Movimento em ato : processos criativos e formativos do ator e da atriz a partir do sistema de Konstantin Stanislávski
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/204616 |
Resumo: | Este trabalho tem como eixo as implicações da prática do movimento com o sistema de Konstantin Stanislávski. Seu desenvolvimento ocorreu pela revisão de aspectos do sistema, com especial atenção à experiência do vivo que toma corpo nas ações físicas, pelo trabalho que efetuei sobre mim em laboratório e pelos processos criativos e formativos na orientação de exercícios cênicos solo, sobre os quais reverbero a prática do movimento. A noção de movimento em ato articulou essas práticas, se configurado como treinamento para o ator e a atriz tornarem sensíveis os movimentos da experiência do vivo, compondo e criando suas ações nas relações do momento, e desde estas ações o processo de criação. A formação foi colocada como desdobramento das relações que ocorrem no processo criativo, e as ações de orientação tendo como guia os movimentos de alunos e alunas. O trabalho que a tese quer explicitar, por estes meios, diz respeito à produção de uma sensibilidade e composição das forças que convergem à experiência do movimento, percebendo, sentindo e utilizando as ínfimas diferenças produzidas como impulso de criação. |
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Dal Forno, AdrianaMarocco, Ines Alcaraz2020-01-18T04:16:59Z2019http://hdl.handle.net/10183/204616001109947Este trabalho tem como eixo as implicações da prática do movimento com o sistema de Konstantin Stanislávski. Seu desenvolvimento ocorreu pela revisão de aspectos do sistema, com especial atenção à experiência do vivo que toma corpo nas ações físicas, pelo trabalho que efetuei sobre mim em laboratório e pelos processos criativos e formativos na orientação de exercícios cênicos solo, sobre os quais reverbero a prática do movimento. A noção de movimento em ato articulou essas práticas, se configurado como treinamento para o ator e a atriz tornarem sensíveis os movimentos da experiência do vivo, compondo e criando suas ações nas relações do momento, e desde estas ações o processo de criação. A formação foi colocada como desdobramento das relações que ocorrem no processo criativo, e as ações de orientação tendo como guia os movimentos de alunos e alunas. O trabalho que a tese quer explicitar, por estes meios, diz respeito à produção de uma sensibilidade e composição das forças que convergem à experiência do movimento, percebendo, sentindo e utilizando as ínfimas diferenças produzidas como impulso de criação.This work focuses on the implications of the practice of movement with the Konstantin Stanislavski system. Its development occurred by reviewing aspects of the system, with particular attention to the living experience that takes shape in physical actions, the work I did on myself in the laboratory, and the creative and formative processes in conducting solo scenic exercises, upon which I reverberate the practice of movement. The notion of movement in action articulated these practices if configured as training for the actor and actress to make the movements of the living experience sensitive, composing and creating their actions in the relations of the moment, and from these actions the process of creation. The formation was placed as an unfolding of the relationships that occur in the creative process, and the orientation actions guided by the movements of students. The work that the thesis wants to make explicit by these means concerns the production of a sensitivity and composition of the forces that converge with the experience of movement, perceiving, feeling and using the minute differences produced as a creative impulse.application/pdfporStanislavski, Constantin, 1863-1938TeatroMovimentoAtoFormação do atorFormação da atrizSistemaProcesso criativoTheaterActor and actress trainingKonstantin Stanislavski's systemMovement in actCreative processMovimento em ato : processos criativos e formativos do ator e da atriz a partir do sistema de Konstantin Stanislávskiinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109947.pdf.txt001109947.pdf.txtExtracted Texttext/plain407590http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204616/2/001109947.pdf.txt9ea93eb8460da93611abba663e0027edMD52ORIGINAL001109947.pdfTexto completoapplication/pdf1056807http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204616/1/001109947.pdf73435d08bda59383add8ec78ece2224dMD5110183/2046162020-01-19 05:14:58.585694oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204616Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-01-19T07:14:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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