Pesquisa científica na Pós-Graduação : uma proposta tecnológica para a competência informacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/200729 |
Resumo: | A grande produção de informações científicas e tecnológicas, o ritmo acelerado imposto pela tecnologia e a impossibilidade de apreender todas as informações disponibilizadas torna necessário o desenvolvimento da capacidade de buscar e usar a informação de forma eficaz, eficiente e ética. A identificação e uso de informações de modo efetivo é uma das competências inerentes ao aprendizado com autonomia, conhecida como competência informacional. Tendo em vista a natureza científica e investigativa dos cursos de pós-graduação e as diversas fragilidades dos alunos com relação a esta competência apontada em estudos relacionados, este trabalho visa a investigação, a evidenciação e a inserção de conceitos relacionados à competência informacional no currículo destes cursos por meio da elaboração de um objeto de aprendizagem baseado nos conceitos do Framework for Information Literacy for Higher Education da Association of College and Research Libraries (ACRL) e nos componentes do Global Media And Information Literacy (MIL) Framework da UNESCO sob a ótica do ensino de competências proposto por Zabala e Arnau. Aborda aspectos conceituais concernentes ao termo literacy, e expressões correlatas: media and information literacy e information literacy. Apresenta conteúdos teóricos referentes ao desenvolvimento de competências; à competência informacional e estudos sobre o tema realizados no âmbito da pós-graduação brasileira; considerações acerca dos Frameworks; e, aos objetos de aprendizagem. Em termos de metodologia, o estudo é uma pesquisa-ação de natureza aplicada através da produção de objeto de aprendizagem. Utiliza a pesquisa-ação como procedimento técnico e tem como sujeitos de pesquisa estudantes do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre. Detalha as etapas de planejamento, execução e avaliação do objeto de aprendizagem. Tem por resultado a análise de questionários aplicados antes e depois da utilização do objeto que demonstra que houve mudança de opinião dos sujeitos quanto ao uso de recursos e ferramentas na pesquisa científica, que o objeto de aprendizagem atingiu o objetivo de apresentar temáticas relacionadas ao processo de pesquisa científica de forma autônoma e foi considerado de grande utilidade para melhoria das atividades de pesquisa. Conclui que o os objetivos da pesquisa foram atingidos com a elaboração e aplicação do objeto de aprendizagem. Indica como trabalhos futuros a revisão dos vídeos para fins de qualificação e a aplicação do material em disciplinas de metodologia da pesquisa tanto na graduação quanto na pós-graduação e em ambientes virtuais de aprendizagem. |
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Jacobsen, Priscila SaraivaMiletto, Evandro ManaraLoureiro, Carine Bueira2019-10-15T03:45:48Z2019http://hdl.handle.net/10183/200729001103421A grande produção de informações científicas e tecnológicas, o ritmo acelerado imposto pela tecnologia e a impossibilidade de apreender todas as informações disponibilizadas torna necessário o desenvolvimento da capacidade de buscar e usar a informação de forma eficaz, eficiente e ética. A identificação e uso de informações de modo efetivo é uma das competências inerentes ao aprendizado com autonomia, conhecida como competência informacional. Tendo em vista a natureza científica e investigativa dos cursos de pós-graduação e as diversas fragilidades dos alunos com relação a esta competência apontada em estudos relacionados, este trabalho visa a investigação, a evidenciação e a inserção de conceitos relacionados à competência informacional no currículo destes cursos por meio da elaboração de um objeto de aprendizagem baseado nos conceitos do Framework for Information Literacy for Higher Education da Association of College and Research Libraries (ACRL) e nos componentes do Global Media And Information Literacy (MIL) Framework da UNESCO sob a ótica do ensino de competências proposto por Zabala e Arnau. Aborda aspectos conceituais concernentes ao termo literacy, e expressões correlatas: media and information literacy e information literacy. Apresenta conteúdos teóricos referentes ao desenvolvimento de competências; à competência informacional e estudos sobre o tema realizados no âmbito da pós-graduação brasileira; considerações acerca dos Frameworks; e, aos objetos de aprendizagem. Em termos de metodologia, o estudo é uma pesquisa-ação de natureza aplicada através da produção de objeto de aprendizagem. Utiliza a pesquisa-ação como procedimento técnico e tem como sujeitos de pesquisa estudantes do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre. Detalha as etapas de planejamento, execução e avaliação do objeto de aprendizagem. Tem por resultado a análise de questionários aplicados antes e depois da utilização do objeto que demonstra que houve mudança de opinião dos sujeitos quanto ao uso de recursos e ferramentas na pesquisa científica, que o objeto de aprendizagem atingiu o objetivo de apresentar temáticas relacionadas ao processo de pesquisa científica de forma autônoma e foi considerado de grande utilidade para melhoria das atividades de pesquisa. Conclui que o os objetivos da pesquisa foram atingidos com a elaboração e aplicação do objeto de aprendizagem. Indica como trabalhos futuros a revisão dos vídeos para fins de qualificação e a aplicação do material em disciplinas de metodologia da pesquisa tanto na graduação quanto na pós-graduação e em ambientes virtuais de aprendizagem.The large production of scientific and technological information, the fast pace imposed by technology and the impossibility of capturing all the information available requires the development of the ability to seek and use the information in a efficient, effective and ethical way. The identification and use of information in an effective way is one of the inherent abilities in autonomy learning, known as information literacy. In view of the scientific and investigative nature of postgraduate courses and the diverse weaknesses of the students in this ability presented in related studies, this work aims to investigate, to evidence and to insert information literacy related concepts on postgradute courses curriculum through the elaboration of an learning object based on Framework for Information Literacy for Higher Education da Association of College and Research Libraries (ACRL) concepts, Global Media And Information Literacy (MIL) Framework elements and competence development theory proposed by Zabala e Arnau. Approaches conceptuals aspects about literacy terminology and related phrases: media and information literacy e information literacy. Presents theorical contents about the competence development, information literacy and related studies realized in brazilian postgraduate courses, framework´s and learning object´s considerations. In terms of methodology, this study is intended to be an action research with an applied nature through the production of an learning object. Uses action research as a technical procedure and studentes of master's degree course in professional and technological education from Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre as research subjects. Details the steps of planning, execution and assessment from learning object. Results in the analysis of the questionnaires applied before and after the use of the learning object which shows that there was a change of opinion of the subjects regarding the use of resources and tools in scientific research, that the learning object has reached the objective of presenting topics related to the scientific research process in a autonomous form and it was considered of great utility for the improvement of research activities. Concludes that the studies goals were reached with the learning object´s elaboration and application. Indicates as future works the review of videos for qualification purposes and the application of the material in research methodology disciplines both in undergraduate and postgraduate studies and in virtual learning environments.application/pdfporCompetência informacionalPós-GraduaçãoObjetos de aprendizagemInformation literacyLearning objectCompetence developmentPesquisa científica na Pós-Graduação : uma proposta tecnológica para a competência informacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do SulPorto Alegre, BR-RS2019mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001103421.pdf.txt001103421.pdf.txtExtracted Texttext/plain255413http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200729/2/001103421.pdf.txt3c19b8ace6822d3be2f47da8bfe4a41fMD52ORIGINAL001103421.pdfTexto completoapplication/pdf2226239http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200729/1/001103421.pdf2f224c06f2ba21aa701492deb3d07124MD5110183/2007292019-10-16 03:47:03.492013oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200729Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-10-16T06:47:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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