As relações raciais na parede: sentir – pensar a geografia pela fotografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Wagner Innocencio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/153239
Resumo: A presente pesquisa buscou compreender como o ensino de Geografia e a Fotografia interagiram na formação de jovens, do Ensino Médio, em uma construção coletiva de reforço de cidadania, com foco na luta contra o preconceito racial. Centramo-nos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações raciais e a Lei 10.639. O marco teórico desta investigação encontra aporte nos seguintes autores: Boris Kossoy, Vilém Flusser, Antonio Sérgio Alfredo Guimarães e Renato Emerson dos Santos. Os conceitos utilizados são fotografia, cidadania, ensino de geografia e raça. O principal objetivo é evidenciar e compreender de que maneira as relações entre vivências diárias e falas recorrentes, na nossa sociedade, estão relacionadas a casos de racismo do dia a dia. As experiências foram traduzidas a partir de provocações relacionadas à prática de ensino que se transformou em relatos, rodas de conversas, fotografias, oficinas sobre os grandes nomes da fotografia e suas intencionalidades ao fotografar. Essa serie de possibilidades e enfoques acabou por ser materializada em uma exposição de fotos dos educandos dentro e fora do Instituto de Educação. Os procedimentos metodológicos foram: revisão bibliográfica, pesquisa junto aos estudantes, rodas de conversa, trabalho coletivo, ação efetiva, exposição de resultados com imagens, questionário com os envolvidos e análise das respostas que nos permitem avançar na proposta de cidadania construída dentro da escola pelos estudantes com os professores.
id URGS_ec34c5b2901e0f6f1a3b9fd9518e19fa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153239
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Cardoso, Wagner InnocencioKaercher, Nestor André2017-03-16T02:20:26Z2016http://hdl.handle.net/10183/153239001015410A presente pesquisa buscou compreender como o ensino de Geografia e a Fotografia interagiram na formação de jovens, do Ensino Médio, em uma construção coletiva de reforço de cidadania, com foco na luta contra o preconceito racial. Centramo-nos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações raciais e a Lei 10.639. O marco teórico desta investigação encontra aporte nos seguintes autores: Boris Kossoy, Vilém Flusser, Antonio Sérgio Alfredo Guimarães e Renato Emerson dos Santos. Os conceitos utilizados são fotografia, cidadania, ensino de geografia e raça. O principal objetivo é evidenciar e compreender de que maneira as relações entre vivências diárias e falas recorrentes, na nossa sociedade, estão relacionadas a casos de racismo do dia a dia. As experiências foram traduzidas a partir de provocações relacionadas à prática de ensino que se transformou em relatos, rodas de conversas, fotografias, oficinas sobre os grandes nomes da fotografia e suas intencionalidades ao fotografar. Essa serie de possibilidades e enfoques acabou por ser materializada em uma exposição de fotos dos educandos dentro e fora do Instituto de Educação. Os procedimentos metodológicos foram: revisão bibliográfica, pesquisa junto aos estudantes, rodas de conversa, trabalho coletivo, ação efetiva, exposição de resultados com imagens, questionário com os envolvidos e análise das respostas que nos permitem avançar na proposta de cidadania construída dentro da escola pelos estudantes com os professores.This research sought to understand how the teaching of Geography and Photography interacted in the formation of young people, high school, in a collective construction of citizenship reinforcement, focusing on the fight against racial prejudice. We focus on the National Guidelines for the education of race relations and the Law 10.639. The theoretical framework of this research is input the following authors: Boris Kossoy, Flusser, Antonio Sérgio Alfredo Guimarães and Emerson Renato dos Santos. The concepts used are photography, citizenship, geography education and race. The main objective is to highlight and understand how the relationship between daily experiences and recurring lines in our society, are related to cases of racism every day. Experiments were translated from provocations related to teaching practice that turned into stories, wheels conversations, photographs, workshops on the big picture names and their intentions when shooting. This series of possibilities and approaches turned out to be materialized in a photo exhibition of the students inside and outside the Institute of Education. The methodological procedures were: literature review, survey of students, conversation circles, collective work, effective action, display