Downsizing no ensino superior privado : o processo de comunicação e os impactos para os docentes demitidos, demissores e remanescentes de instituições da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/203225 |
Resumo: | O ensino superior no Brasil passou por grandes modificações ao longo da história, e a partir dos anos 2000, com fortes influências do neoliberalismo, ocorreu a mercantilização do ensino, sendo então orientado para atender as demandas do mercado (PAULA, 2009; LEMOS, DUBEUX, PINTO, 2009; NUNES, NEIRA, 2014). Essa pesquisa levantou dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP dos últimos 16 anos – de 2001 a 2017 – e verificou um aumento de quase 157% no número de instituições privadas de ensino superior do Estado do Rio Grande do Sul. Porém, o crescimento no número de docentes foi de menos de 25%, e ao serem analisados somente os dados a partir de 2014, esse número já diminuiu 7%. Essas demissões vêm acontecendo semestralmente, fazendo com que os docentes tenham que lidar com o downsizing – processo de reestruturação organizacional que tem como objetivo otimizar a produção de trabalho com redução de custos, seja com cortes de pessoal, com congelamento das contratações ou com fusões (CALDAS, 2000). A forma com que o downsizing é conduzido e comunicado aos trabalhadores demitidos e também àqueles que permanecem na instituição é essencial para que se tenha êxito no processo de reestruturação (CALDAS, 2000; FERREIRA, TOMEI, 2006). Dessa forma, este estudo tem como objetivo analisar a problemática de como o processo de comunicação, em casos de downsizing do ramo de ensino superior privado, pode impactar os docentes demitidos, os demissores e os remanescentes. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo e de natureza exploratória. Foram efetuadas entrevistas em profundidade com a participação de nove docentes, sendo cinco demitidos, dois remanescentes e dois demissores – também caracterizados como remanescentes. A escolha dos entrevistados se deu por meio de amostragem em bola de neve, onde são utilizadas cadeias de referências dos sujeitos (VINUTO, 2014). Para a análise de conteúdo foram construídas as seguintes categorias: (i) Significação do Trabalho para o Docente, (ii) Momentos que Antecederam as Demissões, (iii) O Desligamento, (iiii) Depois das Demissões, e (iiiii) O Processo de Comunicação. Com base nos relatos dos entrevistados e à luz da literatura pesquisada, foi percebido que os docentes – demitidos e remanescentes – têm vivenciado um momento de muita insegurança na área da educação superior. A falta de comunicação das instituições contribui muito para esse sentimento, pois os critérios para escolha dos demitidos não é clara – em algumas instituições esse critério é totalmente desconhecido, em outras, se sabe que os maiores salários e as maiores titulações estão sendo decisivos no momento da definição daqueles que serão desligados. Em virtude disso, se criou um clima de competividade entre os docentes, além da intensificação do trabalho, com turmas maiores – o que demanda maior trabalho extraclasse – e com demandas que antes eram executadas por três profissionais sendo executadas apenas por um. A falta de perspectiva no ramo da educação superior ocasionada pelas constantes demissões tem feito docentes abandonarem a sala de aula ou diminuírem consideravelmente as horas dedicadas à docência, mesmo que a profissão tenha grande significado a eles. |
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Kohlrausch, Gisele Maria KleinAntunes, Elaine di Diego2019-12-19T04:00:22Z2019http://hdl.handle.net/10183/203225001105662O ensino superior no Brasil passou por grandes modificações ao longo da história, e a partir dos anos 2000, com fortes influências do neoliberalismo, ocorreu a mercantilização do ensino, sendo então orientado para atender as demandas do mercado (PAULA, 2009; LEMOS, DUBEUX, PINTO, 2009; NUNES, NEIRA, 2014). Essa pesquisa levantou dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP dos últimos 16 anos – de 2001 a 2017 – e verificou um aumento de quase 157% no número de instituições privadas de ensino superior do Estado do Rio Grande do Sul. Porém, o crescimento no número de docentes foi de menos de 25%, e ao serem analisados somente os dados a partir de 2014, esse número já diminuiu 7%. Essas demissões vêm acontecendo semestralmente, fazendo com que os docentes tenham que lidar com o downsizing – processo de reestruturação organizacional que tem como objetivo otimizar a produção de trabalho com redução de custos, seja com cortes de pessoal, com congelamento das contratações ou com fusões (CALDAS, 2000). A forma com que o downsizing é conduzido e comunicado aos trabalhadores demitidos e também àqueles que permanecem na instituição é essencial para que se tenha êxito no processo de reestruturação (CALDAS, 2000; FERREIRA, TOMEI, 2006). Dessa forma, este estudo tem como objetivo analisar a problemática de como o processo de comunicação, em casos de downsizing do ramo de ensino superior privado, pode impactar os docentes demitidos, os demissores e os remanescentes. