Entre Meets e Classrooms: etnografia comparativa de uma escola pública e de uma escola privada de Porto Alegre durante a pandemia de Covid-19 em 2020 e 2021
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/239822 |
Resumo: | O ensino remoto emergencial, observado de 2020 a 2021 durante a pandemia de Covid-19, sob o lócus de estudantes e educadores de uma escola pública e uma escola privada de Porto Alegre/RS, além de saberes situados, reverbera questionamentos para fora deste marco temporal extraordinário. Obtidos através da realização de entrevistas exploratórias e observação participante em encontros síncronos das instituições, os achados etnográficos podem ser categorizados entre os educadores (professoras e coordenações pedagógicas) e os estudantes. Para além do tratamento superficial da desigualdade educacional e do seu agravamento a partir da realização do ensino em formato online, as observações realizadas em aulas síncronas das duas instituições de ensino trouxeram, além de fatores até então pouco cogitados pela literatura brasileira para este agravamento (tecnológicos, familiares, emocionais e de infraestrutura doméstica), comportamentos, personalidades, linguagens e referências culturais diferentes de acordo com a classe social e o gênero do estudante. Do ponto de vista dos profissionais educacionais, à realidade dura das educadoras da instituição pública (baixos salários, acúmulo de disciplinas, extensa carga horária de trabalho e triplas jornadas) se somam descobertas sobre o relacionamento professor-aluno que levam a crer, por exemplo, que componentes geracionais, gênero ou disciplina ministrada não são fatores responsáveis pela facilidade (ou não) do estabelecimento dessa relação. Em respeito à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), para retratar situações peculiares que não são suficientemente descritas pela utilização de palavras em texto, são incorporadas ilustrações realizadas pela autora. |
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Peres, Fabíola de Carvalho LeiteOliven, Ruben George2022-06-07T04:40:07Z2022http://hdl.handle.net/10183/239822001142164O ensino remoto emergencial, observado de 2020 a 2021 durante a pandemia de Covid-19, sob o lócus de estudantes e educadores de uma escola pública e uma escola privada de Porto Alegre/RS, além de saberes situados, reverbera questionamentos para fora deste marco temporal extraordinário. Obtidos através da realização de entrevistas exploratórias e observação participante em encontros síncronos das instituições, os achados etnográficos podem ser categorizados entre os educadores (professoras e coordenações pedagógicas) e os estudantes. Para além do tratamento superficial da desigualdade educacional e do seu agravamento a partir da realização do ensino em formato online, as observações realizadas em aulas síncronas das duas instituições de ensino trouxeram, além de fatores até então pouco cogitados pela literatura brasileira para este agravamento (tecnológicos, familiares, emocionais e de infraestrutura doméstica), comportamentos, personalidades, linguagens e referências culturais diferentes de acordo com a classe social e o gênero do estudante. Do ponto de vista dos profissionais educacionais, à realidade dura das educadoras da instituição pública (baixos salários, acúmulo de disciplinas, extensa carga horária de trabalho e triplas jornadas) se somam descobertas sobre o relacionamento professor-aluno que levam a crer, por exemplo, que componentes geracionais, gênero ou disciplina ministrada não são fatores responsáveis pela facilidade (ou não) do estabelecimento dessa relação. Em respeito à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), para retratar situações peculiares que não são suficientemente descritas pela utilização de palavras em texto, são incorporadas ilustrações realizadas pela autora.The emergency remote teaching, observed from 2020 to 2021 during the Covid-19 pandemic under the locus of students and educators of a public school and a private school in Porto Alegre, RS, Brazil, beyond situated knowledge, reverberates questionings out of this extraordinary time frame. Obtained through exploratory interviews and participant observation in synchronous meetings of the institutions, the ethnographic discoveries can be categorized between the educators (teachers and pedagogical coordinators) and the students. In addition to the superficial treatment of educational inequality and its aggravation by teaching online, the observations made in synchronous classes at the two educational institutions brought to light, besides factors hitherto barely considered by the Brazilian literature for this aggravation (technological, family, emotional, and domestic infrastructure), different behaviors, personalities, languages, and cultural references according to the student's social class and gender. From the point of view of educational professionals, the harsh reality of public institution educators (low wages, accumulation of school subjects, extensive workload, and triple shifts) is added to the findings on the teacher-student relationship that lead us to believe, for example, that generational aspects, gender, or school subject are not factors responsible for the ease (or not) of establishing this relationship. In respect to the LGPD (Brazil Law of Data Protection), to portray peculiar situations that are not sufficiently described by the use of words in text, illustrations made by the author are incorporated.application/pdfporEducaçãoCOVID-19 (Doença)PandemiasEnsino Remoto Emergencial (ERE)EducationRemote teachingPandemicEntre Meets e Classrooms: etnografia comparativa de uma escola pública e de uma escola privada de Porto Alegre durante a pandemia de Covid-19 em 2020 e 2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Antropologia SocialPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001142164.pdf.txt001142164.pdf.txtExtracted Texttext/plain325526http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239822/2/001142164.pdf.txt7f24f84dbada70a28b88753dda4a5144MD52ORIGINAL001142164.pdfTexto completoapplication/pdf3811347http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239822/1/001142164.pdf301483cd2f230175a9cacaa384a43cf1MD5110183/2398222022-06-08 04:39:40.799089oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239822Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-06-08T07:39:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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