Práticas de letramentos presentes na escola e instituídas pelo SAEB : uma problematização a partir do circuito da cultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bianchi, Letícia Corrêa Bitencourt
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/273193
Resumo: Esta tese, intitulada Práticas de letramentos presentes na escola e instituídas pelo SAEB: uma problematização a partir do Circuito da Cultura, tem como objetivo geral problematizar as práticas de leitura de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal de Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul, bem como as estatísticas educacionais referentes à proficiência leitora desta mesma escola, a partir de uma análise cultural que tem o Circuito da Cultura como possibilidade de ferramenta analítica. E, como objetivos específicos, questionar as “verdades” dos resultados estatísticos divulgados pelo SAEB, problematizando as tessituras em disputa sobre a proficiência leitora dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental; analisar significados de letramento em narrativas de estudantes, professores e gestores, de modo a conhecer suas práticas de letramentos; e tensionar o fazer pedagógico dos anos finais do Ensino Fundamental relativo à proficiência leitora com vistas a reverberar no currículo. Os pressupostos teórico-metodológicos referem-se ao campo dos Estudos Culturais, desencadeando olhares sobre os modos como os multiletramentos, preconizados pela Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017), têm circulado e produzido efeitos no contexto escolar, tanto na sala de aula quanto nas avaliações externas. A abordagem teórico-metodológica escolhida é a análise cultural, a partir do Circuito da Cultura, considerando uma bricolagem de procedimentos: entrevistas narrativas e análise de documentos pedagógicos, tais como fotos dos cadernos dos alunos e estatísticas educacionais divulgadas pelo SAEB. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública municipal de Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul, com 1 gestora, 9 professores e 6 alunas do 9º ano do Ensino Fundamental, os quais participaram das entrevistas narrativas. A escola foi escolhida de acordo com os menores desempenhos do SAEB de 2019, referentes à proficiência leitora do município em questão. O material empírico analisado possibilitou conhecer as práticas de leitura das alunas entrevistadas, as estatísticas educacionais da escola pesquisada e o trabalho desenvolvido pelos professores e pela gestora a partir de suas narrativas e das alunas. Como conclusão, observou-se que as práticas de leitura nessa escola têm se resumido ao letramento da letra, em que prioriza o texto escrito, sem uma articulação com o cotidiano dos alunos; estabelece a pedagogia de letramentos na abordagem didática; não favorece os multiletramentos, os quais constituem as práticas de leitura que têm sido priorizadas pelas alunas; nem o que vem sendo exigido na avaliação do SAEB. Diante disso, minha tese é a de que há uma ausência de conexão entre os conteúdos trabalhados em sala de aula, os conteúdos exigidos na avaliação em larga escala do SAEB e as práticas de leitura desenvolvidas pelas alunas. Sendo assim, percebeu-se um contexto de necessidade das práticas de multiletramentos por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação no currículo dessa escola.