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo e de natureza exploratória. Foram efetuadas entrevistas em profundidade com a participação de nove docentes, sendo cinco demitidos, dois remanescentes e dois demissores – também caracterizados como remanescentes. A escolha dos entrevistados se deu por meio de amostragem em bola de neve, onde são utilizadas cadeias de referências dos sujeitos (VINUTO, 2014). Para a análise de conteúdo foram construídas as seguintes categorias: (i) Significação do Trabalho para o Docente, (ii) Momentos que Antecederam as Demissões, (iii) O Desligamento, (iiii) Depois das Demissões, e (iiiii) O Processo de Comunicação. Com base nos relatos dos entrevistados e à luz da literatura pesquisada, foi percebido que os docentes – demitidos e remanescentes – têm vivenciado um momento de muita insegurança na área da educação superior. A falta de comunicação das instituições contribui muito para esse sentimento, pois os critérios para escolha dos demitidos não é clara – em algumas instituições esse critério é totalmente desconhecido, em outras, se sabe que os maiores salários e as maiores titulações estão sendo decisivos no momento da definição daqueles que serão desligados. Em virtude disso, se criou um clima de competividade entre os docentes, além da intensificação do trabalho, com turmas maiores – o que demanda maior trabalho extraclasse – e com demandas que antes eram executadas por três profissionais sendo executadas apenas por um. A falta de perspectiva no ramo da educação superior ocasionada pelas constantes demissões tem feito docentes abandonarem a sala de aula ou diminuírem consideravelmente as horas dedicadas à docência, mesmo que a profissão tenha grande significado a eles.Higher education in Brazil has undergone major changes throughout history. Since the 2000s, strong influences of neoliberalism have turned education into commodity and oriented it to meet market demands (PAULA, 2009; LEMOS, DUBEUX, PINTO, 2009; NUNES, NEIRA, 2014). Using data from Anísio Teixeira National Institute for Educational Studies and Research (INEP) over the past 16 years – 2001 to 2017 – this work observed an increase of almost 157% in the number of private higher education institutions in the state of Rio Grande do Sul. However, the increase in the number of teachers was less than 25%, and when analyzing only data from 2014 on, this number has decreased by 7%. The dismissals have been taking place every semester, so teachers have been dealing with downsizing – an organizational restructuring process aimed at optimizing cost-effective work production, whether through freezing new hiring, staff cuts, or mergers (CALDAS, 2000). The way in which downsizing is conducted and communicated to dismissed workers and to those who remain in the institution is essential for the restructuring process to be successful (CALDAS, 2000; FERREIRA, TOMEI, 2006). Thus, this study aims to analyze how the communication process, in cases of downsizing in the private higher education sector, may impact dismissed, dismissers and those docents who remain. For this purpose, qualitative and exploratory research was carried out. Nine docents participated in in-depth interviews, five of them dismissed, two of them remaining and two dismissers – also characterized as remaining. The interviewees were chosen by means of snowball sampling, where subjects’ reference chains are used (VINUTO, 2014). For the content analysis, the following categories were created (i) Meaning of the Work to the Docent, (ii) Moments that Preceded the Dismissals, (iii) The Dismissal, (iiii) After the Dismissals, and (iiiii) The Communication Process. Based on the interviewees’ reports, considering the researched literature, it was observed that docents – dismissed and remaining – have been experiencing a moment of great insecurity in the higher education sector. Lack of communication from the institutions contributes a lot to this feeling, as the criteria for choosing the dismissed is not clear – in some institutions it is totally unknown, and in others it is known that the highest salaries and the highest titles are decisive in the definition of those who will be dismissed. As a result, increasing