Integração ensino-serviço-comunidade e os processos de trabalho em saúde : cartografia de um programa de residência no município de Sapucaia do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piovesan, Leonardo Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204319
Resumo: Utilizou-se a cartografia como método qualitativo para analisar a integração ensinoserviço- comunidade e os processos de trabalho em saúde de um programa de residência com ênfase em Atenção Básica. O campo de estudo foi Sapucaia do Sul/ RS, e participaram preceptores, tutores, gestores e residentes entre março e agosto de 2018. A cartografia revelou um desenho analítico do processo de integração ensino-serviço-comunidade na constituição da Rede de Atenção em Saúde e execução das políticas públicas no município. A perspectiva dos atores aponta fragilidades na comunicação com a instituição formadora. O itinerário formativo se revela potente para a autonomia do residente, colaborando assim na reconstrução das redes de atenção e as políticas de saúde. Observou-se a potência deste modelo pelas vivências no cotidiano da Rede de Atenção em Saúde, que exigiu competência para enfrentar situações atípicas e não apenas o itinerário prescrito. Na interface com as políticas de saúde, a experiência de Sapucaia do Sul se mostrou inovadora pela gestão em colegiado, facilitando a comunicação entre atores e pontos da rede. A integração ensino-serviço-comunidade tem privilegiado espaços de discussão e busca compartilhada de caminhos tanto para a prática em saúde quanto para a cogestão de políticas públicas.
id URGS_eb5509227e154f78f99dc9a56e93f40b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204319
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Piovesan, Leonardo RodriguesPires, Fabiana Schneider2020-01-15T04:16:20Z2019http://hdl.handle.net/10183/204319001109886Utilizou-se a cartografia como método qualitativo para analisar a integração ensinoserviço- comunidade e os processos de trabalho em saúde de um programa de residência com ênfase em Atenção Básica. O campo de estudo foi Sapucaia do Sul/ RS, e participaram preceptores, tutores, gestores e residentes entre março e agosto de 2018. A cartografia revelou um desenho analítico do processo de integração ensino-serviço-comunidade na constituição da Rede de Atenção em Saúde e execução das políticas públicas no município. A perspectiva dos atores aponta fragilidades na comunicação com a instituição formadora. O itinerário formativo se revela potente para a autonomia do residente, colaborando assim na reconstrução das redes de atenção e as políticas de saúde. Observou-se a potência deste modelo pelas vivências no cotidiano da Rede de Atenção em Saúde, que exigiu competência para enfrentar situações atípicas e não apenas o itinerário prescrito. Na interface com as políticas de saúde, a experiência de Sapucaia do Sul se mostrou inovadora pela gestão em colegiado, facilitando a comunicação entre atores e pontos da rede. A integração ensino-serviço-comunidade tem privilegiado espaços de discussão e busca compartilhada de caminhos tanto para a prática em saúde quanto para a cogestão de políticas públicas.By employing the cartographic qualitative method, we analyzed the teaching-servicecommunity integration and the health work processes of a residence program with emphasis on Primary Care. The study was conducted in Sapucaia do Sul, RS, Brazil. The participants were preceptors, tutors, managers and residents. Data collection occurred from March to August, 2018. The cartography revealed an analytical design of the teaching-service-community integration process on the constitution of the health attention network and in the development of public policies of the municipality. The actors’ perspective points out to weaknessess in the communication with the training institution. The formative itinerary proved to be potent to the autonomy of the residents, thus contributing to the reconstruction of the attention network and health policies. It was observed the power of this model by the daily experiences of the health attention network, which required competence to deal with atypical situations beyond the prescribed itinerary. In the interface with the health policies, the experience of Sapucaia do Sul showed to be innovative by employing a collective management, which made it easier the communication between the actors and the network points. The teaching-service-community integration has privileged discussion spaces and the shared search of pathways for both the health practice and the co-management of the public policies.application/pdfporAtenção primária à saúdeEducação continuadaTrabalhoPessoal de saúdeEducação em saúdeSapucaia do Sul (RS)Health residenceCartographyHealth trainingPrimary health careIntegração ensino-serviço-comunidade e os processos de trabalho