Experiências estéticas anunciadas pelo fazer teatral em sala de aula : cor, som , movimento e silêncio como significantes narrativas para a aformação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Rochele Resende
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204552
Resumo: Esta pretende que o fazer teatral em sala de aula seja percebido como uma via de reflexão para formação de professores, principalmente das áreas de artes e pedagogia, pois é capaz de propor experiências artístico-pedagógicas e acionar considerações sobre os professores que somos, através das escolhas estéticas que fazemos e que nos foram apresentadas ao longo da trajetória escolar. Para tanto, baseada pelo pensamento de Walter Benjamin e Jeanne Marie Gagnebin, a autora narra as suas memórias com a arte como estudante, atriz e professora, pelas quais emergem a metodologia de pesquisa educacional baseada em artes, A/r/tografia, e os elementos significantes que se tornam conceitos a serem trabalhados em diferentes ambientes de ensino e aprendizagem. A cor, o som, o movimento e o silêncio passam a ser prática e teoria, fundamentados em autores tais como : Wassily Kandinski, Murray Schafer, Ciane Fernandes e John Cage, respectivamente, o que proporciona um encontro reflexivo sobre a pessoa professor e o fazer teatral na docência, abordados à luz das teorias da formação de professores e pedagogia do teatro.
id URGS_fb3a6f0cf0485a46dafd1027ebde07a1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204552
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Porto, Rochele ResendeSpritzer, Mirna2020-01-18T04:15:02Z2019http://hdl.handle.net/10183/204552001110004Esta pretende que o fazer teatral em sala de aula seja percebido como uma via de reflexão para formação de professores, principalmente das áreas de artes e pedagogia, pois é capaz de propor experiências artístico-pedagógicas e acionar considerações sobre os professores que somos, através das escolhas estéticas que fazemos e que nos foram apresentadas ao longo da trajetória escolar. Para tanto, baseada pelo pensamento de Walter Benjamin e Jeanne Marie Gagnebin, a autora narra as suas memórias com a arte como estudante, atriz e professora, pelas quais emergem a metodologia de pesquisa educacional baseada em artes, A/r/tografia, e os elementos significantes que se tornam conceitos a serem trabalhados em diferentes ambientes de ensino e aprendizagem. A cor, o som, o movimento e o silêncio passam a ser prática e teoria, fundamentados em autores tais como : Wassily Kandinski, Murray Schafer, Ciane Fernandes e John Cage, respectivamente, o que proporciona um encontro reflexivo sobre a pessoa professor e o fazer teatral na docência, abordados à luz das teorias da formação de professores e pedagogia do teatro.This thesis intends that the theatrical to do in the clasroom be perceived as a way of reflection for teacher education, especially in the areas of arts and pedagogy. Therefore, it proposes artistic-pedagogical experiences and triggers considerations about the teachers who are, through the aesthetic choiches that we make and that were presented to us along school career. Therefore, basedon the thougth of Walter Benjamin and Jeanne Marie Gagnebin, the author narrates her memories with art as student, actress and teacher, by which the arts based educational research metodology. A/r/tography, and the significant elements that become concepts to be worked in differents teaching and learning environments emerge. Color, sound, movement and silence become practical and theory based on authors such as: Wassily Kandinski, Murray Schafer, Ciane Fernandes e John Cage, respectively, that provide a refletive encoutner about the person teacher and the theatrical to do in teaching approached in the light of theories teacher education and theater pedagogical.application/pdfporTeatroEscutaNarrativaMemóriaDocênciaTheaterListeningNarrativeMemoryTeachingExperiências estéticas anunciadas pelo fazer teatral em sala de aula : cor, som , movimento e silêncio como significantes narrativas para a aformação docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001110004.pdf.txt001110004.pdf.txtExtracted Texttext/plain278981http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204552/2/001110004.pdf.txt217e9eb42ccfe8ae4f6df7bf0f6522a9MD52ORIGINAL001110004.pdfTexto completoapplication/pdf4812237http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204552/1/001110004.pdf37d0a4a52a19fc83f593eb79d14d5ca7MD5110183/2045522020-01-19 05:14:16.377626oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204552Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-01-19T07:14:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Experiências estéticas anunciadas pelo fazer teatral em sala de aula : cor, som , movimento e silêncio como significantes narrativas para a aformação docente
title Experiências estéticas anunciadas pelo fazer teatral em sala de aula : cor, som , movimento e silêncio como significantes narrativas para a aformação docente
spellingShingle Experiências estéticas anunciadas pelo fazer teatral em sala de aula : cor, som , movimento e silêncio como significantes narrativas para a aformação docente
Porto, Rochele Resende
Teatro
Escuta
Narrativa
Memória
Docência
Theater
Listening
Narrative
Memory
Teaching
title_short Experiências estéticas anunciadas pelo fazer teatral em sala de aula : cor, som , movimento e silêncio como significantes narrativas para a aformação docente
title_full Experiências estéticas anunciadas pelo fazer teatral em sala de aula : cor, som , movimento e silêncio como significantes narrativas para a aformação docente
title_fullStr Experiências estéticas anunciadas pelo fazer teatral em sala de aula : cor, som , movimento e silêncio como significantes narrativas para a aformação docente
title_full_unstemmed Experiências estéticas anunciadas pelo fazer teatral em sala de aula : cor, som , movimento e silêncio como significantes narrativas para a aformação docente
title_sort Experiências estéticas anunciadas pelo fazer teatral em sala de aula : cor, som , movimento e silêncio como significantes narrativas para a aformação docente
author Porto, Rochele Resende
author_facet Porto, Rochele Resende
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Porto, Rochele Resende
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Spritzer, Mirna
contributor_str_mv Spritzer, Mirna
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Escuta
Narrativa
Memória
Docência
topic Teatro
Escuta
Narrativa
Memória
Docência
Theater
Listening
Narrative
Memory
Teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Theater
Listening
Narrative
Memory
dc.subject.spa.fl_str_mv Teaching
description Esta pretende que o fazer teatral em sala de aula seja percebido como uma via de reflexão para formação de professores, principalmente das áreas de artes e pedagogia, pois é capaz de propor experiências artístico-pedagógicas e acionar considerações sobre os professores que somos, através das escolhas estéticas que fazemos e que nos foram apresentadas ao longo da trajetória escolar. Para tanto, baseada pelo pensamento de Walter Benjamin e Jeanne Marie Gagnebin, a autora narra as suas memórias com a arte como estudante, atriz e professora, pelas quais emergem a metodologia de pesquisa educacional baseada em artes, A/r/tografia, e os elementos significantes que se tornam conceitos a serem trabalhados em diferentes ambientes de ensino e aprendizagem. A cor, o som, o movimento e o silêncio passam a ser prática e teoria, fundamentados em autores tais como : Wassily Kandinski, Murray Schafer, Ciane Fernandes e John Cage, respectivamente, o que proporciona um encontro reflexivo sobre a pessoa professor e o fazer teatral na docência, abordados à luz das teorias da formação de professores e pedagogia do teatro.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-18T04:15:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/204552
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001110004
url http://hdl.handle.net/10183/204552
identifier_str_mv 001110004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204552/2/001110004.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204552/1/001110004.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 217e9eb42ccfe8ae4f6df7bf0f6522a9
37d0a4a52a19fc83f593eb79d14d5ca7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309161047621632