image results, questionnaire with stakeholders and analysis of the responses that allow us to advance the proposed citizens built within the school by students with teachers.application/pdfporFotografiaAnti-racismoCidadaniaEnsino de geografiaPhotographyAnti-RacismCitizenshipGeography TeachingAs relações raciais na parede: sentir – pensar a geografia pela fotografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001015410.pdf001015410.pdfTexto completoapplication/pdf71281698http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153239/1/001015410.pdf643c07e9e68bde4e07b4e03aa92e9289MD51TEXT001015410.pdf.txt001015410.pdf.txtExtracted Texttext/plain169184http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153239/2/001015410.pdf.txtd0e9ac1dc9187b17c8a76ceec36bda3bMD52THUMBNAIL001015410.pdf.jpg001015410.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153239/3/001015410.pdf.jpgb64f56ec6dd80422c632c4306f951062MD5310183/1532392018-10-22 08:20:56.168oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153239Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T11:20:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As relações raciais na parede: sentir – pensar a geografia pela fotografia
title As relações raciais na parede: sentir – pensar a geografia pela fotografia
spellingShingle As relações raciais na parede: sentir – pensar a geografia pela fotografia
Cardoso, Wagner Innocencio
Fotografia
Anti-racismo
Cidadania
Ensino de geografia
Photography
Anti-Racism
Citizenship
Geography Teaching
title_short As relações raciais na parede: sentir – pensar a geografia pela fotografia
title_full As relações raciais na parede: sentir – pensar a geografia pela fotografia
title_fullStr As relações raciais na parede: sentir – pensar a geografia pela fotografia
title_full_unstemmed As relações raciais na parede: sentir – pensar a geografia pela fotografia
title_sort As relações raciais na parede: sentir – pensar a geografia pela fotografia
author Cardoso, Wagner Innocencio
author_facet Cardoso, Wagner Innocencio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Wagner Innocencio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kaercher, Nestor André
contributor_str_mv Kaercher, Nestor André
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Anti-racismo
Cidadania
Ensino de geografia
topic Fotografia
Anti-racismo
Cidadania
Ensino de geografia
Photography
Anti-Racism
Citizenship
Geography Teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Photography
Anti-Racism
Citizenship
Geography Teaching
description A presente pesquisa buscou compreender como o ensino de Geografia e a Fotografia interagiram na formação de jovens, do Ensino Médio, em uma construção coletiva de reforço de cidadania, com foco na luta contra o preconceito racial. Centramo-nos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações raciais e a Lei 10.639. O marco teórico desta investigação encontra aporte nos seguintes autores: Boris Kossoy, Vilém Flusser, Antonio Sérgio Alfredo Guimarães e Renato Emerson dos Santos. Os conceitos utilizados são fotografia, cidadania, ensino de geografia e raça. O principal objetivo é evidenciar e compreender de que maneira as relações entre vivências diárias e falas recorrentes, na nossa sociedade, estão relacionadas a casos de racismo do dia a dia. As experiências foram traduzidas a partir de provocações relacionadas à prática de ensino que se transformou em relatos, rodas de conversas, fotografias, oficinas sobre os grandes nomes da fotografia e suas intencionalidades ao fotografar. Essa serie de possibilidades e enfoques acabou por ser materializada em uma exposição de fotos dos educandos dentro e fora do Instituto de Educação. Os procedimentos metodológicos foram: revisão bibliográfica, pesquisa junto aos estudantes, rodas de conversa, trabalho coletivo, ação efetiva, exposição de resultados com imagens, questionário com os envolvidos e análise das respostas que nos permitem avançar na proposta de cidadania construída dentro da escola pelos estudantes com os professores.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-16T02:20:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/153239
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001015410
url http://hdl.handle.net/10183/153239
identifier_str_mv 001015410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153239/1/001015410.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153239/2/001015410.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153239/3/001015410.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 643c07e9e68bde4e07b4e03aa92e9289
d0e9ac1dc9187b17c8a76ceec36bda3b
b64f56ec6dd80422c632c4306f951062
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085395809959936