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E, como objetivos específicos, questionar as “verdades” dos resultados estatísticos divulgados pelo SAEB, problematizando as tessituras em disputa sobre a proficiência leitora dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental; analisar significados de letramento em narrativas de estudantes, professores e gestores, de modo a conhecer suas práticas de letramentos; e tensionar o fazer pedagógico dos anos finais do Ensino Fundamental relativo à proficiência leitora com vistas a reverberar no currículo. Os pressupostos teórico-metodológicos referem-se ao campo dos Estudos Culturais, desencadeando olhares sobre os modos como os multiletramentos, preconizados pela Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017), têm circulado e produzido efeitos no contexto escolar, tanto na sala de aula quanto nas avaliações externas. A abordagem teórico-metodológica escolhida é a análise cultural, a partir do Circuito da Cultura, considerando uma bricolagem de procedimentos: entrevistas narrativas e análise de documentos pedagógicos, tais como fotos dos cadernos dos alunos e estatísticas educacionais divulgadas pelo SAEB. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública municipal de Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul, com 1 gestora, 9 professores e 6 alunas do 9º ano do Ensino Fundamental, os quais participaram das entrevistas narrativas. A escola foi escolhida de acordo com os menores desempenhos do SAEB de 2019, referentes à proficiência leitora do município em questão. O material empírico analisado possibilitou conhecer as práticas de leitura das alunas entrevistadas, as estatísticas educacionais da escola pesquisada e o trabalho desenvolvido pelos professores e pela gestora a partir de suas narrativas e das alunas. Como conclusão, observou-se que as práticas de leitura nessa escola têm se resumido ao letramento da letra, em que prioriza o texto escrito, sem uma articulação com o cotidiano dos alunos; estabelece a pedagogia de letramentos na abordagem didática; não favorece os multiletramentos, os quais constituem as práticas de leitura que têm sido priorizadas pelas alunas; nem o que vem sendo exigido na avaliação do SAEB. Diante disso, minha tese é a de que há uma ausência de conexão entre os conteúdos trabalhados em sala de aula, os conteúdos exigidos na avaliação em larga escala do SAEB e as práticas de leitura desenvolvidas pelas alunas. Sendo assim, percebeu-se um contexto de necessidade das práticas de multiletramentos por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação no currículo dessa escola.This thesis, entitled Literacy practices present at school and established by SAEB: a problematization based on the Circuit of Culture, has the general objective of problematizing the reading practices of a 9th year Elementary School class, at a municipal public school in Cachoeirinha, Rio Grande do Sul, as well as educational statistics regarding reading proficiency in this same school, based on a cultural analysis that uses the Circuit of Culture as a possible analytical tool. The specific objectives are to question the “truths” of the statistical results released by SAEB, problematizing the disputed themes regarding the reading proficiency of students in the 9th year of Elementary School; analyze meanings of literacy in narratives of students, teachers and managers, in order to understand their literacy practices; and tension the pedagogical practice of the final years of Elementary School regarding reading proficiency with a view to reverberating in the curriculum. The theoretical-methodological assumptions refer to the field of Cultural Studies, triggering views on the ways in which multiliteracies, recommended by the Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017), have circulated and produced effects in the school context, both in the classroom and in external evaluations. The theoretical-methodological approach chosen is cultural analysis, based on the Circuit of Culture, considering a bricolage of procedures: narrative interviews and analysis of pedagogical documents, such as photos of students’ notebooks and educational statistics released by SAEB. The research was developed in a municipal public school in Cachoeirinha, Rio Grande do Sul, with 1 manager, 9 teachers and 6 students from the 9th year of Elementary School, who participated in the narrative interviews. The school was chosen according to the lowest performances of the 2019 SAEB, regarding reading proficiency of the municipality in question. The empirical material analyzed made it possible to understand the reading practices of the interviewed students, the educational statistics of the school researched and the work carried out by the teachers and the manager based on their narratives and those of the students. In conclusion, it was observed that reading practices in this school have been limited to letter literacy, which prioritizes the written text, without articulation with the students’ daily lives; establishes literacy pedagogy in the didactic approach; does not favor the multiliteracies that constitute the reading practices, which have been prioritized by the students; nor what has been required in the SAEB assessment. Given this, my thesis is that there is a lack of connection between the content worked in the classroom, the content required in the large-scale assessment of the SAEB and the reading practices developed by the students. Therefore, a context of need for multiliteracies practices through digital information and communication technologies in the curriculum of this school was perceived.application/pdfporEnsino fundamentalLetramentoEstudos culturaisLeituraLiteraciesSAEBCultural StudiesCircuit of CultureReading proficiencyPráticas de letramentos presentes na escola e instituídas pelo SAEB : uma problematização a partir do circuito da culturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Luterana do BrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoCanoas, RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001197870.pdf.txt001197870.pdf.txtExtracted Texttext/plain551504http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273193/2/001197870.pdf.txtf370ad03b8673a47277f52059cc4cdbfMD52ORIGINAL001197870.pdfTexto completoapplication/pdf3889900http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273193/1/001197870.pdf562fb4ffb81c9f1bd573aed49bd6427dMD5110183/2731932024-03-29 06:19:34.771365oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273193Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-03-29T09:19:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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