Arte na educação da infância : saberes e práticas da dimensão estética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Gilvânia Maurício Dias de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/70604
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo investigar a relação entre experiências estéticas e prática docente com linguagens artísticas, narradas em memoriais produzidos por professores da educação da infância, no Curso de Especialização em Ensino de Arte e Educação Física na Infância, desenvolvido pelo Paideia/UFRN. A abordagem do tema experiência estética solicitou o estabelecimento de interfaces entre aportes teóricos que envolviam diferentes campos de conhecimento, tais como filosofia, semiótica, arte/educação e pedagogia. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa em que a metodologia assumiu, como princípios e estratégias de análise, a semiótica discursiva e alguns pressupostos da pesquisa (auto)biográfica, referentes à produção de narrativas como experiência de formação. O corpus da pesquisa foi composto por cinco memoriais de formação. Na análise dos textos, buscou-se identificar como as experiências estéticas dos professores estavam presentes nos discursos que teciam sobre a sua prática. A produção de sentido na leitura das narrativas dos professores ocorreu a partir do estabelecimento de relações entre estética, arte, ensino e infância. As conclusões indicam que as experiências estéticas vivenciadas por eles, em ambientes não formais e informais, constituemnos como leitores da arte e da estética do seu entorno. Considerar o professor como sujeito capaz de produzir sentido para as linguagens artísticas e práticas docente, requer observar sua inserção no mundo como sujeito encarnado, corporalmente envolvido com o seu entorno e com a sua cultura. A abordagem acerca da influência das experiências estéticas na intencionalidade das propostas com linguagens artísticas pode orientar os processos de reflexão sobre a prática docente e apontar desdobramentos para futuros trabalhos sobre a importância da dimensão estética na formação de professores da infância.
id URGS_ef986e085b37947b313679e6dd8ebcb8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70604
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Pontes, Gilvânia Maurício Dias dePillar, Analice Dutra2013-04-25T01:49:39Z2013http://hdl.handle.net/10183/70604000877780O presente trabalho teve por objetivo investigar a relação entre experiências estéticas e prática docente com linguagens artísticas, narradas em memoriais produzidos por professores da educação da infância, no Curso de Especialização em Ensino de Arte e Educação Física na Infância, desenvolvido pelo Paideia/UFRN. A abordagem do tema experiência estética solicitou o estabelecimento de interfaces entre aportes teóricos que envolviam diferentes campos de conhecimento, tais como filosofia, semiótica, arte/educação e pedagogia. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa em que a metodologia assumiu, como princípios e estratégias de análise, a semiótica discursiva e alguns pressupostos da pesquisa (auto)biográfica, referentes à produção de narrativas como experiência de formação. O corpus da pesquisa foi composto por cinco memoriais de formação. Na análise dos textos, buscou-se identificar como as experiências estéticas dos professores estavam presentes nos discursos que teciam sobre a sua prática. A produção de sentido na leitura das narrativas dos professores ocorreu a partir do estabelecimento de relações entre estética, arte, ensino e infância. As conclusões indicam que as experiências estéticas vivenciadas por eles, em ambientes não formais e informais, constituemnos como leitores da arte e da estética do seu entorno. Considerar o professor como sujeito capaz de produzir sentido para as linguagens artísticas e práticas docente, requer observar sua inserção no mundo como sujeito encarnado, corporalmente envolvido com o seu entorno e com a sua cultura. A abordagem acerca da influência das experiências estéticas na intencionalidade das propostas com linguagens artísticas pode orientar os processos de reflexão sobre a prática docente e apontar desdobramentos para futuros trabalhos sobre a importância da dimensão estética na formação de professores da infância.The research presented here aimed to investigate the relation between aesthetic experience and teaching practice with artistic languages, narrated in memorials written by childhood education teachers from the Specialization Course in Art Teaching and Physical Education during Childhood developed by the Paideia group from the Federal University of Rio Grande do Norte/UFRN in Brazil. The approach to the theme aesthetic experiences asked for the establishment of interfaces among theoretical bases involving different fields of knowledge, such as philosophy, semiotics, art/education and pedagogy. This study has a qualitative nature wherein the methodology took on as principles and strategies of analysis the Discursive Semiotics and some assumptions from the (auto) biographical research that deals with narrative productions as events of formation. Five memorials of formation events made the research corpus. In the analysis of the texts, it was identified how the aesthetic experiences of the teachers are present in their discourses that weave their practices. The meaning production in the reading of the narratives of the teachers took place based on the establishment of relations among aesthetic, art, teaching and childhood. The conclusions indicate that the aesthetic events experienced by the teachers in no formal and informal contexts