A competência informacional na educação a distância: constribuindo com uma filosofia de aprendizagem independentee ao longo da vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Blank, Cintia Kath
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Gonçalves, André Luiz
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3419
Resumo: Todos os setores da vida humana foram tocados pelo desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação. No setor educacional pode-se citar a EaD, que obteve seu maior crescimento com o desenvolvimento de tais tecnologias, principalmente a Internet. Assim, pretendeu-se analisar neste trabalho este novo cenário educacional que ora se descortina e relacionar algumas das novas exigências feitas aos alunos da EaD com os próprios objetivos da competência informacional, para através de um estudo teórico-conceitual verificar singularidades existentes entre estas duas temáticas como forma de se promover a qualidade na educação a distância. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico a fim de conceituar as duas áreas. Observou-se por meio dos estudos realizados muitos pontos em comum aproximando as temáticas, como a necessidade de considerar as ferramentas da Web como fonte de informação e aprendizagem, o indivíduo desenvolver a autonomia e a pró-atividade por sua aprendizagem, aprender a aprender de forma constante por toda a vida, e, aprender a trabalhar em grupo, de maneira colaborativa.
id FURG-12_4198e0155fcab7dd1c465879660b4a84
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3419
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling A competência informacional na educação a distância: constribuindo com uma filosofia de aprendizagem independentee ao longo da vidaCompetência Informacional. Information Literacy. Qualidade na Educação a Distância.Todos os setores da vida humana foram tocados pelo desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação. No setor educacional pode-se citar a EaD, que obteve seu maior crescimento com o desenvolvimento de tais tecnologias, principalmente a Internet. Assim, pretendeu-se analisar neste trabalho este novo cenário educacional que ora se descortina e relacionar algumas das novas exigências feitas aos alunos da EaD com os próprios objetivos da competência informacional, para através de um estudo teórico-conceitual verificar singularidades existentes entre estas duas temáticas como forma de se promover a qualidade na educação a distância. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico a fim de conceituar as duas áreas. Observou-se por meio dos estudos realizados muitos pontos em comum aproximando as temáticas, como a necessidade de considerar as ferramentas da Web como fonte de informação e aprendizagem, o indivíduo desenvolver a autonomia e a pró-atividade por sua aprendizagem, aprender a aprender de forma constante por toda a vida, e, aprender a trabalhar em grupo, de maneira colaborativa.Lepidus2013-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3419Revista Didática Sistêmica; v. 15 n. 1 (2013); 42-551809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3419/2243Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBlank, Cintia KathGonçalves, André Luiz2018-11-08T18:40:52Zoai:periodicos.furg.br:article/3419Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:40:52Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A competência informacional na educação a distância: constribuindo com uma filosofia de aprendizagem independentee ao longo da vida
title A competência informacional na educação a distância: constribuindo com uma filosofia de aprendizagem independentee ao longo da vida
spellingShingle A competência informacional na educação a distância: constribuindo com uma filosofia de aprendizagem independentee ao longo da vida
Blank, Cintia Kath
Competência Informacional. Information Literacy. Qualidade na Educação a Distância.
title_short A competência informacional na educação a distância: constribuindo com uma filosofia de aprendizagem independentee ao longo da vida
title_full A competência informacional na educação a distância: constribuindo com uma filosofia de aprendizagem independentee ao longo da vida
title_fullStr A competência informacional na educação a distância: constribuindo com uma filosofia de aprendizagem independentee ao longo da vida
title_full_unstemmed A competência informacional na educação a distância: constribuindo com uma filosofia de aprendizagem independentee ao longo da vida
title_sort A competência informacional na educação a distância: constribuindo com uma filosofia de aprendizagem independentee ao longo da vida
author Blank, Cintia Kath
author_facet Blank, Cintia Kath
Gonçalves, André Luiz
author_role author
author2 Gonçalves, André Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Blank, Cintia Kath
Gonçalves, André Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Competência Informacional. Information Literacy. Qualidade na Educação a Distância.
topic Competência Informacional. Information Literacy. Qualidade na Educação a Distância.
description Todos os setores da vida humana foram tocados pelo desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação. No setor educacional pode-se citar a EaD, que obteve seu maior crescimento com o desenvolvimento de tais tecnologias, principalmente a Internet. Assim, pretendeu-se analisar neste trabalho este novo cenário educacional que ora se descortina e relacionar algumas das novas exigências feitas aos alunos da EaD com os próprios objetivos da competência informacional, para através de um estudo teórico-conceitual verificar singularidades existentes entre estas duas temáticas como forma de se promover a qualidade na educação a distância. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico a fim de conceituar as duas áreas. Observou-se por meio dos estudos realizados muitos pontos em comum aproximando as temáticas, como a necessidade de considerar as ferramentas da Web como fonte de informação e aprendizagem, o indivíduo desenvolver a autonomia e a pró-atividade por sua aprendizagem, aprender a aprender de forma constante por toda a vida, e, aprender a trabalhar em grupo, de maneira colaborativa.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3419
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3419
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3419/2243
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 15 n. 1 (2013); 42-55
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041940081934336