Avaliação da qualidade do Sistema de Educação Superior Brasileiro em tempos de mercantilização : período 1994-2003

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertolin, Julio Cesar Godoy
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/10339
Resumo: Este estudo teve como objetivo elaborar uma proposta de indicadores para avaliação da qualidade do sistema de educação superior brasileiro e, com base nestes indicadores elaborados, medir e avaliar o desenvolvimento da sua qualidade no período 1993-2004. Considerou-se que o período escolhido está associado à intensificação do fenômeno da mercantilização da educação superior no Brasil. Para caracterizar o fenômeno, o estudo apóia-se nas perspectivas teóricas de Boaventura de Sousa Santos sobre as crises da universidade, de Ana Maria Seixas acerca das transformações privatistas e dos autores David Dill, Pedro Teixeira, Bem Jonbloed e Alberto Amaral sobre os mercados da educação superior. Os temas da qualidade e da avaliação da qualidade têm como referência principal os trabalhos de Ronald Barnett, Lee Harvey e Diana Green. Foram estudados os indicadores e sistemas de indicadores de educação adotados pelas agências internacionais, tais como Unesco e OCDE. Com essas referências foi elaborado um sistema de indicadores para avaliação do desenvolvimento da qualidade do Sesb, que compreende as categorias eqüidade, relevância, diversidade e eficácia. O estudo apresenta o sistema de indicadores elaborado e sua aplicação no período 1993-2004. Os resultados explicam a hipótese de trabalho, ou seja, em tempos de mercantilização da educação superior a qualidade da educação superior brasileira não se desenvolveu positivamente, visto que no período 1994- 2003 não foram encontradas evidências claras de melhorias do Sesb em termos de eqüidade, relevância, diversidade e eficácia.
id URGS_efeac111147ab65a114c5efeb7df9fe2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10339
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Bertolin, Julio Cesar GodoyLeite, Denise Balarine Cavalheiro2007-07-27T20:41:55Z2007http://hdl.handle.net/10183/10339000593863Este estudo teve como objetivo elaborar uma proposta de indicadores para avaliação da qualidade do sistema de educação superior brasileiro e, com base nestes indicadores elaborados, medir e avaliar o desenvolvimento da sua qualidade no período 1993-2004. Considerou-se que o período escolhido está associado à intensificação do fenômeno da mercantilização da educação superior no Brasil. Para caracterizar o fenômeno, o estudo apóia-se nas perspectivas teóricas de Boaventura de Sousa Santos sobre as crises da universidade, de Ana Maria Seixas acerca das transformações privatistas e dos autores David Dill, Pedro Teixeira, Bem Jonbloed e Alberto Amaral sobre os mercados da educação superior. Os temas da qualidade e da avaliação da qualidade têm como referência principal os trabalhos de Ronald Barnett, Lee Harvey e Diana Green. Foram estudados os indicadores e sistemas de indicadores de educação adotados pelas agências internacionais, tais como Unesco e OCDE. Com essas referências foi elaborado um sistema de indicadores para avaliação do desenvolvimento da qualidade do Sesb, que compreende as categorias eqüidade, relevância, diversidade e eficácia. O estudo apresenta o sistema de indicadores elaborado e sua aplicação no período 1993-2004. Os resultados explicam a hipótese de trabalho, ou seja, em tempos de mercantilização da educação superior a qualidade da educação superior brasileira não se desenvolveu positivamente, visto que no período 1994- 2003 não foram encontradas evidências claras de melhorias do Sesb em termos de eqüidade, relevância, diversidade e eficácia.The present study was carried out with the aiming to elaborate a proposal of indicators for assessing quality in Brazilian system for higher education and, based on those indicators, measure and evaluate the development of such quality in the period ranging from 1993 to 2004. It was considered the chosen period as associated to the increasing of the commodification of higher education in Brazil. In order to characterize that phenomena, the study used as grounds the theories developed by Boaventura de Sousa Santos, about the university crisis; by Ana Maria Seixas, about the privatizing transformations; and by David Dill, Pedro Teixeira, Bem Jonbloed, and Alberto Amaral, on the higher education markets. The matters involving quality and quality assessment have the main studies by Ronald Barnett, Lee Harvey, and Diana Green as references. The indicators and systems of education indicators adopted by international agencies such as Unesco and OCDE, were also studied. Based on those references a system of indicators for the evaluation of quality development in Sesb was elaborated, and it includes the following categories: equity, relevance, diversity, and efficiency. This study presents that indicators system as well as its application during the period 1993-2004. The results explain the hypothesis upon which work was developed, that is, in times of commodification of higher education, the quality of such education in Brazil has not developed positively. That is said based on the fact that during the period 1993-2004 there could not be found clear evidences of improvement in Sesb in what concerns equity, relevance, diversity, and efficiency.application/pdfporSistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.Ensino superiorAvaliaçãoQualidade do ensinoEnsino superiorHistóriaEconomia da educaçãoBrasilHigher educationEvaluation systemCommodification of higher educationQuality assessment in higher educationSystem-level indicators for higher educationAvaliação da qualidade do Sistema de Educação Superior Brasileiro em tempos de mercantilização : período 1994-2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2007doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000593863.pdf000593863.pdfTexto completoapplication/pdf1317175http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10339/1/000593863.pdf0753b6f6563f0a29ab60986aab134619MD51TEXT000593863.pdf.txt000593863.pdf.txtExtracted Texttext/plain668276http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10339/2/000593863.pdf.txt764da78843c31af0f7c8ceecc3491cd1MD52THUMBNAIL000593863.pdf.jpg000593863.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg886http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10339/3/000593863.pdf.jpg3bedd368b7d1d502ebd34e4ef788c979MD5310183/103392018-10-05 08:59:19.753oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10339Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:59:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da qualidade do Sistema de Educação Superior Brasileiro em tempos de mercantilização : período 1994-2003
title Avaliação da qualidade do Sistema de Educação Superior Brasileiro em tempos de mercantilização : período 1994-2003
spellingShingle Avaliação da qualidade do Sistema de Educação Superior Brasileiro em tempos de mercantilização : período 1994-2003
Bertolin, Julio Cesar Godoy
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.
