Questões éticas na prática teatral : a experiência do Grupo Neelic em Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Desirée Gomes da Veiga
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/56226
Resumo: Essa dissertação examina questões relativas à ética nas relações construídas no convívio do processo de criação da prática teatral, a partir de observações colhidas durante os ensaios do espetáculo Primeiro Amor, do Grupo Neelic, de Porto Alegre (RS). O trabalho de campo, registrado em vídeo e acompanhado de diários de ensaio, cartas de intenção e questionários respondidos pelos atores, constituiu a base da reflexão sobre o processo de criação. A problematização aqui desenvolvida a partir do trabalho de campo é nutrida pelo pensamento de diferentes disciplinas, encontrando então suporte teórico em Mikhail Bakhtin, Emmanuel Levinás, Edgar Morin, Constantin Stanislavski, Jerzy Grotowski, Jean-François Lyotard, Jorge Dubatti, Roland Barthes e Spinoza. Considerando as relações da ética com a estética e a política em diversos aspectos, a análise dos encontros do Grupo permitiu destacar as diferentes camadas de relacionamento entre criadores e as interferências de umas sobre as outras; a necessidade hoje do artista enquanto criador-produtor cênico e, finalmente, a indissociabilidade entre as esferas individual, coletiva e social.
id URGS_f9f4fd8e6f012fde080c4007f9cbc64b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56226
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Pessoa, Desirée Gomes da VeigaSilva, Marta Isaacsson de Souza e2012-10-09T01:37:32Z2012http://hdl.handle.net/10183/56226000860352Essa dissertação examina questões relativas à ética nas relações construídas no convívio do processo de criação da prática teatral, a partir de observações colhidas durante os ensaios do espetáculo Primeiro Amor, do Grupo Neelic, de Porto Alegre (RS). O trabalho de campo, registrado em vídeo e acompanhado de diários de ensaio, cartas de intenção e questionários respondidos pelos atores, constituiu a base da reflexão sobre o processo de criação. A problematização aqui desenvolvida a partir do trabalho de campo é nutrida pelo pensamento de diferentes disciplinas, encontrando então suporte teórico em Mikhail Bakhtin, Emmanuel Levinás, Edgar Morin, Constantin Stanislavski, Jerzy Grotowski, Jean-François Lyotard, Jorge Dubatti, Roland Barthes e Spinoza. Considerando as relações da ética com a estética e a política em diversos aspectos, a análise dos encontros do Grupo permitiu destacar as diferentes camadas de relacionamento entre criadores e as interferências de umas sobre as outras; a necessidade hoje do artista enquanto criador-produtor cênico e, finalmente, a indissociabilidade entre as esferas individual, coletiva e social.This master thesis examines issues relating to ethics in the relationships built within the socialization during the theatrical practice creation process, from observations taken during rehearsals of the spectacle Primeiro Amor, by Grupo Neelic , Porto Alegre (RS). The field work, recorded on video and accompanied by rehearsal journals, letters of intent and questionnaires answered by the actors, formed the basis of reflection about the creation process. The problematization here developed from field work is nourished by the thought of different disciplines, then finding theoretical support in Mikhail Bakhtin, Emmanuel Levinas, Edgar Morin, Constantin Stanislavski, Jerzy Grotowski, Jean-Francois Lyotard, Jorge Dubatti, Roland Barthes and Spinoza. Considering ethics in relation to aesthetics and politics in many ways, the analysis of Group meetings allowed to highlight the different layers of the relationship between creators and the interference of some over others; the need today of the artist as a scenic creator-producer and, finally, the inseparability between the individual, collective and social spheres.application/pdfapplication/zipporTeatro : ÉticaTeatro : Espaço culturalGrupo teatralProcesso de criação : TeatroEthicsTheaterCreative processGroupQuestões éticas na prática teatral : a experiência do Grupo Neelic em Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2012mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000860352.pdf000860352.pdfTexto completoapplication/pdf4707753http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56226/1/000860352.pdfa67da09e829e35c8554fa84ce911aa39MD51000860352.zip000860352.zipÁudioapplication/zip678911593http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56226/2/000860352.zip52f2e9c9614c147b8758b01a76d2fd71MD52TEXT000860352.pdf.txt000860352.pdf.txtExtracted Texttext/plain313080http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56226/3/000860352.pdf.txtc21319f63c1ee73d1b025ffec42e6431MD53THUMBNAIL000860352.pdf.jpg000860352.