Acompanhamento de desempenho das Instituições de Ensino Superior: uma proposta de avaliação integrada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Puffal, Daniel Pedro
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Schlabitz, Claudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Protestantismo em Revista
Texto Completo: http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2001
Resumo: Tradicionalmente, ferramentas de administração, tais como o Planejamento Estratégico e seu acompanhamento através de Balanced Scorecard e instrumentos de Programas de Qualidade, são utilizadas para monitoramento de desempenho das organizações. Porém, para Instituições de Ensino Superior, as Diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior têm destaque nesta tarefa. Como estes instrumentos divergem em seus objetivos e formas de abordagem, o presente trabalho discute a elaboração de um aparato único que contemple as necessidades de avaliação das Instituições de Ensino Superior brasileiras.
id EST-3_9a77fc3a93226c0f02099a15eb9473f4
oai_identifier_str oai:www.est.edu.br/periodicos:article/2001
network_acronym_str EST-3
network_name_str Protestantismo em Revista
repository_id_str
spelling Acompanhamento de desempenho das Instituições de Ensino Superior: uma proposta de avaliação integradaTracking Performance of Higher Education Institutions: A proposal for integrated assessmentEducaçãoEnsino Superior; Avaliação; DesempenhoEducationHigher education; Assessment; PerformanceTradicionalmente, ferramentas de administração, tais como o Planejamento Estratégico e seu acompanhamento através de Balanced Scorecard e instrumentos de Programas de Qualidade, são utilizadas para monitoramento de desempenho das organizações. Porém, para Instituições de Ensino Superior, as Diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior têm destaque nesta tarefa. Como estes instrumentos divergem em seus objetivos e formas de abordagem, o presente trabalho discute a elaboração de um aparato único que contemple as necessidades de avaliação das Instituições de Ensino Superior brasileiras.Traditionally management tools such as Strategic Planning, Balanced Scorecard and instruments of Quality Programs are used for monitoring the performance of organizations. However, for higher education institutions the Guidelines of the National Assessment of Higher Education - SINAES is highlighted in this task. As these instruments differ in their goals and ways of approach, this paper discusses the development of a unique apparatus that fulfills the needs of assessment of higher education institutions in Brazil.Faculdades ESTPuffal, Daniel PedroSchlabitz, Claudia2014-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/200110.22351/nepp.v20i0.2001Protestantismo em Revista; v. 20 (2009): Dossiê Desafios na Educação: Profissionalização Docente; 20-261678-64081678-640810.22351/nepp.v20i0reponame:Protestantismo em Revistainstname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2001/1916info:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-16T14:17:28Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/2001Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepphttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/oai||obobsin@est.edu.br|| reblin@est.edu.br1678-64081678-6408opendoar:2014-10-16T14:17:28Protestantismo em Revista - Faculdades ESTfalse
dc.title.none.fl_str_mv Acompanhamento de desempenho das Instituições de Ensino Superior: uma proposta de avaliação integrada
Tracking Performance of Higher Education Institutions: A proposal for integrated assessment
title Acompanhamento de desempenho das Instituições de Ensino Superior: uma proposta de avaliação integrada
spellingShingle Acompanhamento de desempenho das Instituições de Ensino Superior: uma proposta de avaliação integrada
Puffal, Daniel Pedro
Educação
Ensino Superior; Avaliação; Desempenho
Education
Higher education; Assessment; Performance
title_short Acompanhamento de desempenho das Instituições de Ensino Superior: uma proposta de avaliação integrada
title_full Acompanhamento de desempenho das Instituições de Ensino Superior: uma proposta de avaliação integrada
title_fullStr Acompanhamento de desempenho das Instituições de Ensino Superior: uma proposta de avaliação integrada
title_full_unstemmed Acompanhamento de desempenho das Instituições de Ensino Superior: uma proposta de avaliação integrada
title_sort Acompanhamento de desempenho das Instituições de Ensino Superior: uma proposta de avaliação integrada
author Puffal, Daniel Pedro
author_facet Puffal, Daniel Pedro
Schlabitz, Claudia
author_role author
author2 Schlabitz, Claudia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Puffal, Daniel Pedro
Schlabitz, Claudia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino Superior; Avaliação; Desempenho
Education
Higher education; Assessment; Performance
topic Educação
Ensino Superior; Avaliação; Desempenho
Education
Higher education; Assessment; Performance
description Tradicionalmente, ferramentas de administração, tais como o Planejamento Estratégico e seu acompanhamento através de Balanced Scorecard e instrumentos de Programas de Qualidade, são utilizadas para monitoramento de desempenho das organizações. Porém, para Instituições de Ensino Superior, as Diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior têm destaque nesta tarefa. Como estes instrumentos divergem em seus objetivos e formas de abordagem, o presente trabalho discute a elaboração de um aparato único que contemple as necessidades de avaliação das Instituições de Ensino Superior brasileiras.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-16
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2001
10.22351/nepp.v20i0.2001
url http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2001
identifier_str_mv 10.22351/nepp.v20i0.2001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2001/1916
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv Protestantismo em Revista; v. 20 (2009): Dossiê Desafios na Educação: Profissionalização Docente; 20-26
1678-6408
1678-6408
10.22351/nepp.v20i0
reponame:Protestantismo em Revista
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Protestantismo em Revista
collection Protestantismo em Revista
repository.name.fl_str_mv Protestantismo em Revista - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv ||obobsin@est.edu.br|| reblin@est.edu.br
_version_ 1754122301465427969