Entre Meets e Classrooms: etnografia comparativa de uma escola pública e de uma escola privada de Porto Alegre durante a pandemia de Covid-19 em 2020 e 2021

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres, Fabíola de Carvalho Leite
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/239822
Resumo: O ensino remoto emergencial, observado de 2020 a 2021 durante a pandemia de Covid-19, sob o lócus de estudantes e educadores de uma escola pública e uma escola privada de Porto Alegre/RS, além de saberes situados, reverbera questionamentos para fora deste marco temporal extraordinário. Obtidos através da realização de entrevistas exploratórias e observação participante em encontros síncronos das instituições, os achados etnográficos podem ser categorizados entre os educadores (professoras e coordenações pedagógicas) e os estudantes. Para além do tratamento superficial da desigualdade educacional e do seu agravamento a partir da realização do ensino em formato online, as observações realizadas em aulas síncronas das duas instituições de ensino trouxeram, além de fatores até então pouco cogitados pela literatura brasileira para este agravamento (tecnológicos, familiares, emocionais e de infraestrutura doméstica), comportamentos, personalidades, linguagens e referências culturais diferentes de acordo com a classe social e o gênero do estudante. Do ponto de vista dos profissionais educacionais, à realidade dura das educadoras da instituição pública (baixos salários, acúmulo de disciplinas, extensa carga horária de trabalho e triplas jornadas) se somam descobertas sobre o relacionamento professor-aluno que levam a crer, por exemplo, que componentes geracionais, gênero ou disciplina ministrada não são fatores responsáveis pela facilidade (ou não) do estabelecimento dessa relação. Em respeito à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), para retratar situações peculiares que não são suficientemente descritas pela utilização de palavras em texto, são incorporadas ilustrações realizadas pela autora.
id URGS_e3007b347a1f9542b4fc5285181ce496
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239822
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Peres, Fabíola de Carvalho LeiteOliven, Ruben George2022-06-07T04:40:07Z2022http://hdl.handle.net/10183/239822001142164O ensino remoto emergencial, observado de 2020 a 2021 durante a pandemia de Covid-19, sob o lócus de estudantes e educadores de uma escola pública e uma escola privada de Porto Alegre/RS, além de saberes situados, reverbera questionamentos para fora deste marco temporal extraordinário. Obtidos através da realização de entrevistas exploratórias e observação participante em encontros síncronos das instituições, os achados etnográficos podem ser categorizados entre os educadores (professoras e coordenações pedagógicas) e os estudantes. Para além do tratamento superficial da desigualdade educacional e do seu agravamento a partir da realização do ensino em formato online, as observações realizadas em aulas síncronas das duas instituições de ensino trouxeram, além de fatores até então pouco cogitados pela literatura brasileira para este agravamento (tecnológicos, familiares, emocionais e de infraestrutura doméstica), comportamentos, personalidades, linguagens e referências culturais diferentes de acordo com a classe social e o gênero do estudante. Do ponto de vista dos profissionais educacionais, à realidade dura das educadoras da instituição pública (baixos salários, acúmulo de disciplinas, extensa carga horária de trabalho e triplas jornadas) se somam descobertas sobre o relacionamento professor-aluno que levam a crer, por exemplo, que componentes geracionais, gênero ou disciplina ministrada não são fatores responsáveis pela facilidade (ou não) do estabelecimento dessa relação. Em respeito à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), para retratar situações peculiares que não são suficientemente descritas pela utilização de palavras em texto, são incorporadas ilustrações realizadas pela autora.The emergency remote teaching, observed from 2020 to 2021 during the Covid-19 pandemic under the locus of students and educators of a public school and a private school in Porto Alegre, RS, Brazil, beyond situated knowledge, reverberates questionings out of this extraordinary time frame. Obtained through exploratory interviews and participant observation in synchronous meetings of the institutions, the ethnographic discoveries can be categorized between the educators (teachers and pedagogical coordinators) and the students. In addition to the superficial treatment of educational inequality and its aggravation by teaching online, the observations made in synchronous classes at the two educational institutions brought to light, besides factors hitherto barely considered by the Brazilian literature for this aggravation (technological, family, emotional, and domestic infrastructure), different behaviors, personalities, languages, and cultural references according to the student's social class and gender. From the point of view of educational professionals, the harsh reality of public institution educators (low wages, accumulation of school subjects, extensive workload, and triple shifts) is added to the findings on the teacher-student relationship that lead us to believe, for example, that generational aspects, gender, or school subject are not factors responsible for the ease (or not) of establishing this relationship. In respect to the LGPD (Brazil Law of Data Protection), to portray