Ensino superior
Avaliação
Qualidade do ensino
Ensino superior
História
Economia da educação
Brasil
Higher education
Evaluation system
Commodification of higher education
Quality assessment in higher education
System-level indicators for higher education
title_short Avaliação da qualidade do Sistema de Educação Superior Brasileiro em tempos de mercantilização : período 1994-2003
title_full Avaliação da qualidade do Sistema de Educação Superior Brasileiro em tempos de mercantilização : período 1994-2003
title_fullStr Avaliação da qualidade do Sistema de Educação Superior Brasileiro em tempos de mercantilização : período 1994-2003
title_full_unstemmed Avaliação da qualidade do Sistema de Educação Superior Brasileiro em tempos de mercantilização : período 1994-2003
title_sort Avaliação da qualidade do Sistema de Educação Superior Brasileiro em tempos de mercantilização : período 1994-2003
author Bertolin, Julio Cesar Godoy
author_facet Bertolin, Julio Cesar Godoy
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertolin, Julio Cesar Godoy
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leite, Denise Balarine Cavalheiro
contributor_str_mv Leite, Denise Balarine Cavalheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.
Ensino superior
Avaliação
Qualidade do ensino
Ensino superior
História
Economia da educação
Brasil
topic Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.
Ensino superior
Avaliação
Qualidade do ensino
Ensino superior
História
Economia da educação
Brasil
Higher education
Evaluation system
Commodification of higher education
Quality assessment in higher education
System-level indicators for higher education
dc.subject.eng.fl_str_mv Higher education
Evaluation system
Commodification of higher education
Quality assessment in higher education
System-level indicators for higher education
description Este estudo teve como objetivo elaborar uma proposta de indicadores para avaliação da qualidade do sistema de educação superior brasileiro e, com base nestes indicadores elaborados, medir e avaliar o desenvolvimento da sua qualidade no período 1993-2004. Considerou-se que o período escolhido está associado à intensificação do fenômeno da mercantilização da educação superior no Brasil. Para caracterizar o fenômeno, o estudo apóia-se nas perspectivas teóricas de Boaventura de Sousa Santos sobre as crises da universidade, de Ana Maria Seixas acerca das transformações privatistas e dos autores David Dill, Pedro Teixeira, Bem Jonbloed e Alberto Amaral sobre os mercados da educação superior. Os temas da qualidade e da avaliação da qualidade têm como referência principal os trabalhos de Ronald Barnett, Lee Harvey e Diana Green. Foram estudados os indicadores e sistemas de indicadores de educação adotados pelas agências internacionais, tais como Unesco e OCDE. Com essas referências foi elaborado um sistema de indicadores para avaliação do desenvolvimento da qualidade do Sesb, que compreende as categorias eqüidade, relevância, diversidade e eficácia. O estudo apresenta o sistema de indicadores elaborado e sua aplicação no período 1993-2004. Os resultados explicam a hipótese de trabalho, ou seja, em tempos de mercantilização da educação superior a qualidade da educação superior brasileira não se desenvolveu positivamente, visto que no período 1994- 2003 não foram encontradas evidências claras de melhorias do Sesb em termos de eqüidade, relevância, diversidade e eficácia.
publishDate 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-07-27T20:41:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/10339
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000593863
url http://hdl.handle.net/10183/10339
identifier_str_mv 000593863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10339/1/000593863.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10339/2/000593863.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10339/3/000593863.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0753b6f6563f0a29ab60986aab134619
764da78843c31af0f7c8ceecc3491cd1
3bedd368b7d1d502ebd34e4ef788c979
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085096141619200