establish them as readers of art and aesthetic in their surrounding. Looking at the teacher as a subject able to produce meaning to artistic languages and teaching practice entails to observe their insertion in the world as bodily incarnate subjects involved in their surroundings and culture. The influence of aesthetic experiences in the intentionality of the proposals with artistic languages, as it was observed in this study, can orientate the processes of reflection about teaching practice and point out future studies about the importance of aesthetic dimension in childhood teacher training.application/pdfporEducação infantilSemióticaEstéticaProfessorFormaçãoAesthetic experienceArt/educationTeacher trainingChildhood educationArte na educação da infância : saberes e práticas da dimensão estéticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000877780.pdf000877780.pdfTexto completoapplication/pdf7553337http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70604/1/000877780.pdf9e4397f6481fdc83779dd4def632440fMD51TEXT000877780.pdf.txt000877780.pdf.txtExtracted Texttext/plain757987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70604/2/000877780.pdf.txtd756f9f694e40199cf06b21c3d596f63MD52THUMBNAIL000877780.pdf.jpg000877780.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1598http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70604/3/000877780.pdf.jpgb9d9c05c98465a35fb69f514b5c1b64dMD5310183/706042018-10-16 08:13:13.318oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70604Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:13:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arte na educação da infância : saberes e práticas da dimensão estética
title Arte na educação da infância : saberes e práticas da dimensão estética
spellingShingle Arte na educação da infância : saberes e práticas da dimensão estética
Pontes, Gilvânia Maurício Dias de
Educação infantil
Semiótica
Estética
Professor
Formação
Aesthetic experience
Art/education
Teacher training
Childhood education
title_short Arte na educação da infância : saberes e práticas da dimensão estética
title_full Arte na educação da infância : saberes e práticas da dimensão estética
title_fullStr Arte na educação da infância : saberes e práticas da dimensão estética
title_full_unstemmed Arte na educação da infância : saberes e práticas da dimensão estética
title_sort Arte na educação da infância : saberes e práticas da dimensão estética
author Pontes, Gilvânia Maurício Dias de
author_facet Pontes, Gilvânia Maurício Dias de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes, Gilvânia Maurício Dias de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pillar, Analice Dutra
contributor_str_mv Pillar, Analice Dutra
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Semiótica
Estética
Professor
Formação
topic Educação infantil
Semiótica
Estética
Professor
Formação
Aesthetic experience
Art/education
Teacher training
Childhood education
dc.subject.eng.fl_str_mv Aesthetic experience
Art/education
Teacher training
Childhood education
description O presente trabalho teve por objetivo investigar a relação entre experiências estéticas e prática docente com linguagens artísticas, narradas em memoriais produzidos por professores da educação da infância, no Curso de Especialização em Ensino de Arte e Educação Física na Infância, desenvolvido pelo Paideia/UFRN. A abordagem do tema experiência estética solicitou o estabelecimento de interfaces entre aportes teóricos que envolviam diferentes campos de conhecimento, tais como filosofia, semiótica, arte/educação e pedagogia. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa em que a metodologia assumiu, como princípios e estratégias de análise, a semiótica discursiva e alguns pressupostos da pesquisa (auto)biográfica, referentes à produção de narrativas como experiência de formação. O corpus da pesquisa foi composto por cinco memoriais de formação. Na análise dos textos, buscou-se identificar como as experiências estéticas dos professores estavam presentes nos discursos que teciam sobre a sua prática. A produção de sentido na leitura das narrativas dos professores ocorreu a partir do estabelecimento de relações entre estética, arte, ensino e infância. As conclusões indicam que as experiências estéticas vivenciadas por eles, em ambientes não formais e informais, constituemnos como leitores da arte e da estética do seu entorno. Considerar o professor como sujeito capaz de produzir sentido para as linguagens artísticas e práticas docente, requer observar sua inserção no mundo como sujeito encarnado, corporalmente envolvido com o seu entorno e com a sua cultura. A abordagem acerca da influência das experiências estéticas na intencionalidade das propostas com linguagens artísticas pode orientar os processos de reflexão sobre a prática docente e apontar desdobramentos para futuros trabalhos sobre a importância da dimensão estética na formação de professores da infância.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-25T01:49:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/70604
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000877780
url http://hdl.handle.net/10183/70604
identifier_str_mv 000877780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70604/1/000877780.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70604/2/000877780.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70604/3/000877780.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9e4397f6481fdc83779dd4def632440f
d756f9f694e40199cf06b21c3d596f63
b9d9c05c98465a35fb69f514b5c1b64d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816736876443205632