peculiar situations that are not sufficiently described by the use of words in text, illustrations made by the author are incorporated.application/pdfporEducaçãoCOVID-19 (Doença)PandemiasEnsino Remoto Emergencial (ERE)EducationRemote teachingPandemicEntre Meets e Classrooms: etnografia comparativa de uma escola pública e de uma escola privada de Porto Alegre durante a pandemia de Covid-19 em 2020 e 2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Antropologia SocialPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001142164.pdf.txt001142164.pdf.txtExtracted Texttext/plain325526http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239822/2/001142164.pdf.txt7f24f84dbada70a28b88753dda4a5144MD52ORIGINAL001142164.pdfTexto completoapplication/pdf3811347http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239822/1/001142164.pdf301483cd2f230175a9cacaa384a43cf1MD5110183/2398222022-06-08 04:39:40.799089oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239822Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-06-08T07:39:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre Meets e Classrooms: etnografia comparativa de uma escola pública e de uma escola privada de Porto Alegre durante a pandemia de Covid-19 em 2020 e 2021
title Entre Meets e Classrooms: etnografia comparativa de uma escola pública e de uma escola privada de Porto Alegre durante a pandemia de Covid-19 em 2020 e 2021
spellingShingle Entre Meets e Classrooms: etnografia comparativa de uma escola pública e de uma escola privada de Porto Alegre durante a pandemia de Covid-19 em 2020 e 2021
Peres, Fabíola de Carvalho Leite
Educação
COVID-19 (Doença)
Pandemias
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Education
Remote teaching
Pandemic
title_short Entre Meets e Classrooms: etnografia comparativa de uma escola pública e de uma escola privada de Porto Alegre durante a pandemia de Covid-19 em 2020 e 2021
title_full Entre Meets e Classrooms: etnografia comparativa de uma escola pública e de uma escola privada de Porto Alegre durante a pandemia de Covid-19 em 2020 e 2021
title_fullStr Entre Meets e Classrooms: etnografia comparativa de uma escola pública e de uma escola privada de Porto Alegre durante a pandemia de Covid-19 em 2020 e 2021
title_full_unstemmed Entre Meets e Classrooms: etnografia comparativa de uma escola pública e de uma escola privada de Porto Alegre durante a pandemia de Covid-19 em 2020 e 2021
title_sort Entre Meets e Classrooms: etnografia comparativa de uma escola pública e de uma escola privada de Porto Alegre durante a pandemia de Covid-19 em 2020 e 2021
author Peres, Fabíola de Carvalho Leite
author_facet Peres, Fabíola de Carvalho Leite
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peres, Fabíola de Carvalho Leite
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliven, Ruben George
contributor_str_mv Oliven, Ruben George
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
COVID-19 (Doença)
Pandemias
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
topic Educação
COVID-19 (Doença)
Pandemias
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Education
Remote teaching
Pandemic
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Remote teaching
Pandemic
description O ensino remoto emergencial, observado de 2020 a 2021 durante a pandemia de Covid-19, sob o lócus de estudantes e educadores de uma escola pública e uma escola privada de Porto Alegre/RS, além de saberes situados, reverbera questionamentos para fora deste marco temporal extraordinário. Obtidos através da realização de entrevistas exploratórias e observação participante em encontros síncronos das instituições, os achados etnográficos podem ser categorizados entre os educadores (professoras e coordenações pedagógicas) e os estudantes. Para além do tratamento superficial da desigualdade educacional e do seu agravamento a partir da realização do ensino em formato online, as observações realizadas em aulas síncronas das duas instituições de ensino trouxeram, além de fatores até então pouco cogitados pela literatura brasileira para este agravamento (tecnológicos, familiares, emocionais e de infraestrutura doméstica), comportamentos, personalidades, linguagens e referências culturais diferentes de acordo com a classe social e o gênero do estudante. Do ponto de vista dos profissionais educacionais, à realidade dura das educadoras da instituição pública (baixos salários, acúmulo de disciplinas, extensa carga horária de trabalho e triplas jornadas) se somam descobertas sobre o relacionamento professor-aluno que levam a crer, por exemplo, que componentes geracionais, gênero ou disciplina ministrada não são fatores responsáveis pela facilidade (ou não) do estabelecimento dessa relação. Em respeito à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), para retratar situações peculiares que não são suficientemente descritas pela utilização de palavras em texto, são incorporadas ilustrações realizadas pela autora.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-07T04:40:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/239822
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001142164
url http://hdl.handle.net/10183/239822
identifier_str_mv 001142164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239822/2/001142164.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239822/1/001142164.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7f24f84dbada70a28b88753dda4a5144
301483cd2f230175a9cacaa384a43cf1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085586528108544