As relações raciais na parede: sentir – pensar a geografia pela fotografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/153239 |
Resumo: | A presente pesquisa buscou compreender como o ensino de Geografia e a Fotografia interagiram na formação de jovens, do Ensino Médio, em uma construção coletiva de reforço de cidadania, com foco na luta contra o preconceito racial. Centramo-nos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações raciais e a Lei 10.639. O marco teórico desta investigação encontra aporte nos seguintes autores: Boris Kossoy, Vilém Flusser, Antonio Sérgio Alfredo Guimarães e Renato Emerson dos Santos. Os conceitos utilizados são fotografia, cidadania, ensino de geografia e raça. O principal objetivo é evidenciar e compreender de que maneira as relações entre vivências diárias e falas recorrentes, na nossa sociedade, estão relacionadas a casos de racismo do dia a dia. As experiências foram traduzidas a partir de provocações relacionadas à prática de ensino que se transformou em relatos, rodas de conversas, fotografias, oficinas sobre os grandes nomes da fotografia e suas intencionalidades ao fotografar. Essa serie de possibilidades e enfoques acabou por ser materializada em uma exposição de fotos dos educandos dentro e fora do Instituto de Educação. Os procedimentos metodológicos foram: revisão bibliográfica, pesquisa junto aos estudantes, rodas de conversa, trabalho coletivo, ação efetiva, exposição de resultados com imagens, questionário com os envolvidos e análise das respostas que nos permitem avançar na proposta de cidadania construída dentro da escola pelos estudantes com os professores. |
id |
URGS_ec34c5b2901e0f6f1a3b9fd9518e19fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153239 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Cardoso, Wagner InnocencioKaercher, Nestor André2017-03-16T02:20:26Z2016http://hdl.handle.net/10183/153239001015410A presente pesquisa buscou compreender como o ensino de Geografia e a Fotografia interagiram na formação de jovens, do Ensino Médio, em uma construção coletiva de reforço de cidadania, com foco na luta contra o preconceito racial. Centramo-nos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações raciais e a Lei 10.639. O marco teórico desta investigação encontra aporte nos seguintes autores: Boris Kossoy, Vilém Flusser, Antonio Sérgio Alfredo Guimarães e Renato Emerson dos Santos. Os conceitos utilizados são fotografia, cidadania, ensino de geografia e raça. O principal objetivo é evidenciar e compreender de que maneira as relações entre vivências diárias e falas recorrentes, na nossa sociedade, estão relacionadas a casos de racismo do dia a dia. As experiências foram traduzidas a partir de provocações relacionadas à prática de ensino que se transformou em relatos, rodas de conversas, fotografias, oficinas sobre os grandes nomes da fotografia e suas intencionalidades ao fotografar. Essa serie de possibilidades e enfoques acabou por ser materializada em uma exposição de fotos dos educandos dentro e fora do Instituto de Educação. Os procedimentos metodológicos foram: revisão bibliográfica, pesquisa junto aos estudantes, rodas de conversa, trabalho coletivo, ação efetiva, exposição de resultados com imagens, questionário com os envolvidos e análise das respostas que nos permitem avançar na proposta de cidadania construída dentro da escola pelos estudantes com os professores.This research sought to understand how the teaching of Geography and Photography interacted in the formation of young people, high school, in a collective construction of citizenship reinforcement, focusing on the fight against racial prejudice. We focus on the National Guidelines for the education of race relations and the Law 10.639. The theoretical framework of this research is input the following authors: Boris Kossoy, Flusser, Antonio Sérgio Alfredo Guimarães and Emerson Renato dos Santos. The concepts used are photography, citizenship, geography education and race. The main objective is to highlight and understand how the relationship between daily experiences and recurring lines in our society, are related to cases of racism every day. Experiments were translated from provocations related to teaching practice that turned into stories, wheels conversations, photographs, workshops on the big picture names and their intentions when shooting. This series of possibilities and approaches turned out to be materialized in a photo exhibition of the students inside and outside the Institute of Education. The methodological procedures were: literature review, survey of students, conversation circles, collective work, effective action, display image results, questionnaire with stakeholders and analysis of the responses