Experiências estéticas anunciadas pelo fazer teatral em sala de aula : cor, som , movimento e silêncio como significantes narrativas para a aformação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/204552 |
Resumo: | Esta pretende que o fazer teatral em sala de aula seja percebido como uma via de reflexão para formação de professores, principalmente das áreas de artes e pedagogia, pois é capaz de propor experiências artístico-pedagógicas e acionar considerações sobre os professores que somos, através das escolhas estéticas que fazemos e que nos foram apresentadas ao longo da trajetória escolar. Para tanto, baseada pelo pensamento de Walter Benjamin e Jeanne Marie Gagnebin, a autora narra as suas memórias com a arte como estudante, atriz e professora, pelas quais emergem a metodologia de pesquisa educacional baseada em artes, A/r/tografia, e os elementos significantes que se tornam conceitos a serem trabalhados em diferentes ambientes de ensino e aprendizagem. A cor, o som, o movimento e o silêncio passam a ser prática e teoria, fundamentados em autores tais como : Wassily Kandinski, Murray Schafer, Ciane Fernandes e John Cage, respectivamente, o que proporciona um encontro reflexivo sobre a pessoa professor e o fazer teatral na docência, abordados à luz das teorias da formação de professores e pedagogia do teatro. |
id |
URGS_fb3a6f0cf0485a46dafd1027ebde07a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204552 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Porto, Rochele ResendeSpritzer, Mirna2020-01-18T04:15:02Z2019http://hdl.handle.net/10183/204552001110004Esta pretende que o fazer teatral em sala de aula seja percebido como uma via de reflexão para formação de professores, principalmente das áreas de artes e pedagogia, pois é capaz de propor experiências artístico-pedagógicas e acionar considerações sobre os professores que somos, através das escolhas estéticas que fazemos e que nos foram apresentadas ao longo da trajetória escolar. Para tanto, baseada pelo pensamento de Walter Benjamin e Jeanne Marie Gagnebin, a autora narra as suas memórias com a arte como estudante, atriz e professora, pelas quais emergem a metodologia de pesquisa educacional baseada em artes, A/r/tografia, e os elementos significantes que se tornam conceitos a serem trabalhados em diferentes ambientes de ensino e aprendizagem. A cor, o som, o movimento e o silêncio passam a ser prática e teoria, fundamentados em autores tais como : Wassily Kandinski, Murray Schafer, Ciane Fernandes e John Cage, respectivamente, o que proporciona um encontro reflexivo sobre a pessoa professor e o fazer teatral na docência, abordados à luz das teorias da formação de professores e pedagogia do teatro.This thesis intends that the theatrical to do in the clasroom be perceived as a way of reflection for teacher education, especially in the areas of arts and pedagogy. Therefore, it proposes artistic-pedagogical experiences and triggers considerations about the teachers who are, through the aesthetic choiches that we make and that were presented to us along school career. Therefore, basedon the thougth of Walter Benjamin and Jeanne Marie Gagnebin, the author narrates her memories with art as student, actress and teacher, by which the arts based educational research metodology. A/r/tography, and the significant elements that become concepts to be worked in differents teaching and learning environments emerge. Color, sound, movement and silence become practical and theory based on authors such as: Wassily Kandinski, Murray Schafer, Ciane Fernandes e John Cage, respectively, that provide a refletive encoutner about the person teacher and the theatrical to do in teaching approached in the light of theories teacher education and theater pedagogical.application/pdfporTeatroEscutaNarrativaMemóriaDocênciaTheaterListeningNarrativeMemoryTeachingExperiências estéticas anunciadas pelo fazer teatral em sala de aula : cor, som , movimento e silêncio como significantes narrativas para a aformação docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001110004.pdf.txt001110004.pdf.txtExtracted Texttext/plain278981http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204552/2/001110004.pdf.txt217e9eb42ccfe8ae4f6df7bf0f6522a9MD52ORIGINAL001110004.pdfTexto completoapplication/pdf4812237http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204552/1/001110004.pdf37d0a4a52a19fc83f593eb79d14d5ca7MD5110183/2045522020-01-19 05:14:16.377626oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204552Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-01-19T07:14:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Experiências estéticas anunciadas pelo fazer teatral em sala de aula : cor, som , movimento e silêncio como significantes narrativas para a aformação docente |
title |
Experiências estéticas anunciadas pelo fazer teatral em sala de aula : cor, som , movimento e silêncio como significantes narrativas para a aformação docente |
spellingShingle |
Experiências estéticas anunciadas pelo fazer teatral em sala de aula : cor, som , movimento e silêncio como significantes narrativas para a aformação docente Porto, Rochele Resende Teatro Escuta Narrativa Memória Docência Theater Listening Narrative Memory Teaching |
title_short |
Experiências estéticas anunciadas pelo fazer teatral em sala de aula : cor, som , movimento e silêncio como significantes narrativas para a aformação docente |
title_full |
Experiências estéticas anunciadas pelo fazer teatral em sala de aula : cor, som , movimento e silêncio como significantes narrativas para a aformação docente |
title_fullStr |
Experiências estéticas anunciadas pelo fazer teatral em sala de aula : cor, som , movimento e silêncio como significantes narrativas para a aformação docente |
title_full_unstemmed |
Experiências estéticas anunciadas pelo fazer teatral em sala de aula : cor, som , movimento e silêncio como significantes narrativas para a aformação docente |
title_sort |
Experiências estéticas anunciadas pelo fazer teatral em sala de aula : cor, som , movimento e silêncio como significantes narrativas para a aformação docente |
author |
Porto, Rochele Resende |
author_facet |
Porto, Rochele Resende |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Porto, Rochele Resende |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Spritzer, Mirna |
contributor_str_mv |
Spritzer, Mirna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Escuta Narrativa Memória Docência |
topic |
Teatro Escuta Narrativa Memória Docência Theater Listening Narrative Memory Teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Theater Listening Narrative Memory |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Teaching |
description |
Esta pretende que o fazer teatral em sala de aula seja percebido como uma via de reflexão para formação de professores, principalmente das áreas de artes e pedagogia, pois é capaz de propor experiências artístico-pedagógicas e acionar considerações sobre os professores que somos, através das escolhas estéticas que fazemos e que nos foram apresentadas ao longo da trajetória escolar. Para tanto, baseada pelo pensamento de Walter Benjamin e Jeanne Marie Gagnebin, a autora narra as suas memórias com a arte como estudante, atriz e professora, pelas quais emergem a metodologia de pesquisa educacional baseada em artes, A/r/tografia, e os elementos significantes que se tornam conceitos a serem trabalhados em diferentes ambientes de ensino e aprendizagem. A cor, o som, o movimento e o silêncio passam a ser prática e teoria, fundamentados em autores tais como : Wassily Kandinski, Murray Schafer, Ciane Fernandes e John Cage, respectivamente, o que proporciona um encontro reflexivo sobre a pessoa professor e o fazer teatral na docência, abordados à luz das teorias da formação de professores e pedagogia do teatro. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-18T04:15:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/204552 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001110004 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/204552 |
identifier_str_mv |
001110004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204552/2/001110004.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204552/1/001110004.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
217e9eb42ccfe8ae4f6df7bf0f6522a9 37d0a4a52a19fc83f593eb79d14d5ca7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085514559094784 |