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1667http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56226/4/000860352.pdf.jpg9f58d0748c85da15c0ba9500f82e4aa6MD5410183/562262018-10-05 08:29:02.019oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56226Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:29:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Questões éticas na prática teatral : a experiência do Grupo Neelic em Porto Alegre
title Questões éticas na prática teatral : a experiência do Grupo Neelic em Porto Alegre
spellingShingle Questões éticas na prática teatral : a experiência do Grupo Neelic em Porto Alegre
Pessoa, Desirée Gomes da Veiga
Teatro : Ética
Teatro : Espaço cultural
Grupo teatral
Processo de criação : Teatro
Ethics
Theater
Creative process
Group
title_short Questões éticas na prática teatral : a experiência do Grupo Neelic em Porto Alegre
title_full Questões éticas na prática teatral : a experiência do Grupo Neelic em Porto Alegre
title_fullStr Questões éticas na prática teatral : a experiência do Grupo Neelic em Porto Alegre
title_full_unstemmed Questões éticas na prática teatral : a experiência do Grupo Neelic em Porto Alegre
title_sort Questões éticas na prática teatral : a experiência do Grupo Neelic em Porto Alegre
author Pessoa, Desirée Gomes da Veiga
author_facet Pessoa, Desirée Gomes da Veiga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessoa, Desirée Gomes da Veiga
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Marta Isaacsson de Souza e
contributor_str_mv Silva, Marta Isaacsson de Souza e
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro : Ética
Teatro : Espaço cultural
Grupo teatral
Processo de criação : Teatro
topic Teatro : Ética
Teatro : Espaço cultural
Grupo teatral
Processo de criação : Teatro
Ethics
Theater
Creative process
Group
dc.subject.eng.fl_str_mv Ethics
Theater
Creative process
Group
description Essa dissertação examina questões relativas à ética nas relações construídas no convívio do processo de criação da prática teatral, a partir de observações colhidas durante os ensaios do espetáculo Primeiro Amor, do Grupo Neelic, de Porto Alegre (RS). O trabalho de campo, registrado em vídeo e acompanhado de diários de ensaio, cartas de intenção e questionários respondidos pelos atores, constituiu a base da reflexão sobre o processo de criação. A problematização aqui desenvolvida a partir do trabalho de campo é nutrida pelo pensamento de diferentes disciplinas, encontrando então suporte teórico em Mikhail Bakhtin, Emmanuel Levinás, Edgar Morin, Constantin Stanislavski, Jerzy Grotowski, Jean-François Lyotard, Jorge Dubatti, Roland Barthes e Spinoza. Considerando as relações da ética com a estética e a política em diversos aspectos, a análise dos encontros do Grupo permitiu destacar as diferentes camadas de relacionamento entre criadores e as interferências de umas sobre as outras; a necessidade hoje do artista enquanto criador-produtor cênico e, finalmente, a indissociabilidade entre as esferas individual, coletiva e social.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-09T01:37:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/56226
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000860352
url http://hdl.handle.net/10183/56226
identifier_str_mv 000860352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56226/1/000860352.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56226/2/000860352.zip
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56226/3/000860352.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56226/4/000860352.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a67da09e829e35c8554fa84ce911aa39
52f2e9c9614c147b8758b01a76d2fd71
c21319f63c1ee73d1b025ffec42e6431
9f58d0748c85da15c0ba9500f82e4aa6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309021555556352