Modelagem do problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens usando rede tempo-espaço : grandes instâncias e frota heterogênea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Pablo Cristini
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/96846
Resumo: O problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens (MDVSP, do inglês Multi-Depot Vehicle Scheduling Problem) é um problema clássico de logística e transportes. O MDVSP também é a base para a solução de vários problemas correlatos, tais como o problema de escalonamento de veículos em tempo-real e soluções integradas com o escalonamento de veículos, tais como o escalonamento da tripulação e otimização da tabela de horários. Desta forma, aprimorar a solução deste problema pode ser considerado de grande relevância, a qual permitirá resolver grandes instâncias reais de forma eficiente, bem como permitir a solução de problemas correlatos. O objetivo desta dissertação é verificar a aplicabilidade da utilização da rede tempo-espaço e do método de geração de colunas modificado proposto, para a solução deste problema, e de sua variante com frota heterogênea, considerando grandes instâncias. Diversos testes foram realizados utilizando o gerador de instâncias aleatórias com base na distribuição de demandas proposto. Grandes instâncias, envolvendo milhares de viagens (entre 500-10.000) e dezenas de garagens (4-128) são resolvidas em tempos razoáveis.
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