetivo desta dissertação é verificar a aplicabilidade da utilização da rede tempo-espaço e do método de geração de colunas modificado proposto, para a solução deste problema, e de sua variante com frota heterogênea, considerando grandes instâncias. Diversos testes foram realizados utilizando o gerador de instâncias aleatórias com base na distribuição de demandas proposto. Grandes instâncias, envolvendo milhares de viagens (entre 500-10.000) e dezenas de garagens (4-128) são resolvidas em tempos razoáveis. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-25T02:05:21Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/96846 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000915445 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/96846 |
identifier_str_mv |
000915445 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96846/1/000915445.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96846/2/000915445.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96846/3/000915445.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3c634fac6fe925702220c2e52b2dbdad 81a4f7a594bce5a9f1b778cdf6fe0bea af191623298b3629f695e94f7cc060cc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085289480159232 |