Avaliação da consciência ambiental de alunos da rede pública estadual : um indicador da qualidade da educação ambiental em São Leopoldo/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schwambach, Ailim
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/26583
Resumo: O crescimento da população e o aumento do consumo de recursos naturais acentuam a poluição da água, do ar e do solo, o que é evidenciado pelo crescente desaparecimento de espécies década após década, apenas um dos muitos efeitos nefastos do descuido com o planeta que habitamos. Acreditamos que a educação possa ter significativa contribuição no processo de percepção deste desequilíbrio na relação entre homem e natureza auxiliando para a busca de uma melhora do cenário atual. Para que a educação possa cumprir este papel é fundamental que se tenham indicadores do nível de conhecimento ambiental dos alunos. Isso nos permite aferir a situação atual e a partir disso definir metas e construir estratégias para o trabalho com Educação Ambiental, buscando a sustentabilidade e a responsabilidade de todas as gerações para o futuro. Um dos principais objetivos desta pesquisa é caracterizar e enfatizar a importância de compreender como os alunos do terceiro ano do ensino médio e oitava série do ensino fundamental de escolas estaduais percebem e conhecem o meio ambiente do município e a atuação das estruturas públicas e de ONGs (Organizações não governamentais) presentes em São Leopoldo/RS. Além disto, buscamos verificar a inserção de novas tecnologias neste cenário, como o uso do Orkut e de suas comunidades relacionadas ao meio ambiente. Um total de 218 alunos participaram desta pesquisa, respondendo a um questionário sobre sua percepção a respeito do meio ambiente da cidade; as respostas foram analisadas estatisticamente com o auxílio do software SPSS e Excel. Esta análise revelou que mais da metade da amostra possui cadastro no Orkut, mas não participa de comunidades virtuais sobre o meio ambiente. Quanto à Pegada Ecológica a maior pontuação foi de alunos do terceiro ano do ensino médio que obtiveram um valor entre 8 e 10 hectares. Um pouco menor foi o resultado apresentado pelos estudantes de oitava série, entre 6 e 8 hectares. Através desta pesquisa também foi possível identificar e quantificar um grande desconhecimento por parte dos alunos no que se refere aos órgãos públicos e suas ações. Em ambos os níveis de ensino, a maioria desconhece a localização da Secretaria de Meio Ambiente da cidade, nunca pensaram em denunciar algo que tenham visto contra a natureza, bem como desconhecem a existência de projetos sobre meio ambiente no município. A legislação ambiental também é desconhecida pela quase totalidade dos estudantes. É essencial que estes resultados sirvam de estímulo para uma reflexão de todos os sujeitos que estão ligados à discussão da temática ambiental, principalmente aqueles que estruturam políticas públicas voltadas à Educação Ambiental. A legislação que visa preservar nosso patrimônio ambiental existe, cabe à sociedade promover uma maior cobrança para que essas leis sejam aperfeiçoadas e efetivamente aplicadas, e cabe às instituições escolares debaterem estes assuntos em suas comunidades, formando cidadãos ativos na busca de soluções para estes problemas. Desta forma, é possível trabalhar a construção de uma consciência ambiental visando um futuro melhor.
