Mulheres na ciência : diálogo entre as cientistas das academias pernambucanas de ciência agronômica, medicina veterinária e química e as alunas desses cursos na UFRPE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Josefa Martins da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/206145
Resumo: A presença das mulheres na ciência despertou e, ainda, desperta a curiosidade e o interesse da sociedade. A participação feminina evoluiu, e as mulheres ocupam lugares de destaque no cenário atual. Esta tese teve como objetivo pesquisar as trajetória e contribuições das cientistas das Academias Pernambucanas de Ciência Agronômica, Medicina Veterinária e Química, e identificar, junto às alunas do 9º e 10º períodos dos Cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Licenciatura em Química na UFRPE, as razões e influências na escolha dessas profissões, além de apreender seu interesse pela ciência e intenção em seguir a carreira científica. Tratou-se de pesquisa qualitativa, com abordagem bibliográfica, documental e de campo. Ancorou-se nos conceitos de ciência, gênero na ciência, campo científico, habitus, dominação masculina, geração, juventude, círculo, roda, trajetórias de vida, narrativas, memória, escuta sensível, cientista, pesquisador, autoridade científica e popularização da ciência, e nos princípios do diálogo e do saber escutar. O universo da pesquisa contou com 13 cientistas das Academias e 49 alunas dos cursos referenciados. Como procedimentos metodológicos, agregou a entrevista narrativa à escuta sensível. Observou-se que as cientistas arquitetaram estratégias para consolidar suas carreiras: investem em produtividade, coordenam laboratórios, articulam captação de recursos, estabelecem parcerias locais, nacionais e internacionais. As alunas apontaram que suas motivações para a escolha da profissão foram variadas, e houve influência da família, amigos e professores. Através da realização de roda de diálogo, esta tese aproximou cientistas e alunas, viabilizando o diálogo entre essas gerações, baseado nas narrativas das trajetórias das cientistas, depoimentos e reflexões das alunas sobre mulheres na ciência. O encontro presencial possibilitou a troca de experiências e expectativas. Em participação virtual, as alunas relataram que a leitura das narrativas das cientistas proporcionou enxergar a ciência como uma realidade concreta, com mais oportunidades, e que desejam ser cientistas. Contudo, afirmaram que faltam mais ações para popularizar a ciência. Os resultados desta tese sinalizaram a relevância e a necessidade de ações de estímulo e incentivo, a fim de que mais jovens ingressem na carreira científica, contribuindo para que, no futuro, haja mais cientistas preparadas para enfrentar desafios e atender às demandas da sociedade.
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Ancorou-se nos conceitos de ciência, gênero na ciência, campo científico, habitus, dominação masculina, geração, juventude, círculo, roda, trajetórias de vida, narrativas, memória, escuta sensível, cientista, pesquisador, autoridade científica e popularização da ciência, e nos princípios do diálogo e do saber escutar. O universo da pesquisa contou com 13 cientistas das Academias e 49 alunas dos cursos referenciados. Como procedimentos metodológicos, agregou a entrevista narrativa à escuta sensível. Observou-se que as cientistas arquitetaram estratégias para consolidar suas carreiras: investem em produtividade, coordenam laboratórios, articulam captação de recursos, estabelecem parcerias locais, nacionais e internacionais. As alunas apontaram que suas motivações para a escolha da profissão foram variadas, e houve influência da família, amigos e professores. Através da realização de roda de diálogo, esta tese aproximou cientistas e alunas, viabilizando o diálogo entre essas gerações, baseado nas narrativas das trajetórias das cientistas, depoimentos e reflexões das alunas sobre mulheres na ciência. O encontro presencial possibilitou a troca de experiências e expectativas. Em participação virtual, as alunas relataram que a leitura das narrativas das cientistas proporcionou enxergar a ciência como uma realidade concreta, com mais oportunidades, e que desejam ser cientistas. Contudo, afirmaram que faltam mais ações para popularizar a ciência. Os resultados desta tese sinalizaram a relevância e a necessidade de ações de estímulo e incentivo, a fim de que mais jovens ingressem na carreira científica, contribuindo para que, no futuro, haja mais cientistas preparadas para enfrentar desafios e atender às demandas da sociedade.The presence of women in science has aroused and also arouses the curiosity and interest of society. Female participation has evolved, and women occupy prominent places in the current scenario. This thesis aimed to research the trajectory and contributions of scientists from the Pernambuco Academies of Agronomic Science, Veterinary Medicine and Chemistry, and to identify, along with students from the 9th and 10th periods of the Agronomy, Veterinary Medicine and Chemistry Degree at UFRPE, the reasons and influences in choosing these professions, as well as seizing their interest in science and intention to pursue a scientific career. It was a qualitative research, with bibliographical, documentary and field approach. It is anchored in the concepts of science, gender in science, scientific field, habitus, male domination, generation, youth, circle, wheel, life trajectories, narratives, memory, sensitive listening, scientist, researcher, scientific authority, and popularization of science, and the principles of dialogue and listening. The research universe had 13 academy scientists and 49 students from the referred courses. As methodological procedures, he added the narrative interview to sensitive listening. It has been observed that scientists have devised strategies to consolidate their careers: invest in productivity, coordinate laboratories, articulate fundraising, establish local, national and international partnerships. The students pointed out that their motivations for choosing the profession were varied, and there was influence from family, friends and teachers. Through the realization of a dialogue wheel, this thesis brought together scientists and students, enabling dialogue between these generations, based on the narratives of the scientists' trajectories, statements and reflections of the students about women in science. The face-to-face meeting enabled the exchange of experiences and expectations. In virtual participation, the students reported that reading the scientists' narratives allowed them to see science as a concrete reality, with more opportunities, and wanting to be scientists. However, they stated that more actions are lacking to popularize science. The results of this thesis signaled the relevance and the need for stimulus and incentive actions, so that more young people enter the scientific career, contributing to the future, more scientists prepared to face challenges and meet the demands of society.application/pdfporMulheresEducaçãoCiências agráriasMedicina veterinariaQuímicaWomen in scienceScientistsStudentsDialogue wheelPopularization of scienceMulheres na ciência : diálogo entre as cientistas das academias pernambucanas de ciência agronômica, medicina veterinária e química e as alunas desses cursos na UFRPEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001111622.pdf.txt001111622.pdf.txtExtracted Texttext/plain535674http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206145/2/001111622.pdf.txt52b4af9d183de0b38696401b2bcfef58MD52ORIGINAL001111622.pdfTexto completoapplication/pdf3360131http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206145/1/001111622.pdfd33a69daceff27556a2af18ffa02c15cMD5110183/2061452022-08-10 04:45:14.042243oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206145Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-10T07:45:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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