O professor de química em desenvolvimento profissional : as tecnologias digitais no contexto do PROFQUI nas regiões nordeste e sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonzaga, Glaucia Ribeiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256676
Resumo: A formação do professor de Química vem timidamente ampliando seu espaço nas discussões dentro dos grupos de pesquisa. Porém, não apenas a formação inicial deve ser abordada, mas também o processo de formação continuada e desenvolvimento profissional desse professor. Essa formação continuada e esse desenvolvimento profissional tem sido estudo de diversos pesquisadores, como Imbernón (2010), Schnetzler (2002), Rebeque e Ostermann (2015), Day (2001), Marcelo (2009), Amaral-Rosa e Eichler (2017a, b), dentre tantos outros; e é com base nesses pesquisadores, e suas discussões sobre a construção profissional do professor de Química e sua atuação, que esta tese se estrutura e fundamenta. Esta tese em formato multipaper, conhecido também como coletânea de artigos, tem como foco investigar a formação continuada do professor de Química através do PROFQUI. A investigação é uma pesquisa quanti-qualitativa (Tesch, 1990; Oliveira, 1994; Moreira, 2002) de levantamento (Fowler Jr., 2011), explicativa-descritiva (Gil, 1999) e se relaciona ao uso de tecnologias educacionais, com atores do Programa, nas regiões Nordeste e Sul. Nos diversos artigos busquei responder a seguinte questão de pesquisa: o PROFQUI, com sua proposta de formação diferenciada, de característica híbrida, é um espaço que fomenta o desenvolvimento tecnológico do professor de Química da educação básica? Tal problema se ancora na hipótese de que o PROFQUI, sendo um modelo híbrido de Mestrado Profissional é capaz de atender às necessidades de formação Química e aos anseios de instrumentalização tecnológica de professores da educação básica. Considerou-se o Programa e suas contribuições como estudo de caso enquanto estratégia formativa no potencial cenário das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) no ensino. A pesquisa levantou caracterização e opinião docente e discente das universidades federais do Rio Grande do Norte, de Alagoas, do Paraná, do Rio Grande do Sul, rural de Pernambuco, e a estadual de Londrina. A seleção ocorreu com base na melhor logística de abrangência dentro do financiamento obtido junto ao CNPq para traslados. Foram usados questionários estruturados, aplicados a docentes e discentes ativos no programa, entrevistas semiestruturadas realizadas com coordenadores e vice-coordenadores, análise de documentos do Programa (portarias, matrizes, etc.) e projetos/produtos educacionais publicados oficialmente após as defesas das dissertações. Tais dados foram coletados através de participação voluntária e de forma presencial em visitas às IES, pré-agendadas com as coordenações através de contato via e-mail e telefone. Após análise de conteúdo e estatística básica dos questionários e entrevistas (com base em Flick (2009), Gibbs (2009) e Cimiano (2006)), e análise documental dos materiais de constituição do programa (documentos de construção e regulamentação, e as dissertações e produtos educacionais; com base em Flick (2009)), os dados apontam uma maioria de professores da educação básica com baixas habilidades tecnológicas, que buscaram no programa uma forma de atualizar sua prática docente, novos métodos e recursos que engajem e melhorem o desempenho de seus alunos, consolidar e atualizar os conhecimentos de área específica. Por outro lado, há uma maioria de pesquisadores com formação fora da Educação, dispostos a garantir a autonomia do desenvolvimento das pesquisas propostas pelos mestrandos. Apesar do entendimento diverso sobre contribuição, esses pesquisadores entendem contribuir com a formação do professor da educação básica e desenvolvimento de um produto educacional que atenda a uma demanda de ensino. Esses atores, em suas instituições, solidificam projetos de conteúdos escolares diversos, em abordagem tecnológica, ambiental, sociocultural e científica. Os documentos do PROFQUI, associados ao relatório de autoavaliação e ao depoimento dos egressos indicam que o Programa atende às expectativas de funcionamento nacional de um Mestrado Profissional. Porém, destaca-se que mesmo com uma linha de pesquisa sobre recursos didáticos tecnológicos digitais e midiáticos, e disciplina obrigatória unificada de 60h com a mesma finalidade, não é estimulante o suficiente para se refletir na quantidade de produtos educacionais com esse perfil. De um total de 78 produtos educacionais desenvolvidos pelos ingressantes de 2017 e 2018, apenas 15 estão relacionados diretamente ao desenvolvimento/uso de recursos tecnológicos e/ou mídias digitais. Tal reSultado pode estar associado à estrutura do programa (programática e profissional), ou às baixas habilidades tecnológicas declaradas pelos professores da educação básica (que influenciam no interesse por este tipo de recurso didático), ou ainda ter relação com a falta de estrutura tecnológica das escolas da Educação Básica; já