competitiveness among teachers, intensification of work, larger classes – which require more extra-class work – and one professional alone carrying out tasks that before downsizing were performed by three. Lack of perspective in the field of higher education caused by constant downsizing has made docents quit the job or considerably reduce the hours devoted to teaching, even though this profession means a lot to them.application/pdfporComunicação organizacionalDemissãoProfessoresEducação superiorDownsizingDismissalTeachingPrivate higher educationOrganizational communicationDownsizing no ensino superior privado : o processo de comunicação e os impactos para os docentes demitidos, demissores e remanescentes de instituições da Região Metropolitana de Porto Alegre/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001105662.pdf.txt001105662.pdf.txtExtracted Texttext/plain273771http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203225/2/001105662.pdf.txt60e35561e038db749351c16639cb0feeMD52ORIGINAL001105662.pdfTexto completoapplication/pdf1889924http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203225/1/001105662.pdfd20004bd1d7bbad526e075fa0dc75c9cMD5110183/2032252019-12-20 05:03:19.756486oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203225Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-12-20T07:03:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O ensino superior no Brasil passou por grandes modificações ao longo da história, e a partir dos anos 2000, com fortes influências do neoliberalismo, ocorreu a mercantilização do ensino, sendo então orientado para atender as demandas do mercado (PAULA, 2009; LEMOS, DUBEUX, PINTO, 2009; NUNES, NEIRA, 2014). Essa pesquisa levantou dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP dos últimos 16 anos – de 2001 a 2017 – e verificou um aumento de quase 157% no número de instituições privadas de ensino superior do Estado do Rio Grande do Sul. Porém, o crescimento no número de docentes foi de menos de 25%, e ao serem analisados somente os dados a partir de 2014, esse número já diminuiu 7%. Essas demissões vêm acontecendo semestralmente, fazendo com que os docentes tenham que lidar com o downsizing – processo de reestruturação organizacional que tem como objetivo otimizar a produção de trabalho com redução de custos, seja com cortes de pessoal, com congelamento das contratações ou com fusões (CALDAS, 2000). A forma com que o downsizing é conduzido e comunicado aos trabalhadores demitidos e também àqueles que permanecem na instituição é essencial para que se tenha êxito no processo de reestruturação (CALDAS, 2000; FERREIRA, TOMEI, 2006). Dessa forma, este estudo tem como objetivo analisar a problemática de como o processo de comunicação, em casos de downsizing do ramo de ensino superior privado, pode impactar os docentes demitidos, os demissores e os remanescentes. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo e de natureza exploratória. Foram efetuadas entrevistas em profundidade com a participação de nove docentes, sendo cinco demitidos, dois remanescentes e dois demissores – também caracterizados como remanescentes. A escolha dos entrevistados se deu por meio de amostragem em bola de neve, onde são utilizadas cadeias de referências dos sujeitos (VINUTO, 2014). Para a análise de conteúdo foram construídas as seguintes categorias: (i) Significação do Trabalho para o Docente, (ii) Momentos que Antecederam as Demissões, (iii) O Desligamento, (iiii) Depois das Demissões, e (iiiii) O Processo de Comunicação. Com base nos relatos dos entrevistados e à luz da literatura pesquisada, foi percebido que os docentes – demitidos e remanescentes – têm vivenciado um momento de muita insegurança na área da educação superior. A falta de comunicação das instituições contribui muito para esse sentimento, pois os critérios para escolha dos demitidos não é clara – em algumas instituições esse critério é totalmente desconhecido, em outras, se sabe que os maiores salários e as maiores titulações estão sendo decisivos no momento da definição daqueles que serão desligados. Em virtude disso, se criou um clima de competividade entre os docentes, além da intensificação do trabalho, com turmas maiores – o que demanda maior trabalho extraclasse – e com demandas que antes eram executadas por três profissionais sendo executadas apenas por um. A falta de perspectiva no ramo da educação superior ocasionada pelas constantes demissões tem feito docentes abandonarem a sala de aula ou diminuírem consideravelmente as horas dedicadas à docência, mesmo que a profissão tenha grande significado a eles. |
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