Reflexão linguística no âmbito do ensino médio : uma proposta sociointeracionista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jaskulski, Leonardo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188219
Resumo: Este trabalho é resultado das inquietações intrínsecas à atividade de professor, determinada por circunstâncias nem sempre ideais para o exercício da profissão, nos mais diversos âmbitos. Busco, nele, estabelecer um elo entre os conhecimentos e reflexões proporcionados por minha formação acadêmica e a realidade do ensino de Língua Portuguesa nas escolas. Exponho, para isso, um pouco de minha experiência de trabalho no Ensino Médio, em escolas privadas de Porto Alegre. Busco lançar luz sobre a realidade das instituições particulares, ao meu ver pouco estudadas pela academia em relação às públicas, talvez pelo fato de os diferentes contextos envolverem distintos letramentos. Procuro mostrar, por meio desta pesquisa, como um ensino de língua descontextualizado e focado em classificações e nomenclaturas da gramática normativa pouco tem a oferecer para o desempenho linguístico dos estudantes em geral, mesmo naquilo que é seu foco: o domínio da norma padrão. Para isso, primeiramente, identifico, na produção textual de um grupo de alunos da segunda série do Ensino Médio, um aspecto em especial desacordo com a norma padrão: a pontuação. A partir dessa constatação, proponho a construção de uma unidade de ensino baseada na análise linguística e no sociointeracionismo, a qual poderia ser mais eficiente no desenvolvimento das diversas habilidades linguísticas dos alunos – inclusive o domínio de aspectos da norma padrão, mas não apenas isso – e, ainda, servir de ponto de partida para o trabalho de outros professores que, como eu, buscam o caminho para contribuir efetivamente no progresso de seus alunos.
id URGS_f90fadfaec5e51fd872ed8333344b651
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188219
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Jaskulski, LeonardoSimões, Luciene Juliano2019-01-26T02:35:17Z2018http://hdl.handle.net/10183/188219001085148Este trabalho é resultado das inquietações intrínsecas à atividade de professor, determinada por circunstâncias nem sempre ideais para o exercício da profissão, nos mais diversos âmbitos. Busco, nele, estabelecer um elo entre os conhecimentos e reflexões proporcionados por minha formação acadêmica e a realidade do ensino de Língua Portuguesa nas escolas. Exponho, para isso, um pouco de minha experiência de trabalho no Ensino Médio, em escolas privadas de Porto Alegre. Busco lançar luz sobre a realidade das instituições particulares, ao meu ver pouco estudadas pela academia em relação às públicas, talvez pelo fato de os diferentes contextos envolverem distintos letramentos. Procuro mostrar, por meio desta pesquisa, como um ensino de língua descontextualizado e focado em classificações e nomenclaturas da gramática normativa pouco tem a oferecer para o desempenho linguístico dos estudantes em geral, mesmo naquilo que é seu foco: o domínio da norma padrão. Para isso, primeiramente, identifico, na produção textual de um grupo de alunos da segunda série do Ensino Médio, um aspecto em especial desacordo com a norma padrão: a pontuação. A partir dessa constatação, proponho a construção de uma unidade de ensino baseada na análise linguística e no sociointeracionismo, a qual poderia ser mais eficiente no desenvolvimento das diversas habilidades linguísticas dos alunos – inclusive o domínio de aspectos da norma padrão, mas não apenas isso – e, ainda, servir de ponto de partida para o trabalho de outros professores que, como eu, buscam o caminho para contribuir efetivamente no progresso de seus alunos.This work is the result of anxieties that pervade the activity of teachers, wich is determined by not always ideal circumstances for the practice of their profession, in the most diverse spheres. My goal is to establish a link between the knowledge and reflections provided by my academic background and the reality of Portuguese language teaching in schools. In order to that, I expose some of my work experience in High School, in private schools in Porto Alegre. I try to shed light on the reality of private schools, in my view little studied by the academy in relation to public schools, maybe because different contexts involve different literacies. By this research, I try to show how a language teaching decontextualized and focused on classifications and nomenclatures has little to offer for the linguistic performance of students in general, even in what is their focus: the domain of the grammar rules. To this end, I identify, in the text production of a group of students of the second grade of High School, one aspect in disagreement with the grammar rules: punctuation. Based on these finding, I propose the construction of a teaching unit, related to linguistics analysis and social interactionism, which could be more efficient in developing students' various language skills - including aspects of the standard but not only