em saúde : cartografia de um programa de residência no município de Sapucaia do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino na SaúdePorto Alegre, BR-RS2019mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109886.pdf.txt001109886.pdf.txtExtracted Texttext/plain151043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204319/2/001109886.pdf.txt210d116678a087f8f9f534b0eeb70335MD52ORIGINAL001109886.pdfTexto completoapplication/pdf3246151http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204319/1/001109886.pdf3c01871900091372ee7a23c5a8e22360MD5110183/2043192020-01-16 05:10:26.924934oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204319Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-01-16T07:10:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Integração ensino-serviço-comunidade e os processos de trabalho em saúde : cartografia de um programa de residência no município de Sapucaia do Sul
title Integração ensino-serviço-comunidade e os processos de trabalho em saúde : cartografia de um programa de residência no município de Sapucaia do Sul
spellingShingle Integração ensino-serviço-comunidade e os processos de trabalho em saúde : cartografia de um programa de residência no município de Sapucaia do Sul
Piovesan, Leonardo Rodrigues
Atenção primária à saúde
Educação continuada
Trabalho
Pessoal de saúde
Educação em saúde
Sapucaia do Sul (RS)
Health residence
Cartography
Health training
Primary health care
title_short Integração ensino-serviço-comunidade e os processos de trabalho em saúde : cartografia de um programa de residência no município de Sapucaia do Sul
title_full Integração ensino-serviço-comunidade e os processos de trabalho em saúde : cartografia de um programa de residência no município de Sapucaia do Sul
title_fullStr Integração ensino-serviço-comunidade e os processos de trabalho em saúde : cartografia de um programa de residência no município de Sapucaia do Sul
title_full_unstemmed Integração ensino-serviço-comunidade e os processos de trabalho em saúde : cartografia de um programa de residência no município de Sapucaia do Sul
title_sort Integração ensino-serviço-comunidade e os processos de trabalho em saúde : cartografia de um programa de residência no município de Sapucaia do Sul
author Piovesan, Leonardo Rodrigues
author_facet Piovesan, Leonardo Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piovesan, Leonardo Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pires, Fabiana Schneider
contributor_str_mv Pires, Fabiana Schneider
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção primária à saúde
Educação continuada
Trabalho
Pessoal de saúde
Educação em saúde
Sapucaia do Sul (RS)
topic Atenção primária à saúde
Educação continuada
Trabalho
Pessoal de saúde
Educação em saúde
Sapucaia do Sul (RS)
Health residence
Cartography
Health training
Primary health care
dc.subject.eng.fl_str_mv Health residence
Cartography
Health training
Primary health care
description Utilizou-se a cartografia como método qualitativo para analisar a integração ensinoserviço- comunidade e os processos de trabalho em saúde de um programa de residência com ênfase em Atenção Básica. O campo de estudo foi Sapucaia do Sul/ RS, e participaram preceptores, tutores, gestores e residentes entre março e agosto de 2018. A cartografia revelou um desenho analítico do processo de integração ensino-serviço-comunidade na constituição da Rede de Atenção em Saúde e execução das políticas públicas no município. A perspectiva dos atores aponta fragilidades na comunicação com a instituição formadora. O itinerário formativo se revela potente para a autonomia do residente, colaborando assim na reconstrução das redes de atenção e as políticas de saúde. Observou-se a potência deste modelo pelas vivências no cotidiano da Rede de Atenção em Saúde, que exigiu competência para enfrentar situações atípicas e não apenas o itinerário prescrito. Na interface com as políticas de saúde, a experiência de Sapucaia do Sul se mostrou inovadora pela gestão em colegiado, facilitando a comunicação entre atores e pontos da rede. A integração ensino-serviço-comunidade tem privilegiado espaços de discussão e busca compartilhada de caminhos tanto para a prática em saúde quanto para a cogestão de políticas públicas.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-15T04:16:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/204319
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001109886
url http://hdl.handle.net/10183/204319
identifier_str_mv 001109886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204319/2/001109886.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204319/1/001109886.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 210d116678a087f8f9f534b0eeb70335
3c01871900091372ee7a23c5a8e22360
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085513392029696