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Um dos principais objetivos desta pesquisa é caracterizar e enfatizar a importância de compreender como os alunos do terceiro ano do ensino médio e oitava série do ensino fundamental de escolas estaduais percebem e conhecem o meio ambiente do município e a atuação das estruturas públicas e de ONGs (Organizações não governamentais) presentes em São Leopoldo/RS. Além disto, buscamos verificar a inserção de novas tecnologias neste cenário, como o uso do Orkut e de suas comunidades relacionadas ao meio ambiente. Um total de 218 alunos participaram desta pesquisa, respondendo a um questionário sobre sua percepção a respeito do meio ambiente da cidade; as respostas foram analisadas estatisticamente com o auxílio do software SPSS e Excel. Esta análise revelou que mais da metade da amostra possui cadastro no Orkut, mas não participa de comunidades virtuais sobre o meio ambiente. Quanto à Pegada Ecológica a maior pontuação foi de alunos do terceiro ano do ensino médio que obtiveram um valor entre 8 e 10 hectares. Um pouco menor foi o resultado apresentado pelos estudantes de oitava série, entre 6 e 8 hectares. Através desta pesquisa também foi possível identificar e quantificar um grande desconhecimento por parte dos alunos no que se refere aos órgãos públicos e suas ações. Em ambos os níveis de ensino, a maioria desconhece a localização da Secretaria de Meio Ambiente da cidade, nunca pensaram em denunciar algo que tenham visto contra a natureza, bem como desconhecem a existência de projetos sobre meio ambiente no município. A legislação ambiental também é desconhecida pela quase totalidade dos estudantes. É essencial que estes resultados sirvam de estímulo para uma reflexão de todos os sujeitos que estão ligados à discussão da temática ambiental, principalmente aqueles que estruturam políticas públicas voltadas à Educação Ambiental. A legislação que visa preservar nosso patrimônio ambiental existe, cabe à sociedade promover uma maior cobrança para que essas leis sejam aperfeiçoadas e efetivamente aplicadas, e cabe às instituições escolares debaterem estes assuntos em suas comunidades, formando cidadãos ativos na busca de soluções para estes problemas. Desta forma, é possível trabalhar a construção de uma consciência ambiental visando um futuro melhor.Population growth and increased consumption of natural resources intensify water, air and soil pollution, which is evidenced by the increasing loss of species over the decades, only one of many harmful effects of neglecting the planet we live on. We believe education can have significant contribution in the perception of this imbalance in the relationship between man and nature, helping to improve the current scenario. For education to fulfill this role it is essential to have indicators of the level of student’s environmental knowledge. This allow measuring the current situation and from that set goals and build strategies for working with Environmental Education, aiming sustainability and responsibility of every generation for the future. One of the main objectives of this research is to characterize and emphasize the importance of understanding how students in the third year of high school and eighth grade in the elementary school at public schools perceive and know the environment of the city and the actions of public structures and NGOs (non-governmental organizations) in São Leopoldo city. Furthermore, we investigate how new technologies take part in this scenario, as the use of Orkut and its communities related to the environment. A group of 218 students took part in this research, answering a questionnaire about their perception about the city's environment; the answers were statistically analyzed with the aid of SPSS and Excel softwares. This analysis revealed that more than half of the sample has an Orkut account, but does not take part of communities about the environment. Regarding Ecological Footprint, the highest score was obtained by students in third year of high school, between 8 and 10 hectares. Slightly lower was the result of the eighthgrade students, between 6 and 8 hectares. It was also identified and quantified through this research students display a great ignorance of public structures and its actions. At both levels of education, most are unaware of the location of the city’s Department of Environmental Protection, never thought to report something wrong they witnessed against nature and do not know any environmental projects being held on the city. Environmental Law is also unknown by almost all students. It is essential that these results stimulate the study of all environmental involved parties that are linked to discussion of environmental issues, especially those responsible to make public policies for the Environmental Education. The Environmental Law already exits, it is up to society demand these laws are improved and enforced, and it is up to schools to discuss these issues in their communities, developing citizens who are active in the pursuit of solutions to these problems. Thus, it is possible to build an environmental awareness aiming a better future.application/pdfporEducação ambientalEnsino médioEnsino fundamentalMeio ambienteConscientizaçãoPolíticas públicasEnvironmental educationEnvironmental awarenessEcological footprintHigh schoolElementary schoolEnvironmentOrkutAvaliação da consciência ambiental de alunos da rede pública estadual : um indicador da qualidade da educação ambiental em São Leopoldo/RSAssessment of environmental awareness of students from state public schools an indicator of environmental education quality in São Leopoldo/RS info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000759830.pdf.txt000759830.pdf.txtExtracted Texttext/plain151507http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26583/2/000759830.pdf.txtcc1cd83ee2cf148a7bd56c1ea3e16b14MD52ORIGINAL000759830.pdf000759830.pdfTexto completoapplication/pdf2119211http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26583/1/000759830.pdf63a715a4aeafca08002b926760c66824MD51THUMBNAIL000759830.pdf.jpg000759830.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1309http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26583/3/000759830.pdf.jpgb3d8d9e1bfd7e2b8c43caa4ff830bb33MD5310183/265832022-08-13 04:57:31.121865oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26583Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-13T07:57:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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