A microacessibilidade em vias urbanas estruturais : o caso da 3ª perimetral de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bianchi, Ida Marilena
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36809
Resumo: A cidade é um local de trocas onde o sistema de circulação tem a função de deslocar pessoas e mercadorias num padrão de eficiência medido, geralmente, segundo o menor tempo de viagem. No atendimento das demandas, o espaço viário enfatiza o transporte motorizado com a priorização dos deslocamentos de passagem em percursos de longa distância que atendem a macroacessibilidade, muitas vezes em detrimento do transporte não motorizado e da microacessibilidade que propicia o acesso às funções urbanas localizadas ao longo dos ambientes de circulação. Este padrão de organização funcional dos espaços públicos destinados à circulação estende as distâncias de percurso dos deslocamentos a pé e pode afetar os padrões de micro-acessibilidade local com impactos sobre as atividades urbanas desenvolvidas ao longo de seu eixo que podem determinar o sucesso ou fracasso de atividades instaladas. O estudo em pauta pretende avaliar os padrões de micro-acessibilidade de uma via típica construída com aparente ênfase na MACROACESSIBILIDADE, tendo como estudo de caso a 3ª Perimetral de Porto Alegre, cujo traçado foi recentemente remodelado para se tornar o 3º anel radiocêntrico da cidade de Porto Alegre, contemplando ainda a construção de um corredor exclusivo para ônibus em seu eixo central.
id URGS_e6bff15773a7ab5c22315c6f484dfdd5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36809
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Bianchi, Ida MarilenaFurtado, Carlos Ribeiro2012-01-24T01:20:10Z2011http://hdl.handle.net/10183/36809000817257A cidade é um local de trocas onde o sistema de circulação tem a função de deslocar pessoas e mercadorias num padrão de eficiência medido, geralmente, segundo o menor tempo de viagem. No atendimento das demandas, o espaço viário enfatiza o transporte motorizado com a priorização dos deslocamentos de passagem em percursos de longa distância que atendem a macroacessibilidade, muitas vezes em detrimento do transporte não motorizado e da microacessibilidade que propicia o acesso às funções urbanas localizadas ao longo dos ambientes de circulação. Este padrão de organização funcional dos espaços públicos destinados à circulação estende as distâncias de percurso dos deslocamentos a pé e pode afetar os padrões de micro-acessibilidade local com impactos sobre as atividades urbanas desenvolvidas ao longo de seu eixo que podem determinar o sucesso ou fracasso de atividades instaladas. O estudo em pauta pretende avaliar os padrões de micro-acessibilidade de uma via típica construída com aparente ênfase na MACROACESSIBILIDADE, tendo como estudo de caso a 3ª Perimetral de Porto Alegre, cujo traçado foi recentemente remodelado para se tornar o 3º anel radiocêntrico da cidade de Porto Alegre, contemplando ainda a construção de um corredor exclusivo para ônibus em seu eixo central.The city is a place of exchange where the circulation system has the function of moving people and goods in a standard measure of efficiency, generally, whichever is lower travel time. In meeting the demands, the road space with motorized transport emphasizes the prioritization of the displacements of passage in long-distance routes that serve the macro accessibility, often at the expense of non-motorized transport and micro-accessibility that provides access to urban functions located along the traffic environments. This pattern of spatial organization and functioning of public areas for extended movement distances of travel by foot and shifts can affect the patterns of micro-accessibility impacts on local urban activities developed along its axis that can determine the success or failure of installed activities. The study in question intends to evaluate the patterns of micro-accessibility of one pathway typically built with an apparent emphasis on macro-accessibility, taking as a case study the 3rd Perimeter Road of Porto Alegre, whose course was recently renovated to become the 3rd ring Radiocentro city contemplating the construction of exclusive lanes for buses in central axis.application/pdfporCirculação urbanaMobilidade urbanaPerimetral : Porto Alegre (RS)Urban circulation systemsMobilityMicro-accessibilityPerimeter roadA microacessibilidade em vias urbanas estruturais : o caso da 3ª perimetral de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e RegionalPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000817257.pdf.txt000817257.pdf.txtExtracted Texttext/plain298347http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36809/2/000817257.pdf.txt69dfd2b00a7ca6cdc52a07489ef3c6baMD52ORIGINAL000817257.pdf000817257.pdfTexto completoapplication/pdf3700511http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36809/1/000817257.pdf3f56c375ff2618c37a779466cfd8b409MD51THUMBNAIL000817257.pdf.jpg000817257.