O sujeito jornalístico em formação : uma proposta para compreender o ensino-aprendizagem do gênero jornalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Cristina Charão
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/117118
Resumo: Entender como jornalistas aprendem a ser jornalistas é um passo necessário para se enfrentar o conservadorismo intrínseco ao jornalismo, manifesto nos produtos jornalísticos e na defesa reacionária de seu cânone profissional – ser o espelho da realidade. Este trabalho pretende contribuir à compreensão do processo de ensino-aprendizagem do jornalismo, descrevendo-o para apontar possibilidades de intervenção que permitam abordagens renovadas do fazer jornalístico. Considerando que o jornalismo constitui-se como gênero do discurso global, como define Chalaby (1996), parte-se do princípio de que é através da aprendizagem deste gênero que se aprende a ser jornalista. Neste sentido, o trabalho articula as noções de sujeito e de gênero do discurso estabelecidas por Bakhtin (2000, 2006) para postular que a chave deste aprendizado – e, afinal, de qualquer gênero do discurso – está na constituição do sujeito do gênero: a forma com que o enunciador relaciona-se com a cadeia infinita de discursos e que é delimitada pelo gênero por meio do qual ele se põe a produzir textualmente. Sugere-se que o sujeito do gênero pode ser revelado na análise das formas do discurso citado. Assim, descreve-se o sujeito jornalístico e como este é apreendido por futuros jornalistas a partir de uma análise exploratória dos usos regulares e irregulares das citações em textos produzidos por aprendizes em uma situação de entremeio escola-redação: o Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado do Grupo Estado. Completam o quadro as regularizações promovidas pela jornalista-tutora. Os resultados apontam a ocorrência exclusiva de formas lineares do discurso citado e permitem descrever funções discursivas das citações: autorização, autenticação e verossimilhança. As irregularidades na apresentação do discurso citado provêm da dificuldade dos aprendizes de lidar com a necessidade imperativa de usar citações, enquanto as regularizações exigem o apagamento de raras referências subjetivas. Conclui-se que o sujeito jornalístico caracteriza-se por uma relação dogmática e funcional com os discursos de outrem. Indica-se que uma abordagem pedagógica que coloque em questão esta relação pode ser um caminho para, em salas de aula ou redações, repensar o fazer jornalístico.
id URGS_e9e40f9c917071807d68704db7ef3be1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117118
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Marques, Cristina CharãoGuedes, Paulo Coimbra2015-05-27T02:01:22Z2011http://hdl.handle.net/10183/117118000794223Entender como jornalistas aprendem a ser jornalistas é um passo necessário para se enfrentar o conservadorismo intrínseco ao jornalismo, manifesto nos produtos jornalísticos e na defesa reacionária de seu cânone profissional – ser o espelho da realidade. Este trabalho pretende contribuir à compreensão do processo de ensino-aprendizagem do jornalismo, descrevendo-o para apontar possibilidades de intervenção que permitam abordagens renovadas do fazer jornalístico. Considerando que o jornalismo constitui-se como gênero do discurso global, como define Chalaby (1996), parte-se do princípio de que é através da aprendizagem deste gênero que se aprende a ser jornalista. Neste sentido, o trabalho articula as noções de sujeito e de gênero do discurso estabelecidas por Bakhtin (2000, 2006) para postular que a chave deste aprendizado – e, afinal, de qualquer gênero do discurso – está na constituição do sujeito do gênero: a forma com que o enunciador relaciona-se com a cadeia infinita de discursos e que é delimitada pelo gênero por meio do qual ele se põe a produzir textualmente. Sugere-se que o sujeito do gênero pode ser revelado na análise das formas do discurso citado. Assim, descreve-se o sujeito jornalístico e como este é apreendido por futuros jornalistas a partir de uma análise exploratória dos usos regulares e irregulares das citações em textos produzidos por aprendizes em uma situação de entremeio escola-redação: o Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado do Grupo Estado. Completam o quadro as regularizações promovidas pela jornalista-tutora. Os resultados apontam a ocorrência exclusiva de formas lineares do discurso citado e permitem descrever funções discursivas das citações: autorização, autenticação e verossimilhança. As irregularidades na apresentação do discurso citado provêm da dificuldade dos aprendizes de lidar com a necessidade imperativa de usar citações, enquanto as regularizações exigem o apagamento de raras referências subjetivas. Conclui-se que o sujeito jornalístico caracteriza-se por uma relação dogmática e funcional com os discursos de outrem. Indica-se que uma abordagem pedagógica que coloque em questão esta relação pode ser um caminho para, em salas de aula ou redações, repensar o fazer jornalístico.It is essential to understand how journalists are taught to be journalists to face the intrinsic conservatism of its daily practice, patent in the journalistic products and in the reactionary defense of it Professional Canon – to be the mirror of reality. The goal of this work is to add to the understanding of the teaching-learning process of journalism, describing it to point out to possibilities of intervention in order to allow the development of renewed approaches of journalism. Since journalism constitutes itself as a global speech genre, as defined by Chalaby (1996), it‟s assumed that one learns to be a journalist through the learning of that genre. In that sense, this work articulates the ideas of subject and speech genre established by Bakhtin (2000, 2006) to postulate that the key to this learning – and, therefore, to any speech genre – lies in the constitution of the subject of the genre: the way through which the enunciator relates to the infinite chain of discourses available and that is enclosed by the speech genre through which the subject produces his or her texts. Supposedly, the subject of the genre can be revealed through the analysis of the reported speech forms. Therefore, we describe the journalistic subject and how it‟s grasped by future professionals, analyzing the regular and the irregular uses of citations in texts written by trainees in a situation between college and the newsroom, the Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado do Grupo Estado. The regularizations promoted by the journalist-tutor complete the picture. The results show the exclusive occurrence of linear forms of reported speech and allow us to describe discursive