Relações entre o público e o privado : a gestão pedagógica da educação no programa circuito campeão do Instituto Ayrton Senna (2007-2010)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Maria Raquel
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/143383
Resumo: Este estudo analisa as relações estabelecidas entre as redefinições no papel do Estado, as reformas instituídas na gestão pública, a inserção do Instituto Ayrton Senna na educação e as implicações decorrentes acerca da implantação do Programa Circuito Campeão na gestão pedagógica da escola no período de 2007 a 2010. As redefinições no papel do Estado a partir das reformas instituídas nos anos 90 do século passado e aprofundadas no atual período inseriram na sociedade novos sujeitos e introduziram na administração pública a gestão gerencial, trazendo a lógica do setor privado ao setor público, evidenciando consequências para a gestão da educação. A redefinição do papel do Estado não ocorre por acaso, uma vez que faz parte de um processo maior de crise estrutural do capital. Entre as estratégias utilizadas está a Terceira Via, que materializa o projeto do capital a partir do Terceiro Setor, e as parcerias entre o público e o privado concretizam esse projeto. No Rio Grande do Sul, assume, em 2007, um novo governo que implanta o Projeto Piloto de Alfabetização de Crianças com Seis Anos em parceria com três instituições não governamentais e financiadas pelo setor privado. O Instituto Ayrton Senna é uma das instituições parceiras do Estado e, através do Programa Circuito Campeão, propõe o gerenciamento da aprendizagem através das ferramentas de gestão gerencial. O estudo analisou a gestão pedagógica do Programa Circuito Campeão com ênfase nos seguintes eixos: currículo, planejamento, avaliação, formação continuada de professores e o papel do coordenador pedagógico nesse projeto. Parte do entendimento de que a gestão pedagógica define e propicia a direção de sentido das práticas educativas e da intencionalidade da escola.O estudo demonstrou que a implantação do Programa Circuito Campeão em uma escola municipal trouxe implicações para a gestão pedagógica da educação.
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Entre as estratégias utilizadas está a Terceira Via, que materializa o projeto do capital a partir do Terceiro Setor, e as parcerias entre o público e o privado concretizam esse projeto. No Rio Grande do Sul, assume, em 2007, um novo governo que implanta o Projeto Piloto de Alfabetização de Crianças com Seis Anos em parceria com três instituições não governamentais e financiadas pelo setor privado. O Instituto Ayrton Senna é uma das instituições parceiras do Estado e, através do Programa Circuito Campeão, propõe o gerenciamento da aprendizagem através das ferramentas de gestão gerencial. O estudo analisou a gestão pedagógica do Programa Circuito Campeão com ênfase nos seguintes eixos: currículo, planejamento, avaliação, formação continuada de professores e o papel do coordenador pedagógico nesse projeto. Parte do entendimento de que a gestão pedagógica define e propicia a direção de sentido das práticas educativas e da intencionalidade da escola.O estudo demonstrou que a implantação do Programa Circuito Campeão em uma escola municipal trouxe implicações para a gestão pedagógica da educação.reforms in public administration, the insertion of the Instituto Ayrton Senna in the public education system and the implications regarding the implementation of the Programa Circuito Campeão in the pedagogical management of the school from 2007 to 2010. The redefinitions of the role of the state from the reforms instituted in the 90s of last century and deepened in the current period inserted in society new subjects and they also introduced in the public administration the private way of management, bringing the private logic to the public sector, highlighting the consequences for management education. The redefinition of the role of the State does not occur by chance, on the contrary, it is part of a larger process of structural crisis of the capital. Among the strategies used is the Third Way, which embodies the design of the capital from the Third Sector, and the partnerships between the public and private materialize this project. Brazilian Rio Grande do Sul State assumes, in 2007, a new government that deploys the Projeto Piloto de Alfabetização de Crianças com Seis Anos in partnership with three non-governmental institutions and funded by the private sector. The Instituto Ayrton Senna is one of the partner institutions of the State and through the Programa Circuito Campeão offers the management of education through private management tools. The study examined the pedagogical management of Programa Circuito Campeão with emphasis in the following areas: curriculum, planning, evaluation, teacher continuing education and the role of pedagogical coordinator on this project. The study shares the comprehension that the educational management provides and define the direction of the educational practices and the intentionality of the school. The study showed that implantation of the Programa Circuito Campeão in a public school brought pedagogical implications for management education.application/pdfporPrograma Circuito CampeãoInstituto Ayrton SennaGestão da educaçãoAdministração públicaPublic AdministrationPedagogical ManagementManagement EducationRelações entre o público e o privado : a gestão pedagógica da educação no programa circuito campeão do Instituto Ayrton Senna (2007-2010)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000882239.pdf000882239.pdfTexto completoapplication/pdf2977621http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143383/1/000882239.pdf895624b1c1c336233236f50c33693193MD51TEXT000882239.pdf.txt000882239.pdf.txtExtracted Texttext/plain745121http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143383/2/000882239.pdf.txta541f67e165d1f424e2e3297e1825857MD52THUMBNAIL000882239.pdf.jpg000882239.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1005http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143383/3/000882239.pdf.jpg1c3d94453aad3ed095bff0dfa3ed0341MD5310183/1433832018-10-26 10:12:55.048oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143383Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-26T13:12:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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