that allow us to advance the proposed citizens built within the school by students with teachers.application/pdfporFotografiaAnti-racismoCidadaniaEnsino de geografiaPhotographyAnti-RacismCitizenshipGeography TeachingAs relações raciais na parede: sentir – pensar a geografia pela fotografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001015410.pdf001015410.pdfTexto completoapplication/pdf71281698http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153239/1/001015410.pdf643c07e9e68bde4e07b4e03aa92e9289MD51TEXT001015410.pdf.txt001015410.pdf.txtExtracted Texttext/plain169184http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153239/2/001015410.pdf.txtd0e9ac1dc9187b17c8a76ceec36bda3bMD52THUMBNAIL001015410.pdf.jpg001015410.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153239/3/001015410.pdf.jpgb64f56ec6dd80422c632c4306f951062MD5310183/1532392018-10-22 08:20:56.168oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153239Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T11:20:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As relações raciais na parede: sentir – pensar a geografia pela fotografia |
title |
As relações raciais na parede: sentir – pensar a geografia pela fotografia |
spellingShingle |
As relações raciais na parede: sentir – pensar a geografia pela fotografia Cardoso, Wagner Innocencio Fotografia Anti-racismo Cidadania Ensino de geografia Photography Anti-Racism Citizenship Geography Teaching |
title_short |
As relações raciais na parede: sentir – pensar a geografia pela fotografia |
title_full |
As relações raciais na parede: sentir – pensar a geografia pela fotografia |
title_fullStr |
As relações raciais na parede: sentir – pensar a geografia pela fotografia |
title_full_unstemmed |
As relações raciais na parede: sentir – pensar a geografia pela fotografia |
title_sort |
As relações raciais na parede: sentir – pensar a geografia pela fotografia |
author |
Cardoso, Wagner Innocencio |
author_facet |
Cardoso, Wagner Innocencio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Wagner Innocencio |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kaercher, Nestor André |
contributor_str_mv |
Kaercher, Nestor André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia Anti-racismo Cidadania Ensino de geografia |
topic |
Fotografia Anti-racismo Cidadania Ensino de geografia Photography Anti-Racism Citizenship Geography Teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Photography Anti-Racism Citizenship Geography Teaching |
description |
A presente pesquisa buscou compreender como o ensino de Geografia e a Fotografia interagiram na formação de jovens, do Ensino Médio, em uma construção coletiva de reforço de cidadania, com foco na luta contra o preconceito racial. Centramo-nos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações raciais e a Lei 10.639. O marco teórico desta investigação encontra aporte nos seguintes autores: Boris Kossoy, Vilém Flusser, Antonio Sérgio Alfredo Guimarães e Renato Emerson dos Santos. Os conceitos utilizados são fotografia, cidadania, ensino de geografia e raça. O principal objetivo é evidenciar e compreender de que maneira as relações entre vivências diárias e falas recorrentes, na nossa sociedade, estão relacionadas a casos de racismo do dia a dia. As experiências foram traduzidas a partir de provocações relacionadas à prática de ensino que se transformou em relatos, rodas de conversas, fotografias, oficinas sobre os grandes nomes da fotografia e suas intencionalidades ao fotografar. Essa serie de possibilidades e enfoques acabou por ser materializada em uma exposição de fotos dos educandos dentro e fora do Instituto de Educação. Os procedimentos metodológicos foram: revisão bibliográfica, pesquisa junto aos estudantes, rodas de conversa, trabalho coletivo, ação efetiva, exposição de resultados com imagens, questionário com os envolvidos e análise das respostas que nos permitem avançar na proposta de cidadania construída dentro da escola pelos estudantes com os professores. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-03-16T02:20:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/153239 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001015410 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/153239 |
identifier_str_mv |
001015410 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153239/1/001015410.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153239/2/001015410.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153239/3/001015410.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
643c07e9e68bde4e07b4e03aa92e9289 d0e9ac1dc9187b17c8a76ceec36bda3b b64f56ec6dd80422c632c4306f951062 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085395809959936 |