A estimulação precoce e sua importância na educação infantil : detecção de sinais de risco psíquico para o desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ivone Montenegro
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/60397
Resumo: Este estudo foi desenvolvido em duas escolas infantis do município de Porto Alegre, onde crianças de 0 a 3 anos, que apresentaram sinais de risco psíquico para seu desenvolvimento, foram acompanhadas em estimulação precoce. Nesta pesquisa, buscou-se articular a detecção precoce na primeira infância, considerando o desenvolvimento sem dissociá-lo da constituição psíquica. Abordou a importância da formação com os educadores, através de conceitos psicanalíticos que auxiliam na compreensão deste momento. Destacou a importância dos primeiros anos de vida na constituição do sujeito, considerando a subjetividade, um aspecto central e organizador do desenvolvimento infantil. Além do trabalho desenvolvido com as crianças, os pais e educadores tiveram seu espaço de escuta, o que auxiliou na detecção de sinais de risco, favorecendo a intervenção precoce. A abordagem metodológica da pesquisa foi qualitativa etnográfica, com investigação de campo e descritiva. A pesquisa demonstrou que é possível perceber indicadores que nos preocupam em relação ao desenvolvimento infantil, sendo a escola, além da família, um lugar de grande importância na história de vida das crianças e na detecção precoce de risco psíquico.
id URGS_fb339e5953ba4ef886a978c396246a0e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/60397
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Alves, Ivone MontenegroFolberg, Maria Nestrovsky2012-10-26T01:36:57Z2007http://hdl.handle.net/10183/60397000862629Este estudo foi desenvolvido em duas escolas infantis do município de Porto Alegre, onde crianças de 0 a 3 anos, que apresentaram sinais de risco psíquico para seu desenvolvimento, foram acompanhadas em estimulação precoce. Nesta pesquisa, buscou-se articular a detecção precoce na primeira infância, considerando o desenvolvimento sem dissociá-lo da constituição psíquica. Abordou a importância da formação com os educadores, através de conceitos psicanalíticos que auxiliam na compreensão deste momento. Destacou a importância dos primeiros anos de vida na constituição do sujeito, considerando a subjetividade, um aspecto central e organizador do desenvolvimento infantil. Além do trabalho desenvolvido com as crianças, os pais e educadores tiveram seu espaço de escuta, o que auxiliou na detecção de sinais de risco, favorecendo a intervenção precoce. A abordagem metodológica da pesquisa foi qualitativa etnográfica, com investigação de campo e descritiva. A pesquisa demonstrou que é possível perceber indicadores que nos preocupam em relação ao desenvolvimento infantil, sendo a escola, além da família, um lugar de grande importância na história de vida das crianças e na detecção precoce de risco psíquico.This study was conducted in two kindergarten schools in the city of Porto Alegre, where kids from 0-3 years of age, which showed psychic risk for their development, were followed in early stimulation. In this research, we sought to articulate the early detection on early childhood, considering the development without separating the psychic constitution. The study approached the importance of training teachers through psychic concepts that help in comprehending this phase. It stressed the importance of the first years of life in the constitution of the individual, considering the subjectivity, a central and organizing aspect of child development. Besides the work done with the kids, parents and educators had their communicating space, which helped in the detection of risk signs, favoring early intervention. The methodological approach of the research was ethnographic qualitative with field and descriptive investigation. The research showed that it is possible to perceive indicators that concern us in relation to child development, being the school, in addition to the family, a place of great importance in the story of life these children and in the early detection of psychic risk.application/pdfporDesenvolvimento infantilEducação especialEducação infantilEarly detectionPsychic constitutionDevelopmentEarly stimulationKindergarten schoolA estimulação precoce e sua importância na educação infantil : detecção de sinais de risco psíquico para o desenvolvimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000862629.pdf000862629.pdfTexto completoapplication/pdf581437http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60397/1/000862629.pdf1bd76df61324db95c1ad845a0d741a6bMD51TEXT000862629.pdf.txt000862629.pdf.txtExtracted Texttext/plain242628http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60397/2/000862629.pdf.txt7c3b926fbcca81d26d426626a99a2998MD52THUMBNAIL000862629.pdf.jpg000862629.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60397/3/000862629.pdf.jpgcc03421d48eaae29417accb21d184296MD5310183/603972018-10-09 08:12:33.179oai:www.lume.ufrgs.br:10183/60397Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T11:12:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A estimulação precoce e sua importância na educação infantil : detecção de sinais de risco psíquico para o desenvolvimento
title A estimulação precoce e sua importância na educação infantil : detecção de sinais de risco psíquico para o desenvolvimento
spellingShingle A estimulação precoce e sua importância na educação infantil : detecção de sinais de risco psíquico para o desenvolvimento
Alves, Ivone Montenegro
Desenvolvimento infantil
Educação especial
Educação infantil
Early detection
Psychic constitution
Development
Early stimulation
Kindergarten school
title_short A estimulação precoce e sua importância na educação infantil : detecção de sinais de risco psíquico para o desenvolvimento
title_full A estimulação precoce e sua importância na educação infantil : detecção de sinais de risco psíquico para o desenvolvimento
title_fullStr A estimulação precoce e sua importância na educação infantil : detecção de sinais de risco psíquico para o desenvolvimento
title_full_unstemmed A estimulação precoce e sua importância na educação infantil : detecção de sinais de risco psíquico para o desenvolvimento
title_sort A estimulação precoce e sua importância na educação infantil : detecção de sinais de risco psíquico para o desenvolvimento
author Alves, Ivone Montenegro
author_facet Alves, Ivone Montenegro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Ivone Montenegro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Folberg, Maria Nestrovsky
contributor_str_mv Folberg, Maria Nestrovsky
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento infantil
Educação especial
Educação infantil
topic Desenvolvimento infantil
Educação especial
Educação infantil
Early detection
Psychic constitution
Development
Early stimulation
Kindergarten school
dc.subject.eng.fl_str_mv Early detection
Psychic constitution
Development
Early stimulation
Kindergarten school
description Este estudo foi desenvolvido em duas escolas infantis do município de Porto Alegre, onde crianças de 0 a 3 anos, que apresentaram sinais de risco psíquico para seu desenvolvimento, foram acompanhadas em estimulação precoce. Nesta pesquisa, buscou-se articular a detecção precoce na primeira infância, considerando o desenvolvimento sem dissociá-lo da constituição psíquica. Abordou a importância da formação com os educadores, através de conceitos psicanalíticos que auxiliam na compreensão deste momento. Destacou a importância dos primeiros anos de vida na constituição do sujeito, considerando a subjetividade, um aspecto central e organizador do desenvolvimento infantil. Além do trabalho desenvolvido com as crianças, os pais e educadores tiveram seu espaço de escuta, o que auxiliou na detecção de sinais de risco, favorecendo a intervenção precoce. A abordagem metodológica da pesquisa foi qualitativa etnográfica, com investigação de campo e descritiva. A pesquisa demonstrou que é possível perceber indicadores que nos preocupam em relação ao desenvolvimento infantil, sendo a escola, além da família, um lugar de grande importância na história de vida das crianças e na detecção precoce de risco psíquico.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-26T01:36:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/60397
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000862629
url http://hdl.handle.net/10183/60397
identifier_str_mv 000862629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60397/1/000862629.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60397/2/000862629.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60397/3/000862629.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1bd76df61324db95c1ad845a0d741a6b
7c3b926fbcca81d26d426626a99a2998
cc03421d48eaae29417accb21d184296
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085240807358464