functions of those citations: authorization, validation and likelihood. The irregularities in the presentation of the reported speech are due to the apprentices‟ difficulties in dealing with the imperative need of citation usage, while the regularizations demand the erasing of rare subjective references. We concluded that the journalistic subject is defined by a dogmatic and functional relation to someone else‟s discourse. A teaching approach that questions this relation, in colleges and newsrooms, could be a new way to rethink the work of journalists.application/pdfporLinguística aplicadaEnsino e aprendizagemGêneros do discursoJornalismoLinguagem jornalísticaJournalismJournalistic subjectSpeech genresTeaching-learningO sujeito jornalístico em formação : uma proposta para compreender o ensino-aprendizagem do gênero jornalismoThe journalistic subject in training : a proposal to understand the teaching and learning of journalistic genreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000794223.pdf000794223.pdfTexto completoapplication/pdf1917966http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117118/1/000794223.pdf6b9261cecafe80fe654366370cb03da7MD51TEXT000794223.pdf.txt000794223.pdf.txtExtracted Texttext/plain514750http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117118/2/000794223.pdf.txt311de6f83ac19e6eda3ede6104648427MD52THUMBNAIL000794223.pdf.jpg000794223.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg969http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117118/3/000794223.pdf.jpg1a6584e544d5b60fa01d2c08b5b56e3cMD5310183/1171182018-10-22 08:57:33.52oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117118Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T11:57:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O sujeito jornalístico em formação : uma proposta para compreender o ensino-aprendizagem do gênero jornalismo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The journalistic subject in training : a proposal to understand the teaching and learning of journalistic genre
title O sujeito jornalístico em formação : uma proposta para compreender o ensino-aprendizagem do gênero jornalismo
spellingShingle O sujeito jornalístico em formação : uma proposta para compreender o ensino-aprendizagem do gênero jornalismo
Marques, Cristina Charão
Linguística aplicada
Ensino e aprendizagem
Gêneros do discurso
Jornalismo
Linguagem jornalística
Journalism
Journalistic subject
Speech genres
Teaching-learning
title_short O sujeito jornalístico em formação : uma proposta para compreender o ensino-aprendizagem do gênero jornalismo
title_full O sujeito jornalístico em formação : uma proposta para compreender o ensino-aprendizagem do gênero jornalismo
title_fullStr O sujeito jornalístico em formação : uma proposta para compreender o ensino-aprendizagem do gênero jornalismo
title_full_unstemmed O sujeito jornalístico em formação : uma proposta para compreender o ensino-aprendizagem do gênero jornalismo
title_sort O sujeito jornalístico em formação : uma proposta para compreender o ensino-aprendizagem do gênero jornalismo
author Marques, Cristina Charão
author_facet Marques, Cristina Charão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Cristina Charão
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guedes, Paulo Coimbra
contributor_str_mv Guedes, Paulo Coimbra
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística aplicada
Ensino e aprendizagem
Gêneros do discurso
Jornalismo
Linguagem jornalística
topic Linguística aplicada
Ensino e aprendizagem
Gêneros do discurso
Jornalismo
Linguagem jornalística
Journalism
Journalistic subject
Speech genres
Teaching-learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Journalism
Journalistic subject
Speech genres
Teaching-learning
description Entender como jornalistas aprendem a ser jornalistas é um passo necessário para se enfrentar o conservadorismo intrínseco ao jornalismo, manifesto nos produtos jornalísticos e na defesa reacionária de seu cânone profissional – ser o espelho da realidade. Este trabalho pretende contribuir à compreensão do processo de ensino-aprendizagem do jornalismo, descrevendo-o para apontar possibilidades de intervenção que permitam abordagens renovadas do fazer jornalístico. Considerando que o jornalismo constitui-se como gênero do discurso global, como define Chalaby (1996), parte-se do princípio de que é através da aprendizagem deste gênero que se aprende a ser jornalista. Neste sentido, o trabalho articula as noções de sujeito e de gênero do discurso estabelecidas por Bakhtin (2000, 2006) para postular que a chave deste aprendizado – e, afinal, de qualquer gênero do discurso – está na constituição do sujeito do gênero: a forma com que o enunciador relaciona-se com a cadeia infinita de discursos e que é delimitada pelo gênero por meio do qual ele se põe a produzir textualmente. Sugere-se que o sujeito do gênero pode ser revelado na análise das formas do discurso citado. Assim, descreve-se o sujeito jornalístico e como este é apreendido por futuros jornalistas a partir de uma análise exploratória dos usos regulares e irregulares das citações em textos produzidos por aprendizes em uma situação de entremeio escola-redação: o Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado do Grupo Estado. Completam o quadro as regularizações promovidas pela jornalista-tutora. Os resultados apontam a ocorrência exclusiva de formas lineares do discurso citado e permitem descrever funções discursivas das citações: autorização, autenticação e verossimilhança. As irregularidades na apresentação do discurso citado provêm da dificuldade dos aprendizes de lidar com a necessidade imperativa de usar citações, enquanto as regularizações exigem o apagamento de raras referências subjetivas. Conclui-se que o sujeito jornalístico caracteriza-se por uma relação dogmática e funcional com os discursos de outrem. Indica-se que uma abordagem pedagógica que coloque em questão esta relação pode ser um caminho para, em salas de aula ou redações, repensar o fazer jornalístico.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-27T02:01:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/117118
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000794223
url http://hdl.handle.net/10183/117118
identifier_str_mv 000794223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117118/1/000794223.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117118/2/000794223.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117118/3/000794223.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6b9261cecafe80fe654366370cb03da7
311de6f83ac19e6eda3ede6104648427
1a6584e544d5b60fa01d2c08b5b56e3c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309065407004672