que os produtos educacionais devem ser solução para uma problemática educacional atual real, a falta de estrutura tecnológica escolar também direciona de forma majoritária, a escolha do tipo de produto educacional que será construído na pesquisa deste professor em desenvolvimento profissional. Os dados levantados também apontam pesquisadores e alunos que consideram o programa promissor devido à estrutura híbrida do mesmo, que associa questões didático-pedagógicas para a produção de um produto educacional útil às escolas da Educação Básica, com a atualização acadêmico-científica de área específica desse docente; veem uma boa oportunidade de atualização e instrumentalização para atuar na formação crítica e científica dos alunos da Educação Básica. Espera-se que as análises e discussões iniciadas nesta pesquisa possam evidenciar o Pro gama como uma possibilidade real não apenas de atendimento à meta 16 do PNE, mas também como uma oportunidade de estabelecimento de diálogos críticos e construtivos, e de elos unidos em um objetivo comum, o não desmonte da Educação juntamente com a mudança de cenário da Educação Básica. Também se espera incentivar uma possibilidade de estabelecimento de diálogos críticos e construtivos dentre os Grupos de Pesquisa nas Instituições participantes e demais Grupos relacionados, além de fomentar ações coletivas a respeito do desenvolvimento profissional do professor de Química da educação básica, contribuindo com os avanços de pesquisas nesse campo de estudo, e com o processo de ensino como um todo. Por fim, que as discussões levantadas por esta pesquisa sejam o subsídio para o início de uma análise constante de desempenho e impacto do Programa, visando a sua melhoria e manutenção, preservando sua qualidade e a efetividade de suas ações e projetos.
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A investigação é uma pesquisa quanti-qualitativa (Tesch, 1990; Oliveira, 1994; Moreira, 2002) de levantamento (Fowler Jr., 2011), explicativa-descritiva (Gil, 1999) e se relaciona ao uso de tecnologias educacionais, com atores do Programa, nas regiões Nordeste e Sul. Nos diversos artigos busquei responder a seguinte questão de pesquisa: o PROFQUI, com sua proposta de formação diferenciada, de característica híbrida, é um espaço que fomenta o desenvolvimento tecnológico do professor de Química da educação básica? Tal problema se ancora na hipótese de que o PROFQUI, sendo um modelo híbrido de Mestrado Profissional é capaz de atender às necessidades de formação Química e aos anseios de instrumentalização tecnológica de professores da educação básica. Considerou-se o Programa e suas contribuições como estudo de caso enquanto estratégia formativa no potencial cenário das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) no ensino. A pesquisa levantou caracterização e opinião docente e discente das universidades federais do Rio Grande do Norte, de Alagoas, do Paraná, do Rio Grande do Sul, rural de Pernambuco, e a estadual de Londrina. A seleção ocorreu com base na melhor logística de abrangência dentro do financiamento obtido junto ao CNPq para traslados. Foram usados questionários estruturados, aplicados a docentes e discentes ativos no programa, entrevistas semiestruturadas realizadas com coordenadores e vice-coordenadores, análise de documentos do Programa (portarias, matrizes, etc.) e projetos/produtos educacionais publicados oficialmente após as defesas das dissertações. Tais dados foram coletados através de participação voluntária e de forma presencial em visitas às IES, pré-agendadas com as coordenações através de contato via e-mail e telefone. Após análise de conteúdo e estatística básica dos questionários e entrevistas (com base em Flick (2009), Gibbs (2009) e Cimiano (2006)), e análise documental dos materiais de constituição do programa (documentos de construção e regulamentação, e as dissertações e produtos educacionais; com base em Flick (2009)), os dados apontam uma maioria de professores da educação básica com baixas habilidades tecnológicas, que buscaram no programa uma forma de atualizar sua prática docente, novos métodos e recursos que engajem e melhorem o desempenho de seus alunos, consolidar e atualizar os conhecimentos de área específica. Por outro lado, há uma maioria de pesquisadores com formação fora da Educação, dispostos a garantir a autonomia do desenvolvimento das pesquisas propostas pelos mestrandos. Apesar do entendimento diverso sobre contribuição, esses pesquisadores entendem contribuir com a formação do professor da educação básica e desenvolvimento de um produto educacional que atenda a uma demanda de ensino. Esses atores, em suas instituições, solidificam projetos de conteúdos escolares diversos, em abordagem tecnológica, ambiental, sociocultural e científica. Os documentos do PROFQUI, associados ao relatório de autoavaliação e ao depoimento dos egressos indicam que o Programa atende às expectativas de funcionamento nacional de um Mestrado Profissional. Porém, destaca-se que mesmo com uma linha de pesquisa sobre recursos didáticos tecnológicos digitais e midiáticos, e disciplina obrigatória unificada de 60h com a mesma finalidade, não é estimulante o suficiente para se refletir na quantidade de produtos educacionais com esse perfil. De um total de 78 produtos educacionais desenvolvidos pelos ingressantes de 2017 e 2018, apenas 15 estão relacionados diretamente ao desenvolvimento/uso de recursos tecnológicos e/ou mídias digitais. Tal reSultado pode estar associado à estrutura do programa (programática e profissional), ou às baixas habilidades tecnológicas declaradas pelos professores da educação básica (que influenciam no interesse por este tipo de recurso didático), ou ainda ter relação com a falta de estrutura tecnológica das escolas da Educação Básica; já que os produtos educacionais devem ser solução para uma problemática educacional atual real, a falta de estrutura tecnológica escolar também direciona de forma majoritária, a escolha do tipo de produto educacional que será construído na pesquisa deste professor em desenvolvimento profissional. Os dados levantados também apontam pesquisadores e alunos que consideram o programa promissor devido à estrutura híbrida do mesmo, que associa questões didático-pedagógicas para a produção de um produto educacional útil às escolas da Educação Básica, com a atualização acadêmico-científica de área específica desse docente; veem uma boa oportunidade de atualização e instrumentalização para atuar na formação crítica e científica dos alunos da Educação Básica. Espera-se que as análises e discussões iniciadas nesta pesquisa possam evidenciar o Pro gama como uma possibilidade real não apenas de atendimento à meta 16 do PNE, mas também como uma oportunidade de estabelecimento de diálogos críticos e construtivos, e de elos unidos em um objetivo comum, o não desmonte da Educação juntamente com a mudança de cenário da Educação Básica. Também se espera incentivar uma possibilidade de estabelecimento de diálogos críticos e construtivos dentre os Grupos de Pesquisa nas Instituições participantes e demais Grupos relacionados, além de fomentar ações coletivas a respeito do desenvolvimento profissional do professor de Química da educação básica, contribuindo com os avanços de pesquisas nesse campo de estudo, e com o processo de ensino como um todo. Por fim, que as discussões levantadas por esta pesquisa sejam o subsídio para o início de uma análise constante de desempenho e impacto do Programa, visando a sua melhoria e manutenção, preservando sua qualidade e a efetividade de suas ações e projetos.Chemistry teacher training has timidly expanded its space in discussions within research groups. However, not only initial training must be addressed, but also the process of continuing education and professional development of this teacher. This continuing education and professional development has been the study of several researchers, such as Imbernón (2010), Schnetzler (2002), Rebeque and Ostermann (2015), Day (2001), Marcelo (2009), Amaral-Rosa and Eichler (2017a,b), among many others; and it is based on these researchers, and their discussions on the professional construction of the chemistry teacher and their performance, that this thesis is structured and founded. This thesis in multipaper format, also known as a collection of articles, focuses on investigating the continuing education of the Chemistry teacher through PROFQUI. The investigation is a quantitative-qualitative (Tesch, 1990; Oliveira, 1994; Moreira, 2002) survey (Fowler Jr., 2011) explanatory-descriptive (Gil, 1999) research and is related to the use of educational technologies, with actors from the Program, in the Northeast and South regions. In several articles, I sought to answer the following research question: is PROFQUI, with its proposal for differentiated training, with a hybrid characteristic, a space that encourages the technological development of Chemistry teachers in basic education? This problem is based on the hypothesis that PROFQUI, being a hybrid model of Professional Master's Degree, is capable of meeting the needs of chemical training and the desire for technological instrumentalization of basic education teachers. The Program and its contributions were considered as a case study as a training strategy in the potential scenario of digital information and communication technologies (TDICs) in teaching. The research raised the characterization and opinion of professors and students from the federal universities of Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraná, Rio Grande do Sul, rural Pernambuco, and the state of Londrina. The selection was based on the best coverage logistics within the funding obtained from the CNPq for transfers. Structured questionnaires applied to teachers and students active in the program, semi-structured interviews conducted with coordinators and vice-coordinators, analysis of Program documents (ordinances, matrices, etc.) and educational projects/products officially published after the dissertations were defended were used. Such data were collected through voluntary participation and in person in visits to HEIs, pre-scheduled with the coordinations through contact via email and telephone. After content analysis and basic statistics of the questionnaires and interviews (based on Flick (2009), Gibbs (2009) and Cimiano (2006)), and documental analysis of the program constitution materials (construction and regulation documents, and dissertations and educational products; based on Flick (2009)), the data indicate a majority of basic education teachers with low technological skills, who sought in the program a way to update their teaching practice, new methods and resources that engage and improve performance of its students, consolidate and update knowledge in a specific area. On the other hand, there is a majority of researchers with training outside of Education, willing to guarantee autonomy in the development of research proposed by the Master's students. Despite the different understanding of contribution, these researchers intend to contribute to the formation of basic education teachers and the development of an educational product that meets a teaching demand. These actors, in their institutions, solidify projects with different school content, in a technological, environmental, sociocultural and scientific approach. The PROFQUI documents, associated with the self-assessment report and the testimony of the graduates, indicate that the Program meets the expectations of national functioning of a Professional Master's Degree. However, it is noteworthy that even with a line of research on digital technological and media didactic resources, and a unified mandatory 60-hour course with the same purpose, it is not stimulating enough to reflect on the amount of educational products with this profile. Of a total of 78 educational products developed by newcomers in 2017 and 2018, only 15 are directly related to the development/use of technological resources and/or digital media. This reSult may be associated with the structure of the program (programmatic and professional), or with the low technological skills declared by basic education teachers (which influence the interest in this type of didactic resource), or even related to the lack of technological structure of the Basic Education schools; since educational products must be a solution to a real current educational problem, the lack of school technology structure also drives the choice of the type of educational product that will be built in the research of this teacher in professional development. The data collected also indicate researchers and students who consider the program to be promising due to its hybrid structure, which associates didactic-pedagogical issues for the production of an educational product useful to Basic Education schools, with the academic-scientific update of a specific area of this teacher; they see a good opportunity for updating and equipping them to work in the critical and scientific training of Basic Education students. It is expected that the analyzes and discussions initiated in this research can show the Program as a real possibility not only to meet the PNE goal 16, but also as an opportunity to establish critical and constructive dialogues, and links united in a common objective, not dismantling Education together with the change in the scenario of Basic Education. It is also expected to encourage the possibility of establishing critical and constructive dialogues between the Research Groups in the participating Institutions and other related Groups, in addition to fostering collective actions regarding the professional development of the basic education chemistry teacher, contributing to research advances in this field of study, and with the teaching process as a whole. Finally, that the discussions raised by this research are the subsidy for the beginning of a constant analysis of the Program's performance and impact, aiming at its improvement and maintenance, preserving its quality and the effectiveness of its actions and projects.application/pdfporEnsino de quimicaFormação de professoresEducação continuadaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Alfabetização digitalProfessional mastersTDICsTeacher trainingDissemination of educational technologyO professor de química em desenvolvimento profissional : as tecnologias digitais no contexto do PROFQUI nas regiões nordeste e sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137981.pdf.txt001137981.pdf.txtExtracted Texttext/plain732353http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256676/2/001137981.pdf.txtbe8a793629b4fbf5212d05fabef63366MD52ORIGINAL001137981.pdfTexto completoapplication/pdf5426014http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256676/1/001137981.pdf745bc78dfe3ce6b5240b00dc81f44a76MD5110183/2566762023-04-05 03:47:26.044891oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256676Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-04-05T06:47:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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A investigação é uma pesquisa quanti-qualitativa (Tesch, 