Modelagem do problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens usando rede tempo-espaço : grandes instâncias e frota heterogênea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Pablo Cristini
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/96846
Resumo: O problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens (MDVSP, do inglês Multi-Depot Vehicle Scheduling Problem) é um problema clássico de logística e transportes. O MDVSP também é a base para a solução de vários problemas correlatos, tais como o problema de escalonamento de veículos em tempo-real e soluções integradas com o escalonamento de veículos, tais como o escalonamento da tripulação e otimização da tabela de horários. Desta forma, aprimorar a solução deste problema pode ser considerado de grande relevância, a qual permitirá resolver grandes instâncias reais de forma eficiente, bem como permitir a solução de problemas correlatos. O objetivo desta dissertação é verificar a aplicabilidade da utilização da rede tempo-espaço e do método de geração de colunas modificado proposto, para a solução deste problema, e de sua variante com frota heterogênea, considerando grandes instâncias. Diversos testes foram realizados utilizando o gerador de instâncias aleatórias com base na distribuição de demandas proposto. Grandes instâncias, envolvendo milhares de viagens (entre 500-10.000) e dezenas de garagens (4-128) são resolvidas em tempos razoáveis.
id URGS_e1c17cb2ae2aa512da4ee31cff6f49e6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96846
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Guedes, Pablo CristiniBorenstein, Denis2014-06-25T02:05:21Z2014http://hdl.handle.net/10183/96846000915445O problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens (MDVSP, do inglês Multi-Depot Vehicle Scheduling Problem) é um problema clássico de logística e transportes. O MDVSP também é a base para a solução de vários problemas correlatos, tais como o problema de escalonamento de veículos em tempo-real e soluções integradas com o escalonamento de veículos, tais como o escalonamento da tripulação e otimização da tabela de horários. Desta forma, aprimorar a solução deste problema pode ser considerado de grande relevância, a qual permitirá resolver grandes instâncias reais de forma eficiente, bem como permitir a solução de problemas correlatos. O objetivo desta dissertação é verificar a aplicabilidade da utilização da rede tempo-espaço e do método de geração de colunas modificado proposto, para a solução deste problema, e de sua variante com frota heterogênea, considerando grandes instâncias. Diversos testes foram realizados utilizando o gerador de instâncias aleatórias com base na distribuição de demandas proposto. Grandes instâncias, envolvendo milhares de viagens (entre 500-10.000) e dezenas de garagens (4-128) são resolvidas em tempos razoáveis.The multiple-depot vehicle-scheduling problem (MDVSP) is a classic logistic and transportation problem. The MDVSP is also a subproblem for solving various related problems, such as the real time vehicle scheduling problem, disruption management; and integrated problems such as the vehicle and crew scheduling problems. Although several mathematical and solution method have been developed in the literature, large instances (involving thousands of trips and several depots) are still difficult to solve in a reasonable time. The objective of this research work is to verify the applicability of the use of the space-time network towards obtaining good solutions for large instances in short time. Time-space network was suggested by Kliewer et al (2006), and it is positioned with respect to two-dimensional axes, one representing time and the other one space or stations. The arcs represent deadheading movements; and waiting periods in the same station. Solution methods for the MDVS combining time space with integer linear programming solvers and column generation were developed. Extensive testing was carried out using random generated instances, based on demands distribution. Large instances, involving thousands of trips (between 1,000-10,000) and dozen (4-64) depots, are solved in reasonable times.application/pdfporEscalonamento de veículosVeículos automotoresGaragensLogísticaTransportesMDVSPTime-space networkColumn generationMDVTSPModelagem do problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens usando rede tempo-espaço : grandes instâncias e frota heterogêneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000915445.pdf000915445.pdfTexto completoapplication/pdf569524http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96846/1/000915445.pdf3c634fac6fe925702220c2e52b2dbdadMD51TEXT000915445.pdf.txt000915445.pdf.txtExtracted Texttext/plain125766http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96846/2/000915445.pdf.txt81a4f7a594bce5a9f1b778cdf6fe0beaMD52THUMBNAIL000915445.pdf.jpg000915445.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg989http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96846/3/000915445.pdf.jpgaf191623298b3629f695e94f7cc060ccMD5310183/968462018-10-18 08:32:55.523oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96846Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T11:32:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelagem do problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens usando rede tempo-espaço : grandes instâncias e frota heterogênea
title Modelagem do problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens usando rede tempo-espaço : grandes instâncias e frota heterogênea
spellingShingle Modelagem do problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens usando rede tempo-espaço : grandes instâncias e frota heterogênea
Guedes, Pablo Cristini
Escalonamento de veículos
Veículos automotores
Garagens
Logística
Transportes
MDVSP
Time-space network
Column generation
MDVTSP
title_short Modelagem do problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens usando rede tempo-espaço : grandes instâncias e frota heterogênea
title_full Modelagem do problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens usando rede tempo-espaço : grandes instâncias e frota heterogênea
title_fullStr Modelagem do problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens usando rede tempo-espaço : grandes instâncias e frota heterogênea
title_full_unstemmed Modelagem do problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens usando rede tempo-espaço : grandes instâncias e frota heterogênea
title_sort Modelagem do problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens usando rede tempo-espaço : grandes instâncias e frota heterogênea
author Guedes, Pablo Cristini
author_facet Guedes, Pablo Cristini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Pablo Cristini
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borenstein, Denis
contributor_str_mv Borenstein, Denis
dc.subject.por.fl_str_mv Escalonamento de veículos
Veículos automotores
Garagens
Logística
Transportes
topic Escalonamento de veículos
Veículos automotores
Garagens
Logística
Transportes
MDVSP
Time-space network
Column generation
MDVTSP
dc.subject.eng.fl_str_mv MDVSP
Time-space network
Column generation
MDVTSP
description O problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens (MDVSP, do inglês Multi-Depot Vehicle Scheduling Problem) é um problema clássico de logística e transportes. O MDVSP também é a base para a solução de vários problemas correlatos, tais como o problema de escalonamento de veículos em tempo-real e soluções integradas com o escalonamento de veículos, tais como o escalonamento da tripulação e otimização da tabela de horários. Desta forma, aprimorar a solução deste problema pode ser considerado de grande relevância, a qual permitirá resolver grandes instâncias reais de forma eficiente, bem como permitir a solução de problemas correlatos. O objetivo desta dissertação é verificar a aplicabilidade da utilização da rede tempo-espaço e do método de geração de colunas modificado proposto, para a solução deste problema, e de sua variante com frota heterogênea, considerando grandes instâncias. Diversos testes foram realizados utilizando o gerador de instâncias aleatórias com base na distribuição de demandas proposto. Grandes instâncias, envolvendo milhares de viagens (entre 500-10.000) e dezenas de garagens (4-128) são resolvidas em tempos razoáveis.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-25T02:05:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/96846
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000915445
url http://hdl.handle.net/10183/96846
identifier_str_mv 000915445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96846/1/000915445.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96846/2/000915445.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96846/3/000915445.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3c634fac6fe925702220c2e52b2dbdad
81a4f7a594bce5a9f1b778cdf6fe0bea
af191623298b3629f695e94f7cc060cc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085289480159232