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1178http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36809/3/000817257.pdf.jpg29ca9f469ed32070bc6c461c92801247MD5310183/368092018-10-08 08:43:11.641oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36809Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:43:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A microacessibilidade em vias urbanas estruturais : o caso da 3ª perimetral de Porto Alegre
title A microacessibilidade em vias urbanas estruturais : o caso da 3ª perimetral de Porto Alegre
spellingShingle A microacessibilidade em vias urbanas estruturais : o caso da 3ª perimetral de Porto Alegre
Bianchi, Ida Marilena
Circulação urbana
Mobilidade urbana
Perimetral : Porto Alegre (RS)
Urban circulation systems
Mobility
Micro-accessibility
Perimeter road
title_short A microacessibilidade em vias urbanas estruturais : o caso da 3ª perimetral de Porto Alegre
title_full A microacessibilidade em vias urbanas estruturais : o caso da 3ª perimetral de Porto Alegre
title_fullStr A microacessibilidade em vias urbanas estruturais : o caso da 3ª perimetral de Porto Alegre
title_full_unstemmed A microacessibilidade em vias urbanas estruturais : o caso da 3ª perimetral de Porto Alegre
title_sort A microacessibilidade em vias urbanas estruturais : o caso da 3ª perimetral de Porto Alegre
author Bianchi, Ida Marilena
author_facet Bianchi, Ida Marilena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bianchi, Ida Marilena
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Furtado, Carlos Ribeiro
contributor_str_mv Furtado, Carlos Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Circulação urbana
Mobilidade urbana
Perimetral : Porto Alegre (RS)
topic Circulação urbana
Mobilidade urbana
Perimetral : Porto Alegre (RS)
Urban circulation systems
Mobility
Micro-accessibility
Perimeter road
dc.subject.eng.fl_str_mv Urban circulation systems
Mobility
Micro-accessibility
Perimeter road
description A cidade é um local de trocas onde o sistema de circulação tem a função de deslocar pessoas e mercadorias num padrão de eficiência medido, geralmente, segundo o menor tempo de viagem. No atendimento das demandas, o espaço viário enfatiza o transporte motorizado com a priorização dos deslocamentos de passagem em percursos de longa distância que atendem a macroacessibilidade, muitas vezes em detrimento do transporte não motorizado e da microacessibilidade que propicia o acesso às funções urbanas localizadas ao longo dos ambientes de circulação. Este padrão de organização funcional dos espaços públicos destinados à circulação estende as distâncias de percurso dos deslocamentos a pé e pode afetar os padrões de micro-acessibilidade local com impactos sobre as atividades urbanas desenvolvidas ao longo de seu eixo que podem determinar o sucesso ou fracasso de atividades instaladas. O estudo em pauta pretende avaliar os padrões de micro-acessibilidade de uma via típica construída com aparente ênfase na MACROACESSIBILIDADE, tendo como estudo de caso a 3ª Perimetral de Porto Alegre, cujo traçado foi recentemente remodelado para se tornar o 3º anel radiocêntrico da cidade de Porto Alegre, contemplando ainda a construção de um corredor exclusivo para ônibus em seu eixo central.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-24T01:20:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/36809
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000817257
url http://hdl.handle.net/10183/36809
identifier_str_mv 000817257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36809/2/000817257.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36809/1/000817257.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36809/3/000817257.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 69dfd2b00a7ca6cdc52a07489ef3c6ba
3f56c375ff2618c37a779466cfd8b409
29ca9f469ed32070bc6c461c92801247
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085219763486720