1990; Oliveira, 1994; Moreira, 2002) de levantamento (Fowler Jr., 2011), explicativa-descritiva (Gil, 1999) e se relaciona ao uso de tecnologias educacionais, com atores do Programa, nas regiões Nordeste e Sul. Nos diversos artigos busquei responder a seguinte questão de pesquisa: o PROFQUI, com sua proposta de formação diferenciada, de característica híbrida, é um espaço que fomenta o desenvolvimento tecnológico do professor de Química da educação básica? Tal problema se ancora na hipótese de que o PROFQUI, sendo um modelo híbrido de Mestrado Profissional é capaz de atender às necessidades de formação Química e aos anseios de instrumentalização tecnológica de professores da educação básica. Considerou-se o Programa e suas contribuições como estudo de caso enquanto estratégia formativa no potencial cenário das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) no ensino. A pesquisa levantou caracterização e opinião docente e discente das universidades federais do Rio Grande do Norte, de Alagoas, do Paraná, do Rio Grande do Sul, rural de Pernambuco, e a estadual de Londrina. A seleção ocorreu com base na melhor logística de abrangência dentro do financiamento obtido junto ao CNPq para traslados. Foram usados questionários estruturados, aplicados a docentes e discentes ativos no programa, entrevistas semiestruturadas realizadas com coordenadores e vice-coordenadores, análise de documentos do Programa (portarias, matrizes, etc.) e projetos/produtos educacionais publicados oficialmente após as defesas das dissertações. Tais dados foram coletados através de participação voluntária e de forma presencial em visitas às IES, pré-agendadas com as coordenações através de contato via e-mail e telefone. Após análise de conteúdo e estatística básica dos questionários e entrevistas (com base em Flick (2009), Gibbs (2009) e Cimiano (2006)), e análise documental dos materiais de constituição do programa (documentos de construção e regulamentação, e as dissertações e produtos educacionais; com base em Flick (2009)), os dados apontam uma maioria de professores da educação básica com baixas habilidades tecnológicas, que buscaram no programa uma forma de atualizar sua prática docente, novos métodos e recursos que engajem e melhorem o desempenho de seus alunos, consolidar e atualizar os conhecimentos de área específica. Por outro lado, há uma maioria de pesquisadores com formação fora da Educação, dispostos a garantir a autonomia do desenvolvimento das pesquisas propostas pelos mestrandos. Apesar do entendimento diverso sobre contribuição, esses pesquisadores entendem contribuir com a formação do professor da educação básica e desenvolvimento de um produto educacional que atenda a uma demanda de ensino. Esses atores, em suas instituições, solidificam projetos de conteúdos escolares diversos, em abordagem tecnológica, ambiental, sociocultural e científica. Os documentos do PROFQUI, associados ao relatório de autoavaliação e ao depoimento dos egressos indicam que o Programa atende às expectativas de funcionamento nacional de um Mestrado Profissional. Porém, destaca-se que mesmo com uma linha de pesquisa sobre recursos didáticos tecnológicos digitais e midiáticos, e disciplina obrigatória unificada de 60h com a mesma finalidade, não é estimulante o suficiente para se refletir na quantidade de produtos educacionais com esse perfil. De um total de 78 produtos educacionais desenvolvidos pelos ingressantes de 2017 e 2018, apenas 15 estão relacionados diretamente ao desenvolvimento/uso de recursos tecnológicos e/ou mídias digitais. Tal reSultado pode estar associado à estrutura do programa (programática e profissional), ou às baixas habilidades tecnológicas declaradas pelos professores da educação básica (que influenciam no interesse por este tipo de recurso didático), ou ainda ter relação com a falta de estrutura tecnológica das escolas da Educação Básica; já que os produtos educacionais devem ser solução para uma problemática educacional atual real, a falta de estrutura tecnológica escolar também direciona de forma majoritária, a escolha do tipo de produto educacional que será construído na pesquisa deste professor em desenvolvimento profissional. Os dados levantados também apontam pesquisadores e alunos que consideram o programa promissor devido à estrutura híbrida do mesmo, que associa questões didático-pedagógicas para a produção de um produto educacional útil às escolas da Educação Básica, com a atualização acadêmico-científica de área específica desse docente; veem uma boa oportunidade de atualização e instrumentalização para atuar na formação crítica e científica dos alunos da Educação Básica. Espera-se que as análises e discussões iniciadas nesta pesquisa possam evidenciar o Pro gama como uma possibilidade real não apenas de atendimento à meta 16 do PNE, mas também como uma oportunidade de estabelecimento de diálogos críticos e construtivos, e de elos unidos em um objetivo comum, o não desmonte da Educação juntamente com a mudança de cenário da Educação Básica. 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