that – and also serve as a starting point for the work of other teachers who, like me, seek the way to the effective development of their students’ language skills.application/pdfporEnsino de língua portuguesaAnálise lingüísticaSociointeracionismoPontuacao : GramaticaEscola privadaLinguagem e línguasTeaching of Portuguese languagePunctuationGrammarSocio-interactionismLinguistic analysisReflexão linguística no âmbito do ensino médio : uma proposta sociointeracionistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001085148.pdf.txt001085148.pdf.txtExtracted Texttext/plain306934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188219/2/001085148.pdf.txte46be655d0ff6d8e19023b2eb09e464bMD52ORIGINAL001085148.pdfTexto completoapplication/pdf2551033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188219/1/001085148.pdf1ed97ef89f9e852f65168d97faa503b1MD5110183/1882192019-01-27 02:31:34.27903oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188219Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-01-27T04:31:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexão linguística no âmbito do ensino médio : uma proposta sociointeracionista
title Reflexão linguística no âmbito do ensino médio : uma proposta sociointeracionista
spellingShingle Reflexão linguística no âmbito do ensino médio : uma proposta sociointeracionista
Jaskulski, Leonardo
Ensino de língua portuguesa
Análise lingüística
Sociointeracionismo
Pontuacao : Gramatica
Escola privada
Linguagem e línguas
Teaching of Portuguese language
Punctuation
Grammar
Socio-interactionism
Linguistic analysis
title_short Reflexão linguística no âmbito do ensino médio : uma proposta sociointeracionista
title_full Reflexão linguística no âmbito do ensino médio : uma proposta sociointeracionista
title_fullStr Reflexão linguística no âmbito do ensino médio : uma proposta sociointeracionista
title_full_unstemmed Reflexão linguística no âmbito do ensino médio : uma proposta sociointeracionista
title_sort Reflexão linguística no âmbito do ensino médio : uma proposta sociointeracionista
author Jaskulski, Leonardo
author_facet Jaskulski, Leonardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jaskulski, Leonardo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Simões, Luciene Juliano
contributor_str_mv Simões, Luciene Juliano
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua portuguesa
Análise lingüística
Sociointeracionismo
Pontuacao : Gramatica
Escola privada
Linguagem e línguas
topic Ensino de língua portuguesa
Análise lingüística
Sociointeracionismo
Pontuacao : Gramatica
Escola privada
Linguagem e línguas
Teaching of Portuguese language
Punctuation
Grammar
Socio-interactionism
Linguistic analysis
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching of Portuguese language
Punctuation
Grammar
Socio-interactionism
Linguistic analysis
description Este trabalho é resultado das inquietações intrínsecas à atividade de professor, determinada por circunstâncias nem sempre ideais para o exercício da profissão, nos mais diversos âmbitos. Busco, nele, estabelecer um elo entre os conhecimentos e reflexões proporcionados por minha formação acadêmica e a realidade do ensino de Língua Portuguesa nas escolas. Exponho, para isso, um pouco de minha experiência de trabalho no Ensino Médio, em escolas privadas de Porto Alegre. Busco lançar luz sobre a realidade das instituições particulares, ao meu ver pouco estudadas pela academia em relação às públicas, talvez pelo fato de os diferentes contextos envolverem distintos letramentos. Procuro mostrar, por meio desta pesquisa, como um ensino de língua descontextualizado e focado em classificações e nomenclaturas da gramática normativa pouco tem a oferecer para o desempenho linguístico dos estudantes em geral, mesmo naquilo que é seu foco: o domínio da norma padrão. Para isso, primeiramente, identifico, na produção textual de um grupo de alunos da segunda série do Ensino Médio, um aspecto em especial desacordo com a norma padrão: a pontuação. A partir dessa constatação, proponho a construção de uma unidade de ensino baseada na análise linguística e no sociointeracionismo, a qual poderia ser mais eficiente no desenvolvimento das diversas habilidades linguísticas dos alunos – inclusive o domínio de aspectos da norma padrão, mas não apenas isso – e, ainda, servir de ponto de partida para o trabalho de outros professores que, como eu, buscam o caminho para contribuir efetivamente no progresso de seus alunos.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-26T02:35:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/188219
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001085148
url http://hdl.handle.net/10183/188219
identifier_str_mv 001085148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188219/2/001085148.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188219/1/001085148.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e46be655d0ff6d8e19023b2eb09e464b
1ed97ef89f9e852f